sexta-feira, 15 de junho de 2018



BATALHA DOS LAGOS!!!!

Vai ter batalha SIM!!

O Projeto Escolas Culturais, convida a todos (as), manos e minas para participarem da 1ª Batalha dos Lagos, a ser realizada no dia 16 de junho de 2018, (sábado próximo), às 16:00h, na quadra do Polivalente. 

A Batalha reunirá participações especiais com convidados regionais e locais, além de apresentações de Dança e Música. 

Apoios: 

Prefeitura Municipal de Itajuípe 

Diretoria de Cultura e 

M5 MB Comunicação Visual.



Como será essa Batalha? O que é essa Batalha?


FREESTYLE


Freestyle (estilo livre)

Originado em meados da década de 80 na chamada Golden Age (Era de Ouro), o Hip Hop New Style e House Dance em Nova York e Los Angeles, e o Electro Dance em torno de 2000 na França. Tal nome se deve ao fato de esse estilo/modalidade de dança ser baseada em toda a forma de Social Dance ou Street Dance. Embora alguns desses estilos originalmente evoluído separadamente, a maioria delas hoje são associados com a cena hip hop, como eles compartilham muitos elementos de dança de rua.
O Freestyle trata-se da modalidade mais freqüente na mídia hoje, em Videoclipes de música Rap, R&B e Pop (filme Honey de 2003). Não é dançada somente no acento rítmico da batida, mas também nas convenções vocais e instrumentais da música.
Street Dance ganhou vários termos genéricos (Street Jazz), usados para “tentar” descrever o estilo de dança que se desenvolveu fora dos estúdios de dança em espaços do quotidiano, tais como ruas, pátios de escolas e boates. Elas são muitas vezes de improviso e de natureza social, incentivando a interação e contato com os espectadores e os outros dançarinos.

Hoje

Mais recentemente, novos estilos de dança de rua emergentes estão sendo inspirados pelo hip hop e sua música. O Krumping, por exemplo, tem seu foco em batalhas com movimentos altamente energéticos, é um exemplo de um estilo que só recentemente tornou-se conhecido publicamente. Também é comum ver algumas características da dança de rua serem misturadas com outras formas mais tradicionais de dança, a criação de estilos como o hip hop lírico, uma versão mais fluida interpretativa da dança hip hop, jazz e street. Esses estilos são, geralmente, mais centrados na coreografia e performance e menos na improvisação e batalha, e nem sempre são consideradas danças de rua pura, apesar de uma alternativa popular para os estilos mais tradicionais e clássicos do estúdio de dança.
Na Jamaica, dancehall, que é a versão contemporânea de Reggae, gerou o seu próprio Street Dance. O movimento ganhou impulso nos últimos cinco anos, onde cada dia uma nova dança está sendo testado nas ruas. Um novo movimento de dança cada vez mais popular no oeste dos Estados Unidos e, especialmente, em Utah, é chamado de “Lucas Salisbury.”

Competições

As competições de dança de rua são cada vez mais populares, e também o número anual de grandes eventos internacionais que estão ocorrendo em todo o mundo, como a Battle Of The Year – Batalha do Ano, Juste Debout, Dance House International e Hip Hop Internacional no Brasil. Estes concursos estão focadas principalmente em batalhas julgadas, mas que também mostram coreografias.
Obs.: Hoje em dia está se tornando cada vez mais comum acontecer batalhas de Freestylers, esta forma de integração teve como foco principal as batalhas de bboys, onde competidores precisam mostrar seu potencial de acordo com a música. Os outros competidores devem retrucar os movimentos melhores ou mais criativos para ganhar pontos positivos.
Além das batalhas, os praticantes de Freestyle são mais vistos em palcos – o freestyle dance tem por natureza o clube, o social, as academias – as coreografias em grupo são o ponto forte desta modalidade.
https://www.dancaderua.com/extras/destaques/conceitos-do-freestyle

quarta-feira, 13 de junho de 2018


MICA PEDRO

ITAJUÍPE NO CIRCUITO DOS FESTEJOS JUNINOS.


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. 

CONVIDA

Os empreendedores (comércio ambulante), interessados em atuar no circuito do MICA PEDRO DOS LAGOS de Itajuípe,  a comparecerem no Centro de Treinamento, COMMAM,  localizado em frente ao Lago Humberto Badaró, próximo ao bosque, após o Colégio Polivalente, dia 14 de junho, quinta-feira, às 09 horas, para participar de uma reunião onde serão tratados os assuntos referentes a organização, orientações e estratégias.


#DesEconômico 
#MicaPedro 
#Ambulantes #HonestidadeParaGovernar

segunda-feira, 11 de junho de 2018

domingo, 10 de junho de 2018



O Projeto Escolas Culturais e o Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde-Edpop-SUS, tem a honra de convidar a população de Itajuípe e região para a Mostra Regional de Educação Popular em Saúde: Cultura, arte e práticas populares de cuidado, que será realizada no dia 13 de junho, das 8:00h às 12:00h no Colégio Polivalente de Itajuipe. 

