domingo, 31 de março de 2019

PROFESSOR ALAN AZEVEDO PEREIRA DOS SANTOS, LANÇA O: ATLAS SOCIOECONÔMICO LITORAL SUL DA BAHIA.


Em linhas gerais, um “Atlas” consiste num conjunto organizado de mapas, concebido para representar um determinado espaço geográfico e tratar de um ou de diversos temas. Neste caso, o espaço representado é o Litoral Sul da Bahia e as condições socioeconômicas são o tema geral do trabalho que se estrutura em quatro grandes capítulos, 70 mapas, 23 gráficos e 20 quadros estatísticos.

O Litoral Sul é um dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. É o maior território em número de municípios, 26 no total, e abrange uma área de 14.664,7 km² cercada de beleza natural ímpar e de um passado de formação socioespacial ligado intrinsecamente à expansão da economia cacaueira. Sua população residente, em 2010, era de 772.683 habitantes, correspondente a 5,5% da população baiana. Em 2015, foi responsável por 4,5% do PIB da Bahia – ou R$ 11 bilhões em valores correntes –, figurando como o quinto maior território de identidade no que se refere à agregação de valor ao PIB baiano.


Em “Atlas Socioeconômico Litoral Sul da Bahia”, o professor Alan Azevedo procura desvelar a complexidade inerente às relações que envolvem o desenvolvimento econômico desse território. Os leitores têm acesso a uma série de mapas temáticos e de sínteses estatísticas, que permitem visualizar e entender o novo perfil demográfico regional, seus indicadores sociais, a dinâmica recente dos nascimentos, a economia, as finanças públicas municipais, o impacto econômico da previdência social, o mercado de trabalho formal, dentre outros temas. Trata-se, portanto, de uma referência essencialmente prática para uso de grupos, comunidades e instituições, públicas e privadas. Sendo um farto material para deslanchar nos municípios a elaboração dos seus Anuários Estatísticos.



Na sociedade da Revolução Industrial 4.0, informação é matéria-prima para tomada de decisões. A produção de dados, sua sistematização e interpretação dos mesmos são fundamentais. O capital não toma decisões sem está muito bem informado de tudo que envolve seu investimento e um Atlas Socioeconômico e um Anuário Estatístico Municipal são ferramentas básica para o capital financeiro definir investimentos.




Publicado pela Editora Via Litterarum e disponibilizado para download gratuito, o e-book Atlas Socioeconômico Litoral Sul da Bahia tem como principal objetivo provocar reflexões e servir de farta matéria-prima para a realização de novos estudos sobre o Litoral Sul da Bahia; o Atlas é, no fundo, um convite ao trabalho – trabalho tão necessário para geógrafos, economistas, administradores, cientistas sociais e outros especialistas da região.

Segundo seu autor, o objetivo agora é buscar apoiadores para o financiamento da versão impressa do Atlas. Em formato físico, a publicação constituirá um excelente recurso para o meio educacional do território; por meio dele o professor terá um amplo quadro de referência material para subsidiar suas aulas e os estudantes, um abrangente documento para leituras, consultas, reflexões e trabalhos de pesquisa sobre a realidade em que vivem.




Sobre o autor                                                                                                                                                                                                 Alan Azevedo Pereira dos Santos, natural do município de Itabuna, BA, cursou o ensino fundamental II e médio no Colégio Dona Amélia Amado, atual CIEI(Complexo Integrado de Educação de Itabuna), possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Santa Cruz e especializações em Ensino de Geografia e Planejamento de Cidades pela mesma instituição. É autor dos Diagnósticos de Violência e Criminalidade dos Municípios de Itabuna e Ilhéus (publicados em 2012). 

Em parceria com o historiador Aurélio Schommer, publicou em 2014 o livro Mundo do Futebol: Copa no Brasil, editado pela Via Litterarum. 

Entre 2013 e 2017, assinou uma série de diagnósticos socioeconômicos de municípios baianos pela Gasparetto Pesquisa e Estatística. 

