terça-feira, 25 de agosto de 2020

O ESTADO DE PERNAMBUCO PROMOVE A PRIMEIRA FEIRA DE CIÊNCIAS PARA ESCOLAS ESTADUAIS DO SERTÃO CENTRAL! VENHAM PARTICIPAR! INSCREVAM SEUS PROJETOS!

 

I Ciência Jovem Sertão Central

A feira de Ciências Intitulada Ciência Jovem Sertão Central, é um evento regional, realizado pela GRE Sertão Central, em parceria com o Espaço Ciência, responsável pelo evento Estatual que já ocorre a 26 anos em Recife/Olinda. Esse ano será a primeira vez que o evento ocorrerá na nossa região, e terá trabalhos das 27 Escolas Estaduais que são atendidas da GRE, nas diversas categorias de estudantes, que vão do 6° ao 9° ano do Ensino fundamental, 1° a 3° ano do Ensino médio, EJA, Ensino Profissionalizante e subsequente e Educação especial. O evento também terá categoria Professor pesquisador,para Professores de todas as modalidades que realizam trabalhos nas escolas que atuam. A primeira edição da Feira irá acontecer totalmente online, pensando no bem estar dos participantes no enfrentamento da Pandemia da COVID-19.

As inscrições iniciaram no dia 17 de Agosto de vão até dia 18 de Setembro. A Ciência Jovem Sertão Central irá acontecer entre os dias 17 a 23 de Outubro, será transmitida ao vivo, via plataformas digitais como YouTube ou Google Meet.

Informações da GRE-Sertão Central(Salgueiro)

Dúvidas Entrar em contato com o e-mail

feiracienciajovemsertaocentral@gmail.com

Ou através das Redes Sociais do evento.

sábado, 22 de agosto de 2020

ATENÇÃO AO PRAZO: MATRÍCULAS PARA WEBMINICURSOS DA 72ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC SE ENCERRAM EM UMA SEMANA

 72ª Reunião Anual SPBC

Os interessados podem se inscrever até 28 de agosto para os cursos que serão realizados na primeira semana de setembro. Participe!

Os interessados em participar dos WEBMinicursos da 72ª Reunião Anual da SBPC que serão realizados na primeira semana de setembro têm até o dia 28 de agosto para se inscreverem.

A programação conta com atividades como, por exemplo, “Luz, sua natureza, interação com a matéria e aplicações”, “Como preparar, avaliar, publicar e divulgar um artigo científico”, “Boatos, mentiras, desinformação e ciência”, e “Ciência empreendedora: levando sua pesquisa da bancada para o mercado”.  

Os WEBMinicursos contarão com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas de 31 de agosto a 08 de setembro, e a última ao vivo, pelo Moodle, será realizada em data específica, na semana de 09 a 11 de setembro. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas e à aula ao vivo.

Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC será realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nas primeiras semanas dos próximos meses: de 1º a 4 de setembro; de 6 a 9 de outubro; de 3 a 6 de novembro; e de 1º a 4 de dezembro de 2020.

A programação científica será composta por painéis, mesas redondas e conferências, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube. O evento contará ainda com sessão de pôsteres e, nos sábados de cada mês, serão realizadas atividades da SBPC Jovem e do Dia da Família na Ciência, com atrações para todas as idades.

Os WEBMinicursos também serão ofertados todos os meses, com assuntos de diversas áreas do conhecimento. Os interessados poderão se inscrever em até três minicursos por ciclo.

Programação científica (atividades transmitidas ao vivo, pelo canal da SBPC no YouTube):
Conferências, Painéis e Mesas-Redondas
1º a 4 de setembro
6 a 9 de outubro
3 a 6 de novembro
1º a 4 de dezembro.

WEBMinicursos – Com seis horas de aulas gravadas e duas horas ao vivo.
A transmissão será pelo sistema Moodle e Zoom. Haverá taxa de matrícula e o acesso será pelo Módulo dos inscritos.


