sexta-feira, 29 de março de 2019

CONCURSO DE DESENHO PARA A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

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Cronograma

DatasAtividades
28/03/2019Abertura das inscrições e envio dos desenhos
06/05/2019Encerramento das inscrições e envio dos desenhos
07/05/2019Início da Fase de Análise e Avaliação
06/06/2019Término da Fase de Análise e Avaliação
10/06/2019Divulgação dos 10 desenhos classificados para votação popular
10/06/2019Início da Votação Popular
21/06/2019Final da Votação Popular
28/06/2019Previsão da divulgação dos resultados
EDITAL DO III CONCURSO DE DESENHOS PARA ESCOLHA DA IDENTIDADE VISUAL DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - EDIÇÃO 2019

O presente concurso, organizado pelo Museu Itinerante Ponto UFMG em parceria com a Coordenação-Geral de Popularização da Ciência, da Assessoria Especial de Assuntos Institucionais, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem por objetivo selecionar e premiar o desenho que será utilizado para a criação da identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 (SNCT 2019), como forma de estímulo à criatividade, à divulgação e à popularização da ciência no Brasil.

1. Da Finalidade
O certame visa selecionar o desenho que será utilizado como base para a criação da Identidade Visual do evento Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Edição 2019. Para isto, serão selecionados os primeiros 10 (dez) desenhos para participar da exposição na galeria do site da SNCT 2019. Dentre eles, o desenho vencedor constituirá a marca (identidade visual) da SNCT 2019 a ser utilizada nos documentos, mídias, portais, materiais gráficos, entre outros.
...

http://snct.museu.cp.ufmg.br/index.php/edital-2019


CNPq CONCEDE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA AOS ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO QUE FORAM CAMPEÕES DA FEIRA DE CIÊNCIAS DA BAHIA(FECIBA) 2018.

PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA REALIZA ABERTURA DO ANO DE 2019, ENTREGANDO ATRAVÉS DO CNPq 20 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR .


Subsecretário de Educação atento a exposição do Projeto: Caminhão Bombeiro, município de Sobradinho.






O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (ICJ/CNPq) concedeu, nesta quarta-feira (27), 20 bolsas de iniciação científica para estudantes da rede estadual de ensino, durante a Mostra da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Matemática da Bahia (FECIBA), que está sendo promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), no Instituto Anísio Teixeira (IAT). As bolsas irão contribuir para que os estudantes ampliem os projetos de iniciação científica, que estão sendo realizados no âmbito do projeto Ciência na Escola e que foram escolhidos pelo grande alcance e relevância social.


         
O subsecretário Danilo Souza, que representou o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, na atividade, falou sobre a vinculação dos projetos com a realidade dos estudantes e com os locais onde eles vivem. “Chego aqui e tomo um banho de criatividade, beleza e sensibilidade dos nossos estudantes. É uma energia criativa incrível.  Estou muito orgulhoso do potencial dessa juventude e de seus educadores. Podemos ver que a Ciências é mesmo um elemento importante para a construção da escola cidadã. As feiras de Ciência, a ideia de empreendedorismo e as soluções que esses jovens encontram para os problemas locais de forma contextualizada me chamaram muito a atenção. Não é a pesquisa pela pesquisa ou o exercício de um método científico, mas principalmente o pensar a sua comunidade, os problemas que ela tem e a solução prática. Isso é a grande marca do que vi nos experimentos”.


Empolgados com a possibilidade de aprimorarem seus trabalhos, os estudantes selecionados à bolsa oferecida pelo CNPq falaram sobre seus planos futuros. Uma das contempladas, Amanda Suiane Souza, 16, do Colégio Estadual Getúlio Vargas, no município de Casa Nova, falou sobre o seu contentamento com a oportunidade de dar seguimento ao projeto Pomada cicatrizante da casca de jurema. “Estou muito feliz por este reconhecimento e vai ser uma chance de aprimorarmos mais o nosso trabalho, que considero relevante, especialmente para a população diabética, que tem dificuldade na cicatrização de feridas por conta da doença. Então, nosso objetivo, a partir de agora, será potencializar a comercialização da pomada”, comemora a estudante, autora do trabalho junto ao colega Ícaro da Silva.







