quarta-feira, 22 de julho de 2020

PROFESSORES APRESENTAM PROJETOS SOBRE A ÁGUA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM LIVE PROMOVIDA PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA


Professores da rede estadual de ensino participaram, nesta quarta-feira (22), de uma live sobre o tema "Sequência didática na prática: aplicação colaborativa da SD: Água, recurso infinito?", transmitida no YouTube, no canal do Instituto Anísio Teixeira (IAT). 

A atividade integra uma série de lives do projeto "EducAção ComVIDA: arte, cultura, esporte, saúde, ciência e educação ambiental e saúde na escola", que tem o objetivo de estabelecer, a partir de temas semanais, um diálogo com a rede de Educação do Estado, incluindo professores, estudantes, família e demais profissionais de área. 
 
A professora de Biologia e Iniciação Científica, Cida Nunes, que ensina no Colégio Estadual Vila São Joaquim, em Sobradinho, compartilhou a sua experiência com um projeto exitoso desenvolvido de forma interdisciplinar. "Dialoguei sobre o projeto 'Uso racional da água para produção de alimentos', que foi realizado a partir de uma visita à uma estação de tratamento de água. Esse projeto demostra a possibilidade de produção de alimentos para consumo e venda do excedente, no qual envolve conteúdos de Matemática, sustentabilidade e tecnologia", relatou, destacando que o projeto foi premiado na Feira Baiana de Matemática, na Feira Nacional de Matemática e, também, teve destaque na Feira Internacional Ciência Jovem.  
 
O professor de Física, Thalisson Andrade Mirabeau, do Colégio Estadual de Pau da Lima, em Salvador, contextualizou a temática da água na disciplina. "Dentro da Física, podemos aproveitar o contexto para abordar a importância da água como uma substância termoreguladora do nosso planeta e destacar as características físicas que dão a ela este papel. 

A água é o material que possui o segundo maior calor específico que se tem conhecimento, só perdendo para a amônia. É mais difícil elevar ou reduzir a temperatura de corpos feitos de água ou que a contenham. Esta característica nos permite discutir até os efeitos climáticos da continentalidade e maritimidade e explicar o porquê das regiões litorâneas possuírem pequena amplitude térmica. Enfim, as possibilidades de discussões que o tema permite, dentro da Física, são inúmeras". 
 
Já o professor de Língua Portuguesa, Eliudson Sousa, do Complexo Integrado de Educação (CEI) de Itabuna, abordou sobre gêneros textuais. "Na live, tive a oportunidade de sugerir um trabalho interdisciplinar, entre áreas do conhecimento distintas, na perspectiva do uso dos gêneros textuais como elemento integrador dos conteúdos abordados. O gênero textual permite tal abordagem, uma vez que compreende as práticas de linguagem desenvolvidas no contexto discursivo, o que perpassa qualquer disciplina escolar. Na escola, é possível, portanto, estudar os gêneros contidos na Sequência Didática em questão, tanto nas aulas de Biologia, como nas de Português, por exemplo".
 
A live também contou com as participações dos professores Jorman dos Santos, do Colégio Estadual Enedina Olinda, localizado em Buerarema; Margarete Araújo, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Tecnologia da Informação Alvaro Melo Vieira, em Ilhéus; Marília Fontes, vice-diretora do Colégio Estadual de Pau da Lima, em Salvador; Lázaro Lima, do Colégio Estadual de Vila de Abrantes, em Camaçari; e Luiz Carlos Ribeiro, do Complexo Integrado de Educação de Itabuna (CIEI).

A execução da Sequência Didática, foi feita em três etapas:

1- Apresentação teórica da SD;

2- Execução do experimento existente na SD. Mostrando em primeiro plano que é possível realizar experimentos de iniciação científica em sala de aula com recursos simples;

3- Diálogos interdisciplinares: professores de componentes curriculares diversos, apresentaram suas possibilidades de interdisciplinaridade a partir de um único tema.

Com colaboração:




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