Jornal da Ciência

SBPC

Lista dos minicursos


Mais informações no site do evento: 

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

ITABUNA: SEM LEITOS DE UTI PARA O COVID-19. UM ALERTA AOS MUNICÍPIOS QUE PACTUAM SAÚDE COM ITABUNA E NÃO POSSUEM LEITOS DE UTI!

ITABUNA CONFIRMA 226 CASOS DE CORONAVÍRUS EM 24H E FICA SEM VAGA DE UTI

O município de Itabuna confirmou mais 226 novos casos de coronavírus (Covid-19) em 24 horas e encerra a noite deste domingo (16) com todas as vagas de UTI para pacientes vítimas da covid-19 ocupadas, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O número de infectados pela covid-19 em Itabuna desde o início da pandemia eram 7.213 ontem (15). Hoje, o total de infectados saltou para 7.439. São 3.982 pacientes em recuperação e 3.290 curados da doença, conforme critérios da SMS.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, todos os 33 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes vítimas do coronavírus, incluindo os pediátricos, estão ocupados em Itabuna. A rede inclui os leitos de UTI dos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, ambos da Santa Casa, e Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), mantido pelo município.

As quatro vagas de leitos de atendimento Semi-Intensivo também estão com pacientes internados. Outros 58 pacientes estão internados em leitos clínicos (enfermaria), destinados a casos menos graves de covid-19. Há somente 11 leitos clínicos disponíveis. É o pior quadro já enfrentado por Itabuna desde o início da pandemia. O município registrou até agora um total de 167 óbitos pela covid-19.

FONTE: Blog Pimenta

segunda-feira, 27 de julho de 2020

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE RETOMADA DO ANO LETIVO

Início

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, o Governo do Estado da Bahia vem tomando todas as providências para salvar vidas humanas e proteger a população, sempre em conformidade com as orientações da Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), de médicos e da comunidade científica nacional e internacional.
 
Desta forma, a Secretaria da Educação da Bahia (SEC) vem a público reafirmar o compromisso inquebrantável com a preservação das vidas dos estudantes, professores, gestores e servidores, ao passo em que informa o que se segue.
 
- O retorno às aulas ainda não está definido;
 
- As aulas só serão retomadas em condições de segurança, em consonância com o restante do país e seguindo as melhores práticas e experiências do mundo, de forma segura e sustentável;
 
- A definição do momento do retorno às aulas se dará a partir da indicação das autoridades de Saúde do Governo do Estado, no tempo adequado e seguindo os protocolos de segurança;
 
- Os protocolos de segurança e o calendário de retorno às aulas serão debatidos com entidades e instituições pertinentes (UPB, UNDIME, UNCME, SINPRO, APLB, SINEPE, Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia, Fórum Estadual da Educação, Fórum de Gestores e universidades públicas e privadas, além de representações estudantis, seguindo a prática do diálogo, da colaboração e da construção coletiva.
 
- A Secretaria da Educação do Estado da Bahia adverte sobre a disseminação de notícias falsas. Um fragmento de documento interno, retirado de seu contexto, está sendo usado para desinformar a população, criando a falsa ideia de retorno iminente às aulas. Tal documento, um exercício meramente hipotético de calendário feito com os professores para construir, conjuntamente, as “Trilhas do Saber”, traz expressamente o aviso de que “até que os indicadores de monitoramento da COVID-19 se estabilizem no Estado, não há previsão de retorno” - trecho omitido propositadamente para induzir os leitores a erro. 
 
Por fim, a SEC reafirma que o Governo da Bahia continua trabalhando para salvar vidas, ao tempo em que conclama a população a permanecer em suas casas e, se precisar sair, que use máscaras, mantendo o distanciamento e as medidas de proteção necessárias.

Com informação:

quarta-feira, 22 de julho de 2020

PROFESSORES APRESENTAM PROJETOS SOBRE A ÁGUA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM LIVE PROMOVIDA PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA


Professores da rede estadual de ensino participaram, nesta quarta-feira (22), de uma live sobre o tema "Sequência didática na prática: aplicação colaborativa da SD: Água, recurso infinito?", transmitida no YouTube, no canal do Instituto Anísio Teixeira (IAT). 