Outras atividades 

Dentro da programação do último dia da mostra do Ciência na Escola, professores e estudantes participaram das oficinas de formação do Instituto Alana e do Museu Virtual da Bata do Feijão. Membro do Alana, André Gravatá explicou que o instituto paulista atua com o intuito de fortalecer, no Brasil, uma rede de pessoas que cuidem da Educação com um novo olhar, dando visibilidade para ações protagonizadas por crianças e jovens que estão transformando as suas realidades. “O Criativos na Escola, um dos nossos programas, é conectado à prática do protagonismo juvenil e, em parceria com a SEC, por meio do Ciência na Escola, promove formações e conta a histórias de trabalhos interessantes, como é o caso do projeto ‘Da Escola para o Mundo’, do Colégio Estadual Deputado Eduardo Magalhães, em Alagoinhas”.



A professora orientadora do referido projeto, Lourdes Ramos, fala sobre a importância do trabalho que vem sendo realizado na unidade escolar há dois anos.  “Fomos premiados pelo Criativos na Escola, do Instituto Alana, e quando isto aconteceu foi um divisor de águas na nossa escola. O ‘Da Escola para o mundo’ teve como objetivo melhorar a autoestima dos alunos. Para isto, abrimos a escola nos sábados e domingos e começamos a realizar atividades de autoconhecimento, dinâmicas de entrosamento e desafios. O resultado é que, hoje, temos uma comunidade escolar com a autoestima elevada e um grupo de pesquisa formado por estudantes”, relatou a educadora.





Ministrada pelo professor da rede estadual e pesquisador da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Erisvaldo Souza, a oficina do Museu Virtual da Bata do Feijão trouxe para os participantes o ritual da bata do feijão (retirada da casca), feita por comunidades rurais de Feira de Santana. “Estamos com uma proposta de criar soluções pedagógicas, com o auxílio da tecnologia digital, para preservar, difundir e conservar as práticas sociais das comunidades. Começamos com a Bata do Feijão, na região de Feira, que é uma prática historicamente primitiva na qual as pessoas fazem uma cerimônia para agradecer ao divino pela colheita. Tudo isto estava se perdendo. Daí criamos o museu virtual da Bata do Feijão (museuvirtualdabatadofeijao.com.br) e aqui mostramos aos professores como esta ferramenta tecnológica pode ser usada para auxiliar sua prática pedagógica, de forma transversal”.


Relação de projetos contemplados com bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq.

Projeto: DEUSES DO OLIMPO
Professora orientadora: Tânia dos Santos
Estudantes: Wilianda Gomes e Gabriel Barreto
Unidade: CETEP – Alagoinhas - NTE 18

Projeto: COMO NOSSO BERIMBAU COMEÇOU A TOCAR
Professora orientadora: Elizabeth Silva e Núbia Letícia
Estudantes: Isla Lima e Mirella Silva
Unidade: Colégio Estadual Domingos Barros de Azevedo – Conceição de Jacuípe

Projeto: OLÉO DE LICURI: UMA ALTERNATIVA BARATA E SUSTENTÁVEL
Professora orientadora: Clediane Amorim
Estudantes: Jefferson Santos e Maiara Couto
Unidade: Colégio Estadual Lauro Farani – Itaberaba

Projeto: POMADA CICATRIZANTE DA CASCA DA JUREMA PRETA
Professora orientadora: Iraneide Gomes
Estudantes: Amanda Suiane Souza e Ícaro da Silva
Unidade: Colégio Estadual Getúlio Vargas – Casa Nova

