domingo, 7 de abril de 2019

PARA QUÊ TANTA GANÂNCIA E AMBIÇÃO SE NO CAIXÃO NÃO LEVA NADA NÃO!


...SE O FINAL É NORMAL PRÁ QUÊ CORRER?...

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...PRÁ QUÊ TANTA GANÂNCIA E CORRERIA SE NINGUÉM VEIO AQUI PARA FICAR?...

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terça-feira, 2 de abril de 2019

QUANDO A CANALHICE EXTRAPOLA OS LIMITES, A JUSTIÇA VAI LÁ SE SOBREPÕE À TORPEZA DA ESPERTEZA!

GÊMEOS IDÊNTICOS MONOZIGÓTICOS VÃO PAGAR PENSÃO PARA CRIANÇA.



Por possuírem CÓDIGO GENÉTICO IGUAL, um dos irmãos quis negar a paternidade da criança gerada, como a ciência no momento não consegue ir além do DNA para identificar a paternidade o juiz determinou que a criança tenha o nome dos dois pais na certidão de nascimento na condição de pais e paguem as referidas pensões.

Um caso semelhante ocorreu no EUA em 2007, porém, lá a mãe sabia com qual gêmeo tinha se relacionado. A Suprema Corte Americana acatou o indicativo da mãe. Já que pelos exames, não era possível identificar.

Para se term um exame mais detalhe de DNA, é necessário analisar 3 bilhões de "letrinhas" do DNA, você morre e não consegue o resultado. 

Os resultados de DNA, sempre apontarão 99,99% de CERTEZA, NUNCA 100% DE VERDADE.

Mas, não adianta querer fugir: a justiça sempre dará um jeitinho de enquadrar o espertinho!!

segunda-feira, 1 de abril de 2019

ENEM ABRE HOJE 1º DE ABRIL PERÍODO PARA PEDIDO DA TAXA DE INSCRIÇÃO. PRAZO TERMINA DIA 10 DE ABRIL.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), terão direito à gratuidade:
  • estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública;
  • candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Em todos esses casos listados acima, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada. Informar dados falsos pode acarretar a eliminação no exame.
Aqueles que pleitearem a isenção saberão do resultado em 17 de abril, no site do Enem. É importante lembrar que, mesmo conseguindo esse benefício, o candidato não estará inscrito automaticamente no Enem. Ele precisará, assim como os demais, fazer a inscrição regular.

Justificativa de ausência

Caso o estudante tenha conseguido a isenção em 2018 e faltado aos dois dias de prova, precisará justificar sua ausência entre as 10h do dia 1º de abril às 23h59 do dia 10 de abril, na página oficial do Enem. Neste link, há a lista de documentos aceitos para comprovar a necessidade de ter faltado à prova. Caso a justificativa seja recusada ou sequer informada, o candidato terá de pagar a taxa de inscrição em 2019.

Inscrições

As inscrições para o Enem deverão ser feitas de 6 a 17 de maio.
Aqueles candidatos que precisarem pagar a taxa de inscrição deverão quitá-la entre os dias 6 e 23 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios.

Estrutura da prova

No primeiro dia de prova, em 3 de novembro, serão aplicadas as provas de:
  • linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.
  • duração: 5h30
No segundo domingo, dia 10 de novembro, será a vez das questões de:
  • ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
  • duração: 5h

Novidades na edição de 2019

Nesta edição do exame, os lanches levados pelos candidatos serão revistados. Além disso, haverá as seguintes novidades:
  • novo sistema de inscrição;
  • inclusão opcional de foto na inscrição;
  • espaço com linhas para rascunho da redação;
  • espaço para cálculos no final do caderno de questões;
  • surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar, na inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.

Calendário

  • Pedido de isenção: 1º a 10 de abril
  • Justificativa de ausência no Enem 2018: 1º a 10 de abril
  • Resultado da solicitação de isenção: 17 de abril
  • Solicitação de recursos caso a isenção seja negada: 22 a 26 de abril
  • Pedido de atendimento especial: 6 a 17 de maio
  • Pedido de uso de nome social: 20 a 24 de maio
  • Pagamento da taxa de inscrição: 6 a 23 de maio
  • Inscrições: 6 a 17 de maio
  • Provas: 3 e 10 de novembro
  • Gabarito: 13 de novembro
  • Resultado individual: janeiro de 2020
Fonte: G1
Fonte:

AVALIAÇÃO DO GOVERNO PELOS DEPUTADOS FEDERAIS VAI PELO RALO!


GOVERNO BOLSONARO PODE TER ACABADO SEM TER COMEÇADO!
Jair Bolsonaro e Flávio Bolsonaro
Wilson Dias Agência Brasil

a

A avaliação de ótimo somado a bom, bateu 28,43% em março. Em fevereiro era 39,45%. 