Atualmente é professor de Geografia da rede estadual de ensino da Bahia, com atuação no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães em Itabuna-BA.


sexta-feira, 29 de março de 2019

CONCURSO DE DESENHO PARA A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

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Cronograma

DatasAtividades
28/03/2019Abertura das inscrições e envio dos desenhos
06/05/2019Encerramento das inscrições e envio dos desenhos
07/05/2019Início da Fase de Análise e Avaliação
06/06/2019Término da Fase de Análise e Avaliação
10/06/2019Divulgação dos 10 desenhos classificados para votação popular
10/06/2019Início da Votação Popular
21/06/2019Final da Votação Popular
28/06/2019Previsão da divulgação dos resultados
EDITAL DO III CONCURSO DE DESENHOS PARA ESCOLHA DA IDENTIDADE VISUAL DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - EDIÇÃO 2019

O presente concurso, organizado pelo Museu Itinerante Ponto UFMG em parceria com a Coordenação-Geral de Popularização da Ciência, da Assessoria Especial de Assuntos Institucionais, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem por objetivo selecionar e premiar o desenho que será utilizado para a criação da identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 (SNCT 2019), como forma de estímulo à criatividade, à divulgação e à popularização da ciência no Brasil.

1. Da Finalidade
O certame visa selecionar o desenho que será utilizado como base para a criação da Identidade Visual do evento Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Edição 2019. Para isto, serão selecionados os primeiros 10 (dez) desenhos para participar da exposição na galeria do site da SNCT 2019. Dentre eles, o desenho vencedor constituirá a marca (identidade visual) da SNCT 2019 a ser utilizada nos documentos, mídias, portais, materiais gráficos, entre outros.
...

http://snct.museu.cp.ufmg.br/index.php/edital-2019


CNPq CONCEDE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA AOS ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO QUE FORAM CAMPEÕES DA FEIRA DE CIÊNCIAS DA BAHIA(FECIBA) 2018.

PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA REALIZA ABERTURA DO ANO DE 2019, ENTREGANDO ATRAVÉS DO CNPq 20 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR .


Subsecretário de Educação atento a exposição do Projeto: Caminhão Bombeiro, município de Sobradinho.






O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (ICJ/CNPq) concedeu, nesta quarta-feira (27), 20 bolsas de iniciação científica para estudantes da rede estadual de ensino, durante a Mostra da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Matemática da Bahia (FECIBA), que está sendo promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), no Instituto Anísio Teixeira (IAT). As bolsas irão contribuir para que os estudantes ampliem os projetos de iniciação científica, que estão sendo realizados no âmbito do projeto Ciência na Escola e que foram escolhidos pelo grande alcance e relevância social.


         
O subsecretário Danilo Souza, que representou o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, na atividade, falou sobre a vinculação dos projetos com a realidade dos estudantes e com os locais onde eles vivem. “Chego aqui e tomo um banho de criatividade, beleza e sensibilidade dos nossos estudantes. É uma energia criativa incrível.  Estou muito orgulhoso do potencial dessa juventude e de seus educadores. Podemos ver que a Ciências é mesmo um elemento importante para a construção da escola cidadã. As feiras de Ciência, a ideia de empreendedorismo e as soluções que esses jovens encontram para os problemas locais de forma contextualizada me chamaram muito a atenção. Não é a pesquisa pela pesquisa ou o exercício de um método científico, mas principalmente o pensar a sua comunidade, os problemas que ela tem e a solução prática. Isso é a grande marca do que vi nos experimentos”.


Empolgados com a possibilidade de aprimorarem seus trabalhos, os estudantes selecionados à bolsa oferecida pelo CNPq falaram sobre seus planos futuros. Uma das contempladas, Amanda Suiane Souza, 16, do Colégio Estadual Getúlio Vargas, no município de Casa Nova, falou sobre o seu contentamento com a oportunidade de dar seguimento ao projeto Pomada cicatrizante da casca de jurema. “Estou muito feliz por este reconhecimento e vai ser uma chance de aprimorarmos mais o nosso trabalho, que considero relevante, especialmente para a população diabética, que tem dificuldade na cicatrização de feridas por conta da doença. Então, nosso objetivo, a partir de agora, será potencializar a comercialização da pomada”, comemora a estudante, autora do trabalho junto ao colega Ícaro da Silva.







Outras atividades 

Dentro da programação do último dia da mostra do Ciência na Escola, professores e estudantes participaram das oficinas de formação do Instituto Alana e do Museu Virtual da Bata do Feijão. Membro do Alana, André Gravatá explicou que o instituto paulista atua com o intuito de fortalecer, no Brasil, uma rede de pessoas que cuidem da Educação com um novo olhar, dando visibilidade para ações protagonizadas por crianças e jovens que estão transformando as suas realidades. “O Criativos na Escola, um dos nossos programas, é conectado à prática do protagonismo juvenil e, em parceria com a SEC, por meio do Ciência na Escola, promove formações e conta a histórias de trabalhos interessantes, como é o caso do projeto ‘Da Escola para o Mundo’, do Colégio Estadual Deputado Eduardo Magalhães, em Alagoinhas”.



