Assistam ao vídeo.
Concordo com o prefeito!!
Este Blog se destina a Divulgação Científica, Popularização da Ciência, Geopolítica e esclarecimento político nesse momento que as fake news dominam os noticiários.
Investigação
Pesquisa como princípio pedagógico
A produção acelerada de conhecimentos, característica deste novo século, traz para as escolas o desafio de fazer com que esses novos conhecimentos sejam socializados de modo a promover a elevação do nível geral de educação da população. O impacto das novas tecnologias sobre as escolas afeta tanto os meios a serem utilizados nas instituições educativas, quanto os elementos do processo educativo, tais como a valorização da ideia da instituição escolar como centro do conhecimento; a transformação das infraestruturas; a modificação dos papeis do professor e do aluno; a influência sobre os modelos de organização e gestão; o surgimento de novas figuras e instituições no contexto educativo; e a influência sobre metodologias, estratégias e instrumentos de avaliação.
O aumento exponencial da geração de conhecimentos tem, também, como consequência que a instituição escolar deixa de ser o único centro de geração de informações. A ela se juntam outras instituições, movimentos e ações culturais, públicas e privadas, além da importância que vão adquirindo na sociedade os meios de comunicação como criadores e portadores de informação e de conteúdos desenvolvidos fora do âmbito escolar.
Apesar da importância que ganham esses novos mecanismos de aquisição de informações, é importante destacar que informação não pode ser confundida com conhecimento. O fato dessas novas tecnologias se aproximarem da escola, onde os alunos, às vezes, chegam com muitas informações, reforça o papel dos professores no tocante às formas de sistematização dos conteúdos e de estabelecimento de valores.
Uma consequência imediata da sociedade de informação é que a sobrevivência nesse ambiente requer o aprendizado contínuo ao longo de toda a vida. Esse novo modo de ser requer que o aluno, para além de adquirir determinadas informações e desenvolver habilidades para realizar certas tarefas, deve aprender a aprender, para continuar aprendendo.
Essas novas exigências requerem um novo comportamento dos professores que devem deixar de ser transmissores de conhecimentos para serem mediadores, facilitadores da aquisição de conhecimentos; devem estimular a realização de pesquisas, a produção de conhecimentos e o trabalho em grupo. Essa transformação necessária pode ser traduzida pela adoção da pesquisa como princípio pedagógico.
É necessário que a pesquisa como princípio pedagógico esteja presente em toda a educação 164 escolar dos que vivem/viverão do próprio trabalho. Ela instiga o estudante no sentido da curiosidade em direção ao mundo que o cerca, gera inquietude, possibilitando que o estudante possa ser protagonista na busca de informações e de saberes, quer sejam do senso comum, escolares ou científicos.
Essa atitude de inquietação diante da realidade potencializada pela pesquisa, quando despertada no Ensino Médio, contribui para que o sujeito possa, individual e coletivamente, formular questões de investigação e buscar respostas em um processo autônomo de (re)construção de conhecimentos. Nesse sentido, a relevância não está no fornecimento pelo docente de informações, as quais, na atualidade, são encontradas, no mais das vezes e de forma ampla e diversificada, fora das aulas e, mesmo, da escola. O relevante é o desenvolvimento da capacidade de pesquisa, para que os estudantes busquem e (re)construam conhecimentos.
A pesquisa escolar, motivada e orientada pelos professores, implica na identificação de uma dúvida ou problema, na seleção de informações de fontes confiáveis, na interpretação e elaboração dessas informações e na organização e relato sobre o conhecimento adquirido.
Muito além do conhecimento e da utilização de equipamentos e materiais, a prática de pesquisa propicia o desenvolvimento da atitude científica, o que significa contribuir, entre outros aspectos, para o desenvolvimento de condições de, ao longo da vida, interpretar, analisar, criticar, refletir, rejeitar idéias fechadas, aprender, buscar soluções e propor alternativas, potencializadas pela investigação e pela responsabilidade ética assumida diante das questões políticas, sociais, culturais e econômicas.