Projeto: REPENSANDO O JARDIM DOS ORIXÁS
Professora orientadora: Cecília de Oliveira
Estudantes: Israel dos Santos; Cássia Silva e Helen Maciel
Unidade: Colégio Estadual João Durval Carneiro – São Gabriel/Irecê

Projeto: LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE BORBOLETAS DO DISTRITO DE IBITIRA - RIO ANTÔNIO
Professora orientadora: Lucineide Vieira
Estudantes: Amanda Moreira e Márcia Barbosa
Unidade: Colégio Estadual Professora Lia Publio Castro - Caetité

Projeto: CANUDOS EM VERSOS
Professora orientadora: Maria Betânia de Carvalho
Estudantes: Anny Varjão e Evani Oliveira
Unidade: Colégio Estadual Luís Cabral - Canudos

Projeto: FEIRA LIVRE DE ITABERABA MANEJO, HIGIENE E PROFILAXIA DOS ALIMENTOS
Professor orientador: Alessandro dos Santos
Estudante: Ana Rita Santana
Unidade: CETEP – Itaberaba

Projeto: RAÇÃO DE BAIXO CUSTO PARA CÃES ABANDONADOS EM CASA NOVA
Professora orientadora: Andrea Castro
Estudantes: Emily Pereira da Conceição e Íris Silva
Unidade: Centro Educacional Antonio Honorato – Casa Nova

Projeto: PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO CONTROLE DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI
Professor orientador: Rodrigo Oliveira
Estudantes: Mailla Silva e Beatriz Almeida
Unidade: Colégio Estadual Professor Carlos Valada – Feira de Santana


FONTE:
http://estudantes.educacao.ba.gov.br/node/31036











PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR LANÇA EDITAL PARA CONCURSO PÚBLICO.


PREFEITURA MUNICIPAL DO SALVADOR

Concurso da prefeitura de Salvador abre inscrições no dia 8 de abril; saiba mais
FOTO: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/234276-concurso-da-prefeitura-de-salvador-abre-inscricoes-no-dia-8-de-abril-saiba-mais.html

O Secretário Municipal de Gestão, no uso de suas atribuições, em conformidade com os dispositivos da Constituição Federal vigente, torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas relativas à realização do Concurso Público para preenchimento de vagas efetivas do quadro permanente da Prefeitura do Salvador, bem como a formação de cadastro de reserva no período de vigência do concurso público para cargos de Nível Superior e Nível Médio, nos termos da Lei Complementar nº 01/91 com alterações posteriores e Processos Administrativos SEMGE nº 3.129/2018, SEMGE nº 6.272/2018, SEMGE nº 6.313/2018, SEMGE nº 6.321/2018 e SEMGE nº 7.815/2018 o qual reger-se-á de acordo com as instruções, que fazem parte deste Edital.



http://netstorage.fgv.br/pms2019/Edital_Prefeitura_de_Salvador_2019_-_29_03_2019_EDITAL_01_publicacao.pdf

Segundo a administração soteropolitana, os três editais para o certame contemplam 18 carreiras da gestão. Ao todo, são 368 vagas, com remuneração de até R$ 10.902,71.

As provas escritas serão realizadas no dia 16 de junho, no turno da manhã (cargos de nível superior e agente de trânsito e transporte), das 8h às 13h, e no turno da tarde (demais funções de nível médio e técnico), das 15h30 às 19h.

ESTAGFLAÇÃO NÃO CEDE E SE APROFUNDA!!! AS FALSAS EXPECTATIVAS COMEÇAM A CAIR POR TERRA! MAS, A RESPONSABILIDADE DO GOVERNO ATUAL NÃO PELA ESTAGFLAÇÃO. MAS SIM, PELO SEU COMBATE E SAÍDA DELA!

ESTAGFLAÇÃO

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FOTO: https://www.sunoresearch.com.br/artigos/estagflacao/



Vale destacar que a palavra estagflação ganhou notoriedade durante a crise que assolou a economia norte americana durante a década de 70. 