A atividade integra uma série de lives do projeto "EducAção ComVIDA: arte, cultura, esporte, saúde, ciência e educação ambiental e saúde na escola", que tem o objetivo de estabelecer, a partir de temas semanais, um diálogo com a rede de Educação do Estado, incluindo professores, estudantes, família e demais profissionais de área. 
 
A professora de Biologia e Iniciação Científica, Cida Nunes, que ensina no Colégio Estadual Vila São Joaquim, em Sobradinho, compartilhou a sua experiência com um projeto exitoso desenvolvido de forma interdisciplinar. "Dialoguei sobre o projeto 'Uso racional da água para produção de alimentos', que foi realizado a partir de uma visita à uma estação de tratamento de água. Esse projeto demostra a possibilidade de produção de alimentos para consumo e venda do excedente, no qual envolve conteúdos de Matemática, sustentabilidade e tecnologia", relatou, destacando que o projeto foi premiado na Feira Baiana de Matemática, na Feira Nacional de Matemática e, também, teve destaque na Feira Internacional Ciência Jovem.  
 
O professor de Física, Thalisson Andrade Mirabeau, do Colégio Estadual de Pau da Lima, em Salvador, contextualizou a temática da água na disciplina. "Dentro da Física, podemos aproveitar o contexto para abordar a importância da água como uma substância termoreguladora do nosso planeta e destacar as características físicas que dão a ela este papel. 

A água é o material que possui o segundo maior calor específico que se tem conhecimento, só perdendo para a amônia. É mais difícil elevar ou reduzir a temperatura de corpos feitos de água ou que a contenham. Esta característica nos permite discutir até os efeitos climáticos da continentalidade e maritimidade e explicar o porquê das regiões litorâneas possuírem pequena amplitude térmica. Enfim, as possibilidades de discussões que o tema permite, dentro da Física, são inúmeras". 
 
Já o professor de Língua Portuguesa, Eliudson Sousa, do Complexo Integrado de Educação (CEI) de Itabuna, abordou sobre gêneros textuais. "Na live, tive a oportunidade de sugerir um trabalho interdisciplinar, entre áreas do conhecimento distintas, na perspectiva do uso dos gêneros textuais como elemento integrador dos conteúdos abordados. O gênero textual permite tal abordagem, uma vez que compreende as práticas de linguagem desenvolvidas no contexto discursivo, o que perpassa qualquer disciplina escolar. Na escola, é possível, portanto, estudar os gêneros contidos na Sequência Didática em questão, tanto nas aulas de Biologia, como nas de Português, por exemplo".
 
A live também contou com as participações dos professores Jorman dos Santos, do Colégio Estadual Enedina Olinda, localizado em Buerarema; Margarete Araújo, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Tecnologia da Informação Alvaro Melo Vieira, em Ilhéus; Marília Fontes, vice-diretora do Colégio Estadual de Pau da Lima, em Salvador; Lázaro Lima, do Colégio Estadual de Vila de Abrantes, em Camaçari; e Luiz Carlos Ribeiro, do Complexo Integrado de Educação de Itabuna (CIEI).

A execução da Sequência Didática, foi feita em três etapas:

1- Apresentação teórica da SD;

2- Execução do experimento existente na SD. Mostrando em primeiro plano que é possível realizar experimentos de iniciação científica em sala de aula com recursos simples;

3- Diálogos interdisciplinares: professores de componentes curriculares diversos, apresentaram suas possibilidades de interdisciplinaridade a partir de um único tema.

Com colaboração:




segunda-feira, 20 de julho de 2020

MINISTRO DA EDUCAÇÃO TESTOU POSITIVO PARA COVID-19. VOTAÇÃO DO FUNDEB ADIADA PARA AMANHÃ!

Milton Ribeiro, pastor vai assumir o MEC
Foto Reprodução

O recém-empossado ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou nesta segunda-feira, 20, que contraiu o novo coronavírus. Em publicação no Twitter, ele informou que está “medicado”, sem detalhar o tratamento, e que vai trabalhar remotamente.