A professora orientadora do referido projeto, Lourdes Ramos, fala sobre a importância do trabalho que vem sendo realizado na unidade escolar há dois anos.  “Fomos premiados pelo Criativos na Escola, do Instituto Alana, e quando isto aconteceu foi um divisor de águas na nossa escola. O ‘Da Escola para o mundo’ teve como objetivo melhorar a autoestima dos alunos. Para isto, abrimos a escola nos sábados e domingos e começamos a realizar atividades de autoconhecimento, dinâmicas de entrosamento e desafios. O resultado é que, hoje, temos uma comunidade escolar com a autoestima elevada e um grupo de pesquisa formado por estudantes”, relatou a educadora.





Ministrada pelo professor da rede estadual e pesquisador da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Erisvaldo Souza, a oficina do Museu Virtual da Bata do Feijão trouxe para os participantes o ritual da bata do feijão (retirada da casca), feita por comunidades rurais de Feira de Santana. “Estamos com uma proposta de criar soluções pedagógicas, com o auxílio da tecnologia digital, para preservar, difundir e conservar as práticas sociais das comunidades. Começamos com a Bata do Feijão, na região de Feira, que é uma prática historicamente primitiva na qual as pessoas fazem uma cerimônia para agradecer ao divino pela colheita. Tudo isto estava se perdendo. Daí criamos o museu virtual da Bata do Feijão (museuvirtualdabatadofeijao.com.br) e aqui mostramos aos professores como esta ferramenta tecnológica pode ser usada para auxiliar sua prática pedagógica, de forma transversal”.


Relação de projetos contemplados com bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq.

Projeto: DEUSES DO OLIMPO
Professora orientadora: Tânia dos Santos
Estudantes: Wilianda Gomes e Gabriel Barreto
Unidade: CETEP – Alagoinhas - NTE 18

Projeto: COMO NOSSO BERIMBAU COMEÇOU A TOCAR
Professora orientadora: Elizabeth Silva e Núbia Letícia
Estudantes: Isla Lima e Mirella Silva
Unidade: Colégio Estadual Domingos Barros de Azevedo – Conceição de Jacuípe

Projeto: OLÉO DE LICURI: UMA ALTERNATIVA BARATA E SUSTENTÁVEL
Professora orientadora: Clediane Amorim
Estudantes: Jefferson Santos e Maiara Couto
Unidade: Colégio Estadual Lauro Farani – Itaberaba

Projeto: POMADA CICATRIZANTE DA CASCA DA JUREMA PRETA
Professora orientadora: Iraneide Gomes
Estudantes: Amanda Suiane Souza e Ícaro da Silva
Unidade: Colégio Estadual Getúlio Vargas – Casa Nova

Projeto: REPENSANDO O JARDIM DOS ORIXÁS
Professora orientadora: Cecília de Oliveira
Estudantes: Israel dos Santos; Cássia Silva e Helen Maciel
Unidade: Colégio Estadual João Durval Carneiro – São Gabriel/Irecê

Projeto: LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE BORBOLETAS DO DISTRITO DE IBITIRA - RIO ANTÔNIO
Professora orientadora: Lucineide Vieira
Estudantes: Amanda Moreira e Márcia Barbosa
Unidade: Colégio Estadual Professora Lia Publio Castro - Caetité

Projeto: CANUDOS EM VERSOS
Professora orientadora: Maria Betânia de Carvalho
Estudantes: Anny Varjão e Evani Oliveira
Unidade: Colégio Estadual Luís Cabral - Canudos

Projeto: FEIRA LIVRE DE ITABERABA MANEJO, HIGIENE E PROFILAXIA DOS ALIMENTOS
Professor orientador: Alessandro dos Santos
Estudante: Ana Rita Santana
Unidade: CETEP – Itaberaba

Projeto: RAÇÃO DE BAIXO CUSTO PARA CÃES ABANDONADOS EM CASA NOVA
Professora orientadora: Andrea Castro
Estudantes: Emily Pereira da Conceição e Íris Silva
Unidade: Centro Educacional Antonio Honorato – Casa Nova

Projeto: PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO CONTROLE DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI
Professor orientador: Rodrigo Oliveira
Estudantes: Mailla Silva e Beatriz Almeida
Unidade: Colégio Estadual Professor Carlos Valada – Feira de Santana


FONTE:
http://estudantes.educacao.ba.gov.br/node/31036











PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR LANÇA EDITAL PARA CONCURSO PÚBLICO.