A estagflação é um fenômeno macroeconômico que acontece quando ocorre uma recessão, ou seja, uma diminuição da atividade econômica empresarial em conjunto com o aumento das taxas de inflação a patamares acima dos desejados.


Fonte: Suno Research em https://www.sunoresearch.com.br/artigos/estagflacao/


A figura da “estagflação” é um fenômeno atípico e relativamente recente na Teoria Econômica. Ela vem geralmente acompanhada de outros ingredientes, como, por exemplo, o aumento do desemprego, a grande vulnerabilidade dos segmentos mais débeis da população e a perda de valor da moeda nacional face às suas congêneres.

Historicamente, esse conceito surgiu em meados da década de 60 do século XX, aquando da crise econômica vivida pelo Reino Unido, altura em que a economia britânica deixou de crescer mas os preços continuaram a subir.

https://www.economiaemercado.co.ao/artigo/combate-a-estagflacao


casos de estagflação
FOTO: https://www.meusdicionarios.com.br/demanda-agregada


FATOS MUNDIAIS DE ESTAGFLAÇÃO:

Alemanha pós I Guerra Mundial - 1918...

Reino Unido nas décadas de 60 e 70

Estados Unidos na década de 70.

Rússia 1991 a 1996

Brasil no início da década de 60(63 - 65) e início da década de 80(81-83)

Hoje, estamos numa estagflação!!

A economia não cresce e a inflação aumenta!!

É preciso ser claro em dizer: 

NÃO É RESPONSABILIDADE DO GOVERNO QUE INICIOU EM 01/01/2019, A ESTAGFLAÇÃO ATUAL. 

Sua responsabilidade é retirar o país dessa crise!

Como solucionar uma estagflação? Não há receita pronta! Não se esquecer que economia é uma ciência humana, apesar de toda a matemática envolvida e de toda a estatística em gráficos.

Alguns países que viveram essa realidade, optaram por medidas contracionistas. A exemplo da elevação da taxa de juros para apertar o crédito, diminuindo o consumo e por consequência esperada a queda da inflação.

Também, dentro dessa perspectiva, quando há déficit fiscal pressionando, é sugerido que o governo corte nos gastos públicos.

Porém, no Brasil essa fórmula já foi tentada e não apresentou bons resultados, foi o Plano Bresser: aumentar a taxa de juros e cortar gastos e investimentos públicos.

Não será fácil sair dessa situação. 

Pelas declarações e ações do atual Ministro da Economia percebe-se que não tem a expertise necessária para esse momento. Está indo por caminhos já tentados e fracassados. Muito mais preocupado em cortar gastos do que fazer a economia crescer de forma sustentável. Muito mais preocupado em "vender" a previdência aos rentistas do que, garantir sua recuperação, que se daria de forma sustentável pelo crescimento da economia e geração de emprego.

Soluções ortodoxas já provaram serem ineficazes. Soluções heterodoxas também mostraram ineficácia.

 O certo é que, o mercado financeiro ganhará sob qualquer forma de solução. E os assalariados perderão sob qualquer forma de solução. Afinal, no capitalismo/liberalismo, para solucionar, alguém tem que ganhar muito e "alguéns" perder muito. 

NÃO HÁ OUTRA RECEITA DENTRO DO CAPITALISMO.

VAMOS ENCERRAR A QUESTÃO DO FIES. CHEGA DE MENTIRAS!