A notícia vem em semana decisiva para a educação no Congresso Nacional, que começa hoje a discutir a PEC 15/15 para renovar e ampliar o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O fundo financia 60% da educação brasileira.

Após um ano e meio de discussões, o governo apresentou de supetão no último sábado, 18, uma proposta alternativa àquela que vem sendo debatida no parlamento há pelo menos cinco anos.

Mais cedo, aliados do presidente tentaram adiar a votação na Câmara dos Deputados para a semana que vem, argumentando a necessidade de participação do novo ministro da Educação. Por hora, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), adiou a votação para amanhã. 

Exame

domingo, 19 de julho de 2020

QUANDO A CIÊNCIA NÃO É OUVIDA, RESTAM: A SORTE, A FÉ E A ESPERANÇA DE SE TER EM MÃOS UM BILHETE PREMIADO.





“Apesar de amplamente divulgado, o alerta de entidades científicas catarinenses e brasileiras contra o uso da ivermectina na prevenção da covid-19 não foi suficiente para impedir o uso descontrolado desse vermífugo por parte da população de Santa Catarina”, apontam André Ramos, secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Santa Catarina (SBPC-SC), e Guilherme Pasetto Fadanni, pesquisador do Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos


Apesar de ter sido amplamente divulgado, via imprensa e redes sociais, um alerta de entidades científicas contra o uso da Ivermectina na prevenção da covid-19, em um manifesto (veja link do documento original abaixo) assinado por diversas entidades catarinenses e brasileiras, incluindo a Sociedade Brasileira de Virologia (SBV), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Regional de SC (SBPC-SC), além de Programas, Departamentos e Núcleos de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a propaganda irresponsável feita por alguns médicos e gestores públicos teve efeito ainda mais forte do que o argumento científico e da razão.

O resultado observado foi uma corrida às farmácias e um consumo descontrolado e em massa do medicamento para vermes em Santa Catarina.

Um fato omitido (propositalmente ou por desconhecimento) pelos médicos e gestores públicos que alardeiam os efeitos supostamente inibitórios do vermífugo Ivermectina na multiplicação do vírus SARS-CoV-2, é que esse efeito, observado somente in vitro (ou seja, fora de um organismo animal ou humano) ocorre em doses muito mais altas do que aquelas toleradas por seres humanos.

No entanto, há uma informação ainda mais relevante que está sendo escondida nessa propaganda desesperada: é o fato de que em pesquisas por novos medicamentos, as chances de que uma droga que teve um novo efeito verificado in vitro, venha a confirmar esse efeito terapêutico quando for testado em pessoas reais (em um processo que envolve longas pesquisas clínicas chamadas de Fases I, II e III), é ínfimo.

Podemos estimar que uma porcentagem muito pequena (algo em torno de 1%) dos fármacos que forneceram resultados promissores in vitro (fora de animais ou de pessoas), chegará um dia a ser usada para tratar pacientes humanos.

Dito de outra maneira, considerando-se uma droga candidata como a Ivermectina, que forneceu resultados promissores em um estudo in vitro, podemos inferir que ela tem uma probabilidade em torno de 99% de nunca vir a ter sua eficácia e segurança comprovadas para tratar Covid-19 em humanos, restando apenas algo em torno de 1% de esperança para seus usuários de que ela realmente venha a ter algum efeito desejado.

Isso ocorre porque, entre os efeitos observados in vitro e aqueles desejados clinicamente, há uma infinidade de fatores a serem superados e demonstrados cientificamente, como a forma de administração, o espectro de doses, a absorção da droga, sua farmacocinética, sua farmacodinâmica, sua eficácia, sua toxicidade, suas interações medicamentosas e, enfim, seus efeitos adversos em humanos.

Quando a Ciência não é ouvida, restam: a sorte, a fé e a esperança de se ter em mãos um bilhete premiado

Leia na íntegra o manifesto dos cientistas de 7 de julho de 2020:

Jornal da Ciência

Assista reportagem do Jornal do Almoço -NSC(SC):

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Sobre os autores:

André Ramos (PhD) é secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Santa Catarina (SBPC-SC)

Guilherme Pasetto Fadanni, pesquisador do Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP)