segunda-feira, 18 de março de 2024

SIM, A QUÍMICA NOS ALIMENTOS.

                        
                                          Photo: "Nitrogen Fertilizer" by eutrophication&hypoxia is licensed under CC BY 2.0

Química é a ciência que estuda a matéria e suas transformações. Ou seja, quase tudo que acontece no universo é objeto de estudo dessa nobre disciplina pertencente às “ciências naturais”. Porém, ainda é comum usar a palavra química como algo maléfico ou em oposição a natural. Se algo não possui química, não existe.

Nos alimentos, a Química estuda sua composição, degradação, preservação e a forma como é absorvida por seres vivos, misturando-se à Biologia, resultando em um campo mais específico do saber: a Bioquímica. Recentemente foram feitos alertas em relação à forma exagerada como alimentos têm sido processados em larga escala, os chamados ultraprocessados. Eles contêm quantidades muito grandes de sais minerais (especialmente na forma de sais de sódio), gorduras, açúcares e outros aditivos de preservação. Sem contar que muitos perdem seus valores nutricionais e consistência ao longo das etapas de processamento.

Assim, um necessário alerta que deve ser feito, especialmente a articulistas sabichões de jornais da capital paulista, é que ultraprocessado não é sinônimo de tudo o que tem “adição de produtos químicos”. Sal e açúcar para alterar ou intensificar o sabor são produtos químicos, da mesma forma que é produto químico a água que é colocada para cozinhar arroz e feijão. A distinção deve ser feita de outra maneira, pela adição de substâncias que não sejam as já constantes em alimentos de forma geral e, principalmente, pela intensidade e quantidade com que são adicionados. Alerta e denúncias devem ser feitos, mas a Química deve ser preservada, pois, afinal de contas, é a ciência que pode resolver a questão da qualidade alimentar.


Adilson Roberto Gonçalves, pesquisador da Unesp, membro da Academia Campineira de Letras e Artes, da Academia de Letras de Lorena, do Instituto de Estudos Valeparaibanos e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas.

Fonte: 

PRAVDA RÚSSIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição e participação