PREFEITURA MUNICIPAL DO SALVADOR

Concurso da prefeitura de Salvador abre inscrições no dia 8 de abril; saiba mais
FOTO: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/234276-concurso-da-prefeitura-de-salvador-abre-inscricoes-no-dia-8-de-abril-saiba-mais.html

O Secretário Municipal de Gestão, no uso de suas atribuições, em conformidade com os dispositivos da Constituição Federal vigente, torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas relativas à realização do Concurso Público para preenchimento de vagas efetivas do quadro permanente da Prefeitura do Salvador, bem como a formação de cadastro de reserva no período de vigência do concurso público para cargos de Nível Superior e Nível Médio, nos termos da Lei Complementar nº 01/91 com alterações posteriores e Processos Administrativos SEMGE nº 3.129/2018, SEMGE nº 6.272/2018, SEMGE nº 6.313/2018, SEMGE nº 6.321/2018 e SEMGE nº 7.815/2018 o qual reger-se-á de acordo com as instruções, que fazem parte deste Edital.



http://netstorage.fgv.br/pms2019/Edital_Prefeitura_de_Salvador_2019_-_29_03_2019_EDITAL_01_publicacao.pdf

Segundo a administração soteropolitana, os três editais para o certame contemplam 18 carreiras da gestão. Ao todo, são 368 vagas, com remuneração de até R$ 10.902,71.

As provas escritas serão realizadas no dia 16 de junho, no turno da manhã (cargos de nível superior e agente de trânsito e transporte), das 8h às 13h, e no turno da tarde (demais funções de nível médio e técnico), das 15h30 às 19h.

ESTAGFLAÇÃO NÃO CEDE E SE APROFUNDA!!! AS FALSAS EXPECTATIVAS COMEÇAM A CAIR POR TERRA! MAS, A RESPONSABILIDADE DO GOVERNO ATUAL NÃO PELA ESTAGFLAÇÃO. MAS SIM, PELO SEU COMBATE E SAÍDA DELA!

ESTAGFLAÇÃO

Resultado de imagem para estagflação
FOTO: https://www.sunoresearch.com.br/artigos/estagflacao/



Vale destacar que a palavra estagflação ganhou notoriedade durante a crise que assolou a economia norte americana durante a década de 70. 

A estagflação é um fenômeno macroeconômico que acontece quando ocorre uma recessão, ou seja, uma diminuição da atividade econômica empresarial em conjunto com o aumento das taxas de inflação a patamares acima dos desejados.


Fonte: Suno Research em https://www.sunoresearch.com.br/artigos/estagflacao/


A figura da “estagflação” é um fenômeno atípico e relativamente recente na Teoria Econômica. Ela vem geralmente acompanhada de outros ingredientes, como, por exemplo, o aumento do desemprego, a grande vulnerabilidade dos segmentos mais débeis da população e a perda de valor da moeda nacional face às suas congêneres.

Historicamente, esse conceito surgiu em meados da década de 60 do século XX, aquando da crise econômica vivida pelo Reino Unido, altura em que a economia britânica deixou de crescer mas os preços continuaram a subir.

https://www.economiaemercado.co.ao/artigo/combate-a-estagflacao


casos de estagflação
FOTO: https://www.meusdicionarios.com.br/demanda-agregada


FATOS MUNDIAIS DE ESTAGFLAÇÃO:

Alemanha pós I Guerra Mundial - 1918...

Reino Unido nas décadas de 60 e 70

Estados Unidos na década de 70.

Rússia 1991 a 1996

Brasil no início da década de 60(63 - 65) e início da década de 80(81-83)

Hoje, estamos numa estagflação!!

A economia não cresce e a inflação aumenta!!

É preciso ser claro em dizer: 

NÃO É RESPONSABILIDADE DO GOVERNO QUE INICIOU EM 01/01/2019, A ESTAGFLAÇÃO ATUAL. 