Já péssimo ou ruim cresceu e bateu 33,95% em março. Em fevereiro era 22,95%.



c

A reforma da previdência parece que vai pelo RALO também. Assim demonstra o gráfico acima.

FONTE:

Para o Senador Renan Calheiros, se a reforma da previdência não passar, o governo acabou.


E está certo. Até o ministro Paulo Guedes já disse que pega o boné. Afinal, a missão dele no governo é só está. O mercado(quem é ele? CPF, endereço...???) quer esse nicho de fundo de pensões ainda pouco explorado pela iniciativa privada.

FONTE:


domingo, 31 de março de 2019

PROFESSOR ALAN AZEVEDO PEREIRA DOS SANTOS, LANÇA O: ATLAS SOCIOECONÔMICO LITORAL SUL DA BAHIA.


Em linhas gerais, um “Atlas” consiste num conjunto organizado de mapas, concebido para representar um determinado espaço geográfico e tratar de um ou de diversos temas. Neste caso, o espaço representado é o Litoral Sul da Bahia e as condições socioeconômicas são o tema geral do trabalho que se estrutura em quatro grandes capítulos, 70 mapas, 23 gráficos e 20 quadros estatísticos.

O Litoral Sul é um dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. É o maior território em número de municípios, 26 no total, e abrange uma área de 14.664,7 km² cercada de beleza natural ímpar e de um passado de formação socioespacial ligado intrinsecamente à expansão da economia cacaueira. Sua população residente, em 2010, era de 772.683 habitantes, correspondente a 5,5% da população baiana. Em 2015, foi responsável por 4,5% do PIB da Bahia – ou R$ 11 bilhões em valores correntes –, figurando como o quinto maior território de identidade no que se refere à agregação de valor ao PIB baiano.


Em “Atlas Socioeconômico Litoral Sul da Bahia”, o professor Alan Azevedo procura desvelar a complexidade inerente às relações que envolvem o desenvolvimento econômico desse território. Os leitores têm acesso a uma série de mapas temáticos e de sínteses estatísticas, que permitem visualizar e entender o novo perfil demográfico regional, seus indicadores sociais, a dinâmica recente dos nascimentos, a economia, as finanças públicas municipais, o impacto econômico da previdência social, o mercado de trabalho formal, dentre outros temas. Trata-se, portanto, de uma referência essencialmente prática para uso de grupos, comunidades e instituições, públicas e privadas. Sendo um farto material para deslanchar nos municípios a elaboração dos seus Anuários Estatísticos.



Na sociedade da Revolução Industrial 4.0, informação é matéria-prima para tomada de decisões. A produção de dados, sua sistematização e interpretação dos mesmos são fundamentais. O capital não toma decisões sem está muito bem informado de tudo que envolve seu investimento e um Atlas Socioeconômico e um Anuário Estatístico Municipal são ferramentas básica para o capital financeiro definir investimentos.




Publicado pela Editora Via Litterarum e disponibilizado para download gratuito, o e-book Atlas Socioeconômico Litoral Sul da Bahia tem como principal objetivo provocar reflexões e servir de farta matéria-prima para a realização de novos estudos sobre o Litoral Sul da Bahia; o Atlas é, no fundo, um convite ao trabalho – trabalho tão necessário para geógrafos, economistas, administradores, cientistas sociais e outros especialistas da região.

Segundo seu autor, o objetivo agora é buscar apoiadores para o financiamento da versão impressa do Atlas. Em formato físico, a publicação constituirá um excelente recurso para o meio educacional do território; por meio dele o professor terá um amplo quadro de referência material para subsidiar suas aulas e os estudantes, um abrangente documento para leituras, consultas, reflexões e trabalhos de pesquisa sobre a realidade em que vivem.




Sobre o autor                                                                                                                                                                                                 Alan Azevedo Pereira dos Santos, natural do município de Itabuna, BA, cursou o ensino fundamental II e médio no Colégio Dona Amélia Amado, atual CIEI(Complexo Integrado de Educação de Itabuna), possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Santa Cruz e especializações em Ensino de Geografia e Planejamento de Cidades pela mesma instituição. É autor dos Diagnósticos de Violência e Criminalidade dos Municípios de Itabuna e Ilhéus (publicados em 2012). 

Em parceria com o historiador Aurélio Schommer, publicou em 2014 o livro Mundo do Futebol: Copa no Brasil, editado pela Via Litterarum. 

Entre 2013 e 2017, assinou uma série de diagnósticos socioeconômicos de municípios baianos pela Gasparetto Pesquisa e Estatística. 