Na Mostra, será apresentada uma síntese das experiências vivenciadas durante os 4 (quatro) meses de curso, manifestações culturais, rodas de conversas, práticas populares de cuidado, apresentação de teatro, dança, atividades educativas, dentre outras. Venha participar!!!
dd

ESCOLAS CULTURAIS

O Projeto Escolas Culturais foi desenvolvido por meio da iniciativa interinstitucional firmada entre as Secretarias da Educação (SEC), Secretaria de Cultura (SecultBA) e Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), com o objetivo de fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas e as experiências culturais em comunidades locais e nos diversos territórios. O projeto é estruturado a partir de um novo paradigma de desenvolvimento social e de condução das políticas públicas que reafirmam o compromisso com as pessoas, com a redução das desigualdades, com a emancipação e autonomia dos segmentos populacionais em situação de vulnerabilidade social, além de trabalhar com a participação e controle social da sociedade. 


Nesse sentido, as Secretarias pretendem intensificar os contatos e intercâmbios na busca de conhecimento técnico, científico, artístico e cultural produzido pela comunidade escolar e local (estudantes, professores, funcionários, familiares e outros), bem como utilizar de conhecimentos e saberes populares tradicionais trazidos pelos idosos, mestres e mestras, artistas e fazedores de cultura das comunidades, com a finalidade de contribuir para a formação integral e promoção social individual e coletiva dos estudantes e professores envolvidos nas ações do projeto. 



O referido projeto se constitui de práticas sociais, educacionais e culturais desenvolvidas por meio de ações transversais que dialogam com as diversas linguagens artísticas, de acordo com os objetivos e diretrizes adequadas às características, anseios e potencialidades do público local, fortalecendo a escola pública como lócus de aprendizagens múltiplas e promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.



O contato com a arte e as manifestações culturais, além de propiciar entretenimento e lazer, serve como instrumento de expressão social e construção de identidade; promoção de inclusão social, de tradições culturais e sensibilização para o aprendizado. As atividades artísticas e culturais na escola permitem o exercício da criatividade, interferem nas relações interpessoais e promovem o pensamento crítico, possibilitando, assim, o empoderamento do sujeito e de sua identidade cultural.



ABRANGÊNCIA



O Projeto Escolas Culturais será realizado em 85 escolas públicas da rede estadual de ensino nos 27 territórios de identidade (relação das escolas em anexo). O projeto tem como princípios básicos a democratização e a descentralização das políticas públicas, além da regionalização das ações desenvolvidas pelas secretarias nele inseridas.



DIRETRIZES



a) Incentivo ao uso da escola como equipamento cultural e de interação social nas comunidades;


b) Dinamização cultural nos municípios baianos;

c) Instituição de ação transversal capaz de contribuir para a diminuição dos índices de vulnerabilidade infanto-juvenil à violência;

d) Interlocução entre experiências culturais e artísticas e o projeto pedagógico de escolas públicas;

e) Interlocução e fortalecimento dos projetos escolares estruturantes na área artística (AVE – Arte Visual, FACE – Festival Anual da Canção Estudantil, PROVE – Produção de Vídeo Estudantil, TAL – Tempo de Arte Literária, EPA – Educação Patrimonial Artística, DANCE – Dança Estudantil, FESTE – Festival Estudantil de Teatro e ENCANTE – Encontro dos Corais Estudantis);

f) Participação comunitária na escola com estratégias para aumento da atratividade do espaço escolar para a população infanto-juvenil, contribuindo para a redução dos índices de evasão escolar e para maior participação da comunidade local nas escolas;

g) Valorização do diálogo entre saberes comunitários e escolares como elemento para promoção, fortalecimento e consolidação de territórios educativos.

h) Integração da rede socioassistencial existente no município com as escolas públicas;


http://www.cultura.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=164



Início


Antecedentes

Ao longo dos últimos 25 anos, a Educação Popular tem tido uma importância estratégica para a construção do direito à saúde. Essa proposta fundamenta-se principalmente, no pensamento do educador Paulo Freire.
Em 2013 foi instituída a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS (PNEP-SUS), aprovada por proclamação pelo Conselho Nacional de Saúde, como produto de um processo dialógico de mais de dois anos que contou com a participação de movimentos sociais e instâncias governamentais.
Para a sua implantação, a PNEP-SUS valoriza a “formação, comunicação e produção de conhecimento”, que “compreende a ressignificação e a criação de práticas que oportunizem a formação de trabalhadores e atores sociais em saúde na perspectiva da educação popular”.