Sua responsabilidade é retirar o país dessa crise!

Como solucionar uma estagflação? Não há receita pronta! Não se esquecer que economia é uma ciência humana, apesar de toda a matemática envolvida e de toda a estatística em gráficos.

Alguns países que viveram essa realidade, optaram por medidas contracionistas. A exemplo da elevação da taxa de juros para apertar o crédito, diminuindo o consumo e por consequência esperada a queda da inflação.

Também, dentro dessa perspectiva, quando há déficit fiscal pressionando, é sugerido que o governo corte nos gastos públicos.

Porém, no Brasil essa fórmula já foi tentada e não apresentou bons resultados, foi o Plano Bresser: aumentar a taxa de juros e cortar gastos e investimentos públicos.

Não será fácil sair dessa situação. 

Pelas declarações e ações do atual Ministro da Economia percebe-se que não tem a expertise necessária para esse momento. Está indo por caminhos já tentados e fracassados. Muito mais preocupado em cortar gastos do que fazer a economia crescer de forma sustentável. Muito mais preocupado em "vender" a previdência aos rentistas do que, garantir sua recuperação, que se daria de forma sustentável pelo crescimento da economia e geração de emprego.

Soluções ortodoxas já provaram serem ineficazes. Soluções heterodoxas também mostraram ineficácia.

 O certo é que, o mercado financeiro ganhará sob qualquer forma de solução. E os assalariados perderão sob qualquer forma de solução. Afinal, no capitalismo/liberalismo, para solucionar, alguém tem que ganhar muito e "alguéns" perder muito. 

NÃO HÁ OUTRA RECEITA DENTRO DO CAPITALISMO.

VAMOS ENCERRAR A QUESTÃO DO FIES. CHEGA DE MENTIRAS!


CASO ENCERRADO

ACÓRDÃO Nº 1643/2018 – TCU – Plenário

1. Processo TC 011.884/2016-9 
1.1. Apensos: TC 019.289/2017-0, TC 021.202/2017-6, TC 025.227/2017-3, TC 013.658/2015-8 e TC 009.110/2017-8
2. Grupo II – Classe V – Relatório de Auditoria.  
3. Interessado: Tribunal de Contas da União.
3.2. Responsáveis: Aloizio Mercadante Oliva (CPF 963.337.318-20), Célia Corrêa (CPF 221.301.361-68), Esther Dweck (CPF 074.525.207-93), Fernando Haddad (CPF 052.331.178-86), José Henrique Paim Fernandes (CPF 419.944.340-15), José Roberto de Moraes Rego Paiva Fernandes Júnior (CPF 524.117.291-20), Miriam Aparecida Belchior (CPF 056.024.938-16) e Nelson Henrique Barbosa Filho (CPF 009.073.727-08).
4. Unidades: Ministério da Educação, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e Fundo de Financiamento da Educação - Fies. 
5. Relatora: ministra Ana Arraes.
6. Representante do Ministério Público: não atuou.
7. Unidades Técnicas: Secretaria de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto - SecexEducação e Secretaria de Macroavaliação Governamental - Semag.
8. Representação legal:
8.1. Renata Arnaut Araújo Lepsch (OAB/DF 18.641) e outros representando Nelson Henrique Barbosa Filho e Esther Dweck;
8.2. João Antonio Sucena Fonseca (OAB/DF 35.302) e outros representando Fernando Haddad; Bruna Wills (OAB/DF 46.082) representando José Roberto de Moraes Rego Paiva Fernandes Júnior;
8.3. Bruno Espineira Lemos (OAB/DF 17.918) e outros representando Aloizio Mercadante Oliva;
8.4. Carolina Scherer Bicca (CPF 956.287.700-00) representando Miriam Aparecida Belchior;
8.5. Guilherme Lopes Mair (OAB/DF 32.261) e outros representando a Caixa Econômica Federal;
8.6. Roberto Covac (OAB/SP 93.102) e outros representando a Associação Brasileira de Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas; e outros.

9. Acórdão:
VISTO, relatado e discutido este relatório de auditoria realizada no Fundo de Financiamento da Educação - Fies com o objetivo de avaliar sua sustentabilidade, bem como a eficácia e a vulnerabilidade de seus processos de trabalho.