A pesquisa, associada ao desenvolvimento de projetos contextualizados e interdisciplinares/ articuladores de saberes, ganha maior significado para os estudantes. Se a pesquisa e os projetos objetivarem, também, conhecimentos para atuação na comunidade, terão maior relevância, além de seu forte sentido ético-social.
É fundamental que a pesquisa esteja orientada por esse sentido ético, de modo a potencializar uma concepção de investigação científica que motiva e orienta projetos de ação visando à melhoria da coletividade e ao bem comum.
A pesquisa, como princípio pedagógico, pode, assim, propiciar a participação do estudante tanto na prática pedagógica quanto colaborar para o relacionamento entre a escola e a comunidade.
Fonte:
Arizona, Califórnia, Colorado, Conecticute, Delaware, Geórgia, Hawaii, Illinois, Maine, Maryland, Massachusetts, Michigan, Minesota, Nevada, New Hampshire, New Jersey, New Mexico, Nova Iorque, Oregon, Pensilvânia, Rhode Island, Vermonte, Virgínia, Washington e Wisconsin.
Biden: 77,98 milhões de votos (50,8%), com 306 delegados
Trump 72,66 milhões de votos (47,4%), com 232 delegados
No exemplo acima, Biden está ganhando em números confortáveis de delegados e no somatório da população. Mas, nem sempre é assim!
No ano de 2000, Al Gore teve mais votos da população que George W. Bush, porém, perdeu a eleição nos votos dos delegados.
Em 2016, Hillary Clinton teve mais votos populares que Donald Trump, mas perdeu nos votos dos delegados.
E nos anos de 1888, 1876 e 1824, foram anos em que os candidatos que tiveram mais votos diretos, perderam por conseguirem menor número de delegados.
O Estado da Geórgia recontou os votos e por três vezes fez anúncios de vitória. Na terceira confirmou de vez a vitória de Biden. Agora os 16 delegados do Estado devem votar em Biden no dia efetivo da eleição presidencial: 14 de dezembro próximo.
Porém, é preciso dizer que: OS DELEGADOS NÃO SÃO OBRIGADOS A VOTAR EM QUEM GANHOU NO SEU ESTADO. Não há Lei específica que os obrigue e nem tão pouco punições severas. Tudo depende da fidelidade do escolhido como delegado.
NOTA PÚBLICA | PT Bahia | Eleições 2020
Fechamos mais um processo eleitoral. A democracia se fortalece e, por todo o Brasil, a chama da esperança reascende com a visível derrota do bolsonarismo. Na Bahia, as eleições municipais consolidaram a vitória do nosso projeto, este projeto que vem mudando a Bahia há 14 anos e onde a Base do Governo elegeu prefeitos e prefeitas em aproximadamente 350 cidades.
Subimos de 762.365 para 1.119.698 milhões de votos majoritários; elevamos de 315 para 426 o número de vereadores e vereadoras petistas; e elegemos 32 prefeitos – sendo oito companheiras mulheres. Graças à força da nossa militância, a Bahia foi o estado que mais elegeu prefeitos do PT no país.
Mas a batalha não se encerrou no último domingo. Temos uma importantíssima missão pela frente: vencer o segundo turno nas cidades de Feira de Santana e Vitória da Conquista. Conclamamos os filiados, militantes, dirigentes e parlamentares do PT de toda a Bahia para se juntar às campanhas de Zé Neto e Zé Raimundo. Vamos mostrar nossa vitalidade para eleger estes dois valorosos companheiros e libertar Feira e Conquista das amarras do atraso e do retrocesso.
Agradecemos a todos e todas que construíram nossas campanhas pela Bahia inteira e desejamos muita sorte aos novos eleitos.
Sigamos na luta!
Salvador, 16 de novembro de 2020
Fonte: Partido dos Trabalhadores Bahia
Éden Valadares Presidente do PT Bahia