CASO ENCERRADO

ACÓRDÃO Nº 1643/2018 – TCU – Plenário

1. Processo TC 011.884/2016-9 
1.1. Apensos: TC 019.289/2017-0, TC 021.202/2017-6, TC 025.227/2017-3, TC 013.658/2015-8 e TC 009.110/2017-8
2. Grupo II – Classe V – Relatório de Auditoria.  
3. Interessado: Tribunal de Contas da União.
3.2. Responsáveis: Aloizio Mercadante Oliva (CPF 963.337.318-20), Célia Corrêa (CPF 221.301.361-68), Esther Dweck (CPF 074.525.207-93), Fernando Haddad (CPF 052.331.178-86), José Henrique Paim Fernandes (CPF 419.944.340-15), José Roberto de Moraes Rego Paiva Fernandes Júnior (CPF 524.117.291-20), Miriam Aparecida Belchior (CPF 056.024.938-16) e Nelson Henrique Barbosa Filho (CPF 009.073.727-08).
4. Unidades: Ministério da Educação, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e Fundo de Financiamento da Educação - Fies. 
5. Relatora: ministra Ana Arraes.
6. Representante do Ministério Público: não atuou.
7. Unidades Técnicas: Secretaria de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto - SecexEducação e Secretaria de Macroavaliação Governamental - Semag.
8. Representação legal:
8.1. Renata Arnaut Araújo Lepsch (OAB/DF 18.641) e outros representando Nelson Henrique Barbosa Filho e Esther Dweck;
8.2. João Antonio Sucena Fonseca (OAB/DF 35.302) e outros representando Fernando Haddad; Bruna Wills (OAB/DF 46.082) representando José Roberto de Moraes Rego Paiva Fernandes Júnior;
8.3. Bruno Espineira Lemos (OAB/DF 17.918) e outros representando Aloizio Mercadante Oliva;
8.4. Carolina Scherer Bicca (CPF 956.287.700-00) representando Miriam Aparecida Belchior;
8.5. Guilherme Lopes Mair (OAB/DF 32.261) e outros representando a Caixa Econômica Federal;
8.6. Roberto Covac (OAB/SP 93.102) e outros representando a Associação Brasileira de Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas; e outros.

9. Acórdão:
VISTO, relatado e discutido este relatório de auditoria realizada no Fundo de Financiamento da Educação - Fies com o objetivo de avaliar sua sustentabilidade, bem como a eficácia e a vulnerabilidade de seus processos de trabalho.

ACORDAM os ministros do Tribunal de Contas da União, reunidos em sessão do Plenário, ante as razões expostas pela relatora e com fundamento nos arts. 71, inciso IV, da Constituição Federal, 1º, inciso I, 43, inciso II, e 53 da Lei 8.443/1992 c/c os arts. 234, 235 e 250, inciso IV, § 1º, do Regimento Interno, em:
9.1. conhecer da denúncia e da representação tratadas nos processos apensos TCs 013.658/2015-8 e 009.110/2017-8, respectivamente, e considerá-las procedentes;

9.2. acatar as justificativas apresentadas por José Henrique Paim Fernandes no TC 013.658/2015-8 quanto ao subitem 9.1.3.1 do acórdão 3.001/2016 - Plenário;

9.3. acatar as justificativas apresentadas por Fernando Haddad, Aloízio Mercadante Oliva e José Henrique Paim Fernandes quanto aos subitens 9.1.1.1, 9.1.1.2, 9.1.1.3 e 9.1.1.4 do acórdão 3.001/2016 - Plenário;

9.4. acatar as justificativas apresentadas por Miriam Aparecida Belchior, Nelson Henrique Barbosa Filho, Célia Corrêa, José Roberto de Moraes Rego Paiva Fernandes Júnior e Esther Dweck quanto aos subintes 9.1.2.1 e 9.1.2.2 do acórdão 3.001/2016 - Plenário;

9.5. determinar à Secretaria-Geral de Controle Externo que avalie a conveniência de realizar fiscalização da sistematização e real utilização, pelos poderes Executivo e Legislativo, do anexo de análise de risco fiscal da Lei de Diretrizes Orçamentárias como instrumento de governança dos programas de governo;
9.6. dar ciência da deliberação aos responsáveis, aos Ministérios da Educação, do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e da Fazenda, à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional, à Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e à Procuradora da República Eliana Pires Rocha, em atenção ao pedido de informações objeto do processo TC 025.227/2017-3;
9.7. arquivar estes autos.