ACORDAM os ministros do Tribunal de Contas da União, reunidos em sessão do Plenário, ante as razões expostas pela relatora e com fundamento nos arts. 71, inciso IV, da Constituição Federal, 1º, inciso I, 43, inciso II, e 53 da Lei 8.443/1992 c/c os arts. 234, 235 e 250, inciso IV, § 1º, do Regimento Interno, em:
9.1. conhecer da denúncia e da representação tratadas nos processos apensos TCs 013.658/2015-8 e 009.110/2017-8, respectivamente, e considerá-las procedentes;

9.2. acatar as justificativas apresentadas por José Henrique Paim Fernandes no TC 013.658/2015-8 quanto ao subitem 9.1.3.1 do acórdão 3.001/2016 - Plenário;

9.3. acatar as justificativas apresentadas por Fernando Haddad, Aloízio Mercadante Oliva e José Henrique Paim Fernandes quanto aos subitens 9.1.1.1, 9.1.1.2, 9.1.1.3 e 9.1.1.4 do acórdão 3.001/2016 - Plenário;

9.4. acatar as justificativas apresentadas por Miriam Aparecida Belchior, Nelson Henrique Barbosa Filho, Célia Corrêa, José Roberto de Moraes Rego Paiva Fernandes Júnior e Esther Dweck quanto aos subintes 9.1.2.1 e 9.1.2.2 do acórdão 3.001/2016 - Plenário;

9.5. determinar à Secretaria-Geral de Controle Externo que avalie a conveniência de realizar fiscalização da sistematização e real utilização, pelos poderes Executivo e Legislativo, do anexo de análise de risco fiscal da Lei de Diretrizes Orçamentárias como instrumento de governança dos programas de governo;
9.6. dar ciência da deliberação aos responsáveis, aos Ministérios da Educação, do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e da Fazenda, à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional, à Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e à Procuradora da República Eliana Pires Rocha, em atenção ao pedido de informações objeto do processo TC 025.227/2017-3;
9.7. arquivar estes autos.

10. Ata n° 27/2018 – Plenário.
11. Data da Sessão: 18/7/2018 – Ordinária.
12. Código eletrônico para localização na página do TCU na Internet: AC-1643-27/18-P.
13. Especificação do quorum:
13.1. Ministros presentes: Raimundo Carreiro (Presidente), Walton Alencar Rodrigues, Benjamin Zymler, José Múcio Monteiro, Ana Arraes (Relatora) e Vital do Rêgo.
13.2. Ministros-Substitutos convocados: Augusto Sherman Cavalcanti, Marcos Bemquerer Costa e André Luís de Carvalho.
13.3. Ministros-Substitutos convocados com votos vencidos: Augusto Sherman Cavalcanti e André Luís de Carvalho.
13.4. Ministro-Substituto presente: Weder de Oliveira.


(Assinado Eletronicamente)
RAIMUNDO CARREIRO
(Assinado Eletronicamente)
ANA ARRAES
Presidente
Relatora


Fui presente:


(Assinado Eletronicamente)
LUCAS ROCHA FURTADO
Procurador-Geral, em exercício
CASO ENCERRADO!

A questão nunca foi ROMBO, DÍVIDAS. A questão foi mais técnica. E o TCU estava certo em avaliar a questão. Uma expansão muito forte do Programa sem as devidas precauções financeiras, deve sempre ser avaliada SIM! Explicações aceitas, punição onde cabia e encerramento do caso.

https://pesquisa.apps.tcu.gov.br/#/pesquisa/acordao-completo/1188420169.PROC/%2520/%2520

quinta-feira, 28 de março de 2019

DEPUTADA FEDERAL TABATA AMARAL MOSTRA O DEVIDO LUGAR DESSE EMBUSTE CHAMADO MINISTRO


A Deputada Federal Tabata Amaral, não passou "goga de quiabo" na cabeça do Ministro da Educação Ricardo Velez na Comissão de Educação.
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Um ministro INCOMPETENTE.

Um Ministério sem PROJETOS.

Um Ministério sem METAS.

Um Ministério sem OBJETIVOS.

Um Ministro que NÃO SABE DADOS.

Um Ministro que NÃO ESTUDOU PARA A REUNIÃO.

Um Ministério que só joga CORTINA DE FUMAÇA.

Um Ministro convidado a pedir demissão por INCOMPETÊNCIA!!

Enfim, um saco de GATOS com um rato nele e 03 cachorros latindo do lado de fora!