Atualmente é professor de Geografia da rede estadual de ensino da Bahia, com atuação no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães em Itabuna-BA.


sexta-feira, 29 de março de 2019

CONCURSO DE DESENHO PARA A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A imagem pode conter: texto




Cronograma

DatasAtividades
28/03/2019Abertura das inscrições e envio dos desenhos
06/05/2019Encerramento das inscrições e envio dos desenhos
07/05/2019Início da Fase de Análise e Avaliação
06/06/2019Término da Fase de Análise e Avaliação
10/06/2019Divulgação dos 10 desenhos classificados para votação popular
10/06/2019Início da Votação Popular
21/06/2019Final da Votação Popular
28/06/2019Previsão da divulgação dos resultados
EDITAL DO III CONCURSO DE DESENHOS PARA ESCOLHA DA IDENTIDADE VISUAL DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - EDIÇÃO 2019

O presente concurso, organizado pelo Museu Itinerante Ponto UFMG em parceria com a Coordenação-Geral de Popularização da Ciência, da Assessoria Especial de Assuntos Institucionais, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem por objetivo selecionar e premiar o desenho que será utilizado para a criação da identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 (SNCT 2019), como forma de estímulo à criatividade, à divulgação e à popularização da ciência no Brasil.

1. Da Finalidade
O certame visa selecionar o desenho que será utilizado como base para a criação da Identidade Visual do evento Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Edição 2019. Para isto, serão selecionados os primeiros 10 (dez) desenhos para participar da exposição na galeria do site da SNCT 2019. Dentre eles, o desenho vencedor constituirá a marca (identidade visual) da SNCT 2019 a ser utilizada nos documentos, mídias, portais, materiais gráficos, entre outros.
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http://snct.museu.cp.ufmg.br/index.php/edital-2019


CNPq CONCEDE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA AOS ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO QUE FORAM CAMPEÕES DA FEIRA DE CIÊNCIAS DA BAHIA(FECIBA) 2018.

PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA REALIZA ABERTURA DO ANO DE 2019, ENTREGANDO ATRAVÉS DO CNPq 20 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR .


Subsecretário de Educação atento a exposição do Projeto: Caminhão Bombeiro, município de Sobradinho.






O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (ICJ/CNPq) concedeu, nesta quarta-feira (27), 20 bolsas de iniciação científica para estudantes da rede estadual de ensino, durante a Mostra da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Matemática da Bahia (FECIBA), que está sendo promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), no Instituto Anísio Teixeira (IAT). As bolsas irão contribuir para que os estudantes ampliem os projetos de iniciação científica, que estão sendo realizados no âmbito do projeto Ciência na Escola e que foram escolhidos pelo grande alcance e relevância social.


         
O subsecretário Danilo Souza, que representou o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, na atividade, falou sobre a vinculação dos projetos com a realidade dos estudantes e com os locais onde eles vivem. “Chego aqui e tomo um banho de criatividade, beleza e sensibilidade dos nossos estudantes. É uma energia criativa incrível.  Estou muito orgulhoso do potencial dessa juventude e de seus educadores. Podemos ver que a Ciências é mesmo um elemento importante para a construção da escola cidadã. As feiras de Ciência, a ideia de empreendedorismo e as soluções que esses jovens encontram para os problemas locais de forma contextualizada me chamaram muito a atenção. Não é a pesquisa pela pesquisa ou o exercício de um método científico, mas principalmente o pensar a sua comunidade, os problemas que ela tem e a solução prática. Isso é a grande marca do que vi nos experimentos”.


Empolgados com a possibilidade de aprimorarem seus trabalhos, os estudantes selecionados à bolsa oferecida pelo CNPq falaram sobre seus planos futuros. Uma das contempladas, Amanda Suiane Souza, 16, do Colégio Estadual Getúlio Vargas, no município de Casa Nova, falou sobre o seu contentamento com a oportunidade de dar seguimento ao projeto Pomada cicatrizante da casca de jurema. “Estou muito feliz por este reconhecimento e vai ser uma chance de aprimorarmos mais o nosso trabalho, que considero relevante, especialmente para a população diabética, que tem dificuldade na cicatrização de feridas por conta da doença. Então, nosso objetivo, a partir de agora, será potencializar a comercialização da pomada”, comemora a estudante, autora do trabalho junto ao colega Ícaro da Silva.







Outras atividades 

Dentro da programação do último dia da mostra do Ciência na Escola, professores e estudantes participaram das oficinas de formação do Instituto Alana e do Museu Virtual da Bata do Feijão. Membro do Alana, André Gravatá explicou que o instituto paulista atua com o intuito de fortalecer, no Brasil, uma rede de pessoas que cuidem da Educação com um novo olhar, dando visibilidade para ações protagonizadas por crianças e jovens que estão transformando as suas realidades. “O Criativos na Escola, um dos nossos programas, é conectado à prática do protagonismo juvenil e, em parceria com a SEC, por meio do Ciência na Escola, promove formações e conta a histórias de trabalhos interessantes, como é o caso do projeto ‘Da Escola para o Mundo’, do Colégio Estadual Deputado Eduardo Magalhães, em Alagoinhas”.