10. Ata n° 27/2018 – Plenário.
11. Data da Sessão: 18/7/2018 – Ordinária.
12. Código eletrônico para localização na página do TCU na Internet: AC-1643-27/18-P.
13. Especificação do quorum:
13.1. Ministros presentes: Raimundo Carreiro (Presidente), Walton Alencar Rodrigues, Benjamin Zymler, José Múcio Monteiro, Ana Arraes (Relatora) e Vital do Rêgo.
13.2. Ministros-Substitutos convocados: Augusto Sherman Cavalcanti, Marcos Bemquerer Costa e André Luís de Carvalho.
13.3. Ministros-Substitutos convocados com votos vencidos: Augusto Sherman Cavalcanti e André Luís de Carvalho.
13.4. Ministro-Substituto presente: Weder de Oliveira.


(Assinado Eletronicamente)
RAIMUNDO CARREIRO
(Assinado Eletronicamente)
ANA ARRAES
Presidente
Relatora


Fui presente:


(Assinado Eletronicamente)
LUCAS ROCHA FURTADO
Procurador-Geral, em exercício
CASO ENCERRADO!

A questão nunca foi ROMBO, DÍVIDAS. A questão foi mais técnica. E o TCU estava certo em avaliar a questão. Uma expansão muito forte do Programa sem as devidas precauções financeiras, deve sempre ser avaliada SIM! Explicações aceitas, punição onde cabia e encerramento do caso.

https://pesquisa.apps.tcu.gov.br/#/pesquisa/acordao-completo/1188420169.PROC/%2520/%2520

quinta-feira, 28 de março de 2019

DEPUTADA FEDERAL TABATA AMARAL MOSTRA O DEVIDO LUGAR DESSE EMBUSTE CHAMADO MINISTRO


A Deputada Federal Tabata Amaral, não passou "goga de quiabo" na cabeça do Ministro da Educação Ricardo Velez na Comissão de Educação.
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Um ministro INCOMPETENTE.

Um Ministério sem PROJETOS.

Um Ministério sem METAS.

Um Ministério sem OBJETIVOS.

Um Ministro que NÃO SABE DADOS.

Um Ministro que NÃO ESTUDOU PARA A REUNIÃO.

Um Ministério que só joga CORTINA DE FUMAÇA.

Um Ministro convidado a pedir demissão por INCOMPETÊNCIA!!

Enfim, um saco de GATOS com um rato nele e 03 cachorros latindo do lado de fora!

domingo, 24 de março de 2019

NUNCA PENSE QUE ELE NÃO SABE O QUE FAZ!! PODEM NÃO SABER EM ESTAVAM VOTANDO ISSO SIM!

Bolsonaro pode dar golpe para fechar Congresso e Supremo, diz Capelli.