A proposta do curso

Assim, surgiu a proposta de realização do EdPopSUS, que se configurou em uma das estratégias prioritárias do plano operativo da PNEP-SUS, curso direcionado, sobretudo, à formação de agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de vigilância em saúde (AVS).
Na sua 1ª edição, entre os anos de 2013 e 2014, o EdPopSUS1, teve uma duração de 53 horas, envolvendo 9 Unidades da Federação (Piauí, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal), tendo aproximadamente 19 mil trabalhadores da saúde inscritos. 
A experiência positiva do curso indicou a importância de sua continuidade e aprofundamento. Tanto o Departamento de Apoio à Gestão Participativa/ Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (DAGEP/SGEP) como a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/FIOCRUZ) reafirmaram parceria para a continuidade do processo.
Em 2015 foi feito o planejamento da 2ª edição do curso, agora denominado EdPopSUS2, com carga horária de 160 horas, e 7 mil vagas orientadas, principalmente, a ACS e AVS, mas incluindo 30% de vagas para outros profissionais e lideranças comunitárias.
O curso busca favorecer a atuação dos trabalhadores nos processos de conquista de direitos à saúde da população e no fortalecimento da participação social e acontecerá inicialmente em 13 estados brasileiros: Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
O objetivo do curso é o de contribuir com a implantação da PNEPS-SUS, promovendo a qualificação da prática educativa de profissionais e lideranças comunitárias que atuam em territórios com cobertura da Atenção Básica do SUS.
  • http://www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br/o-que-e-o-projeto

domingo, 3 de junho de 2018

UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL


UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL.
EDUCAÇÃO


A Secretaria Municipal de Educação informa a comunidade escolar da zona rural que a partir de segunda-feira, 04, as atividades serão retomadas em ritmo normal. Os alunos que dependem do transporte escolar serão atendidos dentro da normalidade.

#UtilidadePública
#Educação 
#NotaOficial #HonestidadeParaGovernar

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Wadson Nocaute - A revelação: de Itajuípe para o mundo

*ATENÇÃO GALERA LINDA W3 !!


Único atleta do estado da Bahia à lutar várias vezes na Tailândia, Wadson “Nocaute” Teixeira, que é mais conhecido no mundo das lutas como Wadson “Nocaute” sedimentou a sua carreira naquele país asiático, sempre ganhando credibilidade e abrindo novas portas. Inclusive, ele já foi destaque em uma matéria de capa da revista  Muay Thai  Phuket -  uma das maiores publicações da Tailândia.


A sua popularidade na terra da “arte das oito armas” o levou a participar do Enfusion, o maior Reality Show de Muay Thai produzido na Tailândia no ano de 2017.


O lutador do município de Itabuna também foi o único baiano a defender o Muay Thai em várias oportunidades nos ringues do continente Europeu, tendo lutado em países tais como Holanda, França, Suécia, Portugal, Espanha, etc ..

Ao todo Wadson já fez 18 lutas na Tailândia e 11 na Europa, entre Muay Thai e Kickboxing.


Em sua carreira no MMA “Nocaute” acumula um luta no URCC ( Universal Reality Combat Championship ), maior evento de MMA das Filipinas.


Seu adversário na ocasião foi Eduard Folayang, atleta que hoje faz parte do plantel do ONE Championship, maior organização de MMA da Ásia. 
O registro de MMA do baiano no Sherdog aponta um recorde de 5-4.


Agora, aos 40 anos de idade, o lutador parte para mais uma temporada de treinamentos e lutas na Tailândia. De lá, segue para a Europa onde pretendo lutar em alguns eventos de K-1. Seu objetivo é tornar-se a maior referência do nosso Kickboxing no planeta.

Ele também foi convidado por um amigo e empresário da Suíça para fazer uma luta de Boxe, modalidade na qual sempre quis se testar e que se empolga ao assistir os eventos.

Assim como a maioria dos baianos que se dedicam ao Boxe, Wadson também tem um bom jogo de esquivas e mãos bastante rápidas, por isso quer se testar na modalidade e diz estar muito honrado com o convite para essa luta que também será realizada em algum país do continente europeu.

Wadson acabou conquistando os organizadores do Reality Show do Enfusion após uma de suas últimas lutas, onde encarou o americano Mathew Semper. Na ocasião ele conseguiu se sair muito bem e mostrar o seu jogo. Por isso ele terá uma nova oportunidade de lutar pela organização.


Como toda a sua experiência acumulada nos ringues em vários países pelo mundo, Wadson acredita ser possível conciliar o Muay Thai, o Kickboxing  e o Boxe sem problemas.

“No momento o meu foco principal é o Enfunsion e vou buscar a vitória no evento com todas as minhas forças.


Viajo em setembro e só volto para casa com o título.”  Finaliza o veterano, que tem tudo para trazer novas conquistas para o nosso país.

Oriosvaldo Costa.
Wadson Nocaute

CORPUS CHRISTI: ORIGEM E SIGNIFICADO.


Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. Conta a história que um sacerdote chamado Pedro de Praga, de costumes irrepreensíveis, vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o Dom da fé. Ao passar por Bolsena (Itália), enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a Hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal, os sangüíneos e as toalhas do altar sem no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da Hóstia que estava entre seus dedos, conservou as características de pão ázimo.

Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.

A festa de Corpus Christi foi decretada em 1264.

O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Neste Sacramento, no momento da Consagração, ocorre a transubstanciação, ou seja, o pão se torna carne e o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.

Corpus Christi é celebrado 60 dias após a páscoa. Podendo cair entre 21 de maio e 24 de junho.

CATOLICISMO ROMANO.