A professora orientadora do referido projeto, Lourdes Ramos, fala sobre a importância do trabalho que vem sendo realizado na unidade escolar há dois anos.  “Fomos premiados pelo Criativos na Escola, do Instituto Alana, e quando isto aconteceu foi um divisor de águas na nossa escola. O ‘Da Escola para o mundo’ teve como objetivo melhorar a autoestima dos alunos. Para isto, abrimos a escola nos sábados e domingos e começamos a realizar atividades de autoconhecimento, dinâmicas de entrosamento e desafios. O resultado é que, hoje, temos uma comunidade escolar com a autoestima elevada e um grupo de pesquisa formado por estudantes”, relatou a educadora.





Ministrada pelo professor da rede estadual e pesquisador da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Erisvaldo Souza, a oficina do Museu Virtual da Bata do Feijão trouxe para os participantes o ritual da bata do feijão (retirada da casca), feita por comunidades rurais de Feira de Santana. “Estamos com uma proposta de criar soluções pedagógicas, com o auxílio da tecnologia digital, para preservar, difundir e conservar as práticas sociais das comunidades. Começamos com a Bata do Feijão, na região de Feira, que é uma prática historicamente primitiva na qual as pessoas fazem uma cerimônia para agradecer ao divino pela colheita. Tudo isto estava se perdendo. Daí criamos o museu virtual da Bata do Feijão (museuvirtualdabatadofeijao.com.br) e aqui mostramos aos professores como esta ferramenta tecnológica pode ser usada para auxiliar sua prática pedagógica, de forma transversal”.


Relação de projetos contemplados com bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq.

Projeto: DEUSES DO OLIMPO
Professora orientadora: Tânia dos Santos
Estudantes: Wilianda Gomes e Gabriel Barreto
Unidade: CETEP – Alagoinhas - NTE 18

Projeto: COMO NOSSO BERIMBAU COMEÇOU A TOCAR
Professora orientadora: Elizabeth Silva e Núbia Letícia
Estudantes: Isla Lima e Mirella Silva
Unidade: Colégio Estadual Domingos Barros de Azevedo – Conceição de Jacuípe

Projeto: OLÉO DE LICURI: UMA ALTERNATIVA BARATA E SUSTENTÁVEL
Professora orientadora: Clediane Amorim
Estudantes: Jefferson Santos e Maiara Couto
Unidade: Colégio Estadual Lauro Farani – Itaberaba

Projeto: POMADA CICATRIZANTE DA CASCA DA JUREMA PRETA
Professora orientadora: Iraneide Gomes
Estudantes: Amanda Suiane Souza e Ícaro da Silva
Unidade: Colégio Estadual Getúlio Vargas – Casa Nova

Projeto: REPENSANDO O JARDIM DOS ORIXÁS
Professora orientadora: Cecília de Oliveira
Estudantes: Israel dos Santos; Cássia Silva e Helen Maciel
Unidade: Colégio Estadual João Durval Carneiro – São Gabriel/Irecê

Projeto: LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE BORBOLETAS DO DISTRITO DE IBITIRA - RIO ANTÔNIO
Professora orientadora: Lucineide Vieira
Estudantes: Amanda Moreira e Márcia Barbosa
Unidade: Colégio Estadual Professora Lia Publio Castro - Caetité

Projeto: CANUDOS EM VERSOS
Professora orientadora: Maria Betânia de Carvalho
Estudantes: Anny Varjão e Evani Oliveira
Unidade: Colégio Estadual Luís Cabral - Canudos

Projeto: FEIRA LIVRE DE ITABERABA MANEJO, HIGIENE E PROFILAXIA DOS ALIMENTOS
Professor orientador: Alessandro dos Santos
Estudante: Ana Rita Santana
Unidade: CETEP – Itaberaba

Projeto: RAÇÃO DE BAIXO CUSTO PARA CÃES ABANDONADOS EM CASA NOVA
Professora orientadora: Andrea Castro
Estudantes: Emily Pereira da Conceição e Íris Silva
Unidade: Centro Educacional Antonio Honorato – Casa Nova

Projeto: PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO CONTROLE DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI
Professor orientador: Rodrigo Oliveira
Estudantes: Mailla Silva e Beatriz Almeida
Unidade: Colégio Estadual Professor Carlos Valada – Feira de Santana


FONTE:
http://estudantes.educacao.ba.gov.br/node/31036