 
“Nunca levei a sério a possibilidade de fechamento democrático. Mudei de opinião esta semana”, diz o articulista em mensagem ao Blog do Esmael.
BOLSONARO TEM NOÇÃO
Ricardo Cappelli*
Analistas políticos passaram os últimos dias dizendo que Bolsonaro é “louco”, “inepto”, um “sem noção”. Será? Vamos analisar os fatos com frieza.
Rodrigo Maia convida Bolsonaro para um almoço com Toffoli e Alcolumbre. O presidente aceita o convite, mas leva com ele 14 ministros.
É uma prática manjada em Brasília. Quando você não quer conversar, mas não quer ser deselegante, você enche a sala de pessoas. Se o principal projeto é a reforma da previdência, faz sentido implodir uma reunião com os comandantes do processo?
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Vamos seguir os sinais. Moro fica irritado com a decisão de Maia de adiar a análise de seu pacote anticrime. Faz cobranças. O presidente da Câmara reage chamando o ex-juiz de “funcionário de Bolsonaro” e desqualificando o “copia e cola” do ministro da Justiça.
O que faz Moro? Solta uma nota e dobra o ataque ao Congresso: “Talvez alguns entendam que o combate ao crime pode ser adiado indefinidamente, mas o povo brasileiro não aguenta mais.” Carlos Bolsonaro sai na defesa do ex-juiz e ataca Maia nas redes.
Nos EUA, o “guru” Olavo de Carvalho chama Mourão – que vinha sinalizando moderação e entendimento – de idiota. Bolsonaro leva Olavo e Bannon para reuniões na terra do Tio Sam.
Temer é preso. Segundo Bolsonaro, “acordos políticos feitos em nome da governabilidade” levaram Michel e Moreira para o xilindró.
A prisão do ex-presidente é acompanhada de uma ofensiva nas redes contra o STF. Ela foi uma evidente reação – novamente arbitrária e ilegal – da Lava Jato às suas derrotas recentes na Suprema Corte. A República de Curitiba resolveu mostrar quem manda.
Acompanhando Bolsonaro no exterior, Felipe Martins, assessor da presidência da República, é claro e direto. Defende nas redes a união da ala “anti-establishment” do governo, a mobilização popular, a “quebra da velha política” e a Lava Jato.
Surgem sinais preocupantes na caserna. Circula a informação que o ministro da Defesa, tido como moderado, resolveu condecorar o “Torquemada” Deltan Dallagnol.
A proposta de reforma da previdência dos militares é uma peça de ficção. A economia de 1 bilhão por ano é irrisória. A proposta é acompanhada de uma reorganização das carreiras, privilegiando os mais graduados. Descuido? Trapalhada?
O mercado fica apavorado com a briga de rua entre Bolsonaro e Rodrigo Maia. O “Botafogo” foi chamado de namoradinha de beicinho pelo Capitão. A crise escala. Demonizaram a política e desestabilizaram a democracia. Esperavam o quê?
O Capitão vota no Congresso? Os generais votam? O MPF vota? De quem é o dever constitucional de aprovar leis? O executivo encaminha a proposta, mas quem vota?
A derrota na previdência e o caos financeiro podem ser o “pretexto final”. Bolsonaro já disse que não gostaria de fazer a reforma. Os militares são contra. As corporações da Lava jato, elite do funcionalismo público, idem.
Que tal o desemprego subindo, a miséria aumentando e a culpa do caos ser dos políticos que só pensam nos seus próprios interesses e de ministros do STF que “vivem de soltar corruptos”?
A aliança entre a turma Olavo-Bannon, militares e Lava Jato está emparedando o STF e o Congresso. Rodrigo Maia parece iludido. Ainda não percebeu que ele e seus amigos do Centrão são os inimigos, os próximos na fila do Dr. Bretas.
Se a reforma não passar, a aliança entre o mercado e os grandes grupos de mídia vai tentar derrubar Bolsonaro. O Capitão vai reagir. Pode até cair descartado como excesso indesejável, mas nenhum país resiste a tanta instabilidade.
Ficando ou caindo, diante do caos, as condições para um fechamento democrático estarão dadas.
Quem empurrou o Brasil para esta situação talvez não tivesse noção do que fazia. Bolsonaro está sendo coerente. Tem noção do que faz. Veio para destruir um sistema político definido como “velho e podre” por Merval Pereira e sua trupe..
A gravidade do momento exige que liberais e socialistas, democratas e ativistas de todas as matizes sentem e conversem. A democracia está derretendo no Brasil.
*Ricardo Cappelli é jornalista e secretário de estado do Maranhão, cujo governo representa em Brasília. Foi presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) na gestão 1997-1999.
CRÉDITOS:
https://www.esmaelmorais.com.br/2019/03/bolsonaro-pode-dar-golpe-para-fechar-congresso-e-supremo-diz-capelli/