ESCOLA MUNICIPAL DR. PEDRO CATALÃO
4º GINCANA DA CIDADANIA
DATA: 07, 08 , 09
ITAJUÍPE-BA
TEMA: Cidadania e cultura
APRESENTAÇÃO
A educação é um processo marcado pela construção de saberes que influenciam as relações sociais e criam especialidades envolvendo trocas de ideias, bens e poderes que, em conjunto constroem tipos de sociedades. Essa relação e dinâmica educacional deve conscientemente ajudar a pensar tipos de homens, e assim ajudar a criá-los, por meio da interação e socialização dos saberes que o constitui e legitima.
Nessa perspectiva ousamos desenvolver junto com a comunidade escolar Dr. Pedro Catalão a Gincana com o tema “ Cidadania e Cultura”, envolvendo alunos, professores, pais, e população itajuipense, numa ação conjunta e reflexiva sobre a necessidade de ações solidárias e o reconhecimento da cultura local e seus artistas. Almejamos sensibilizar e motivar os participantes da referida Gincana para a adoção de atitudes solidárias, reconhecimento da cultura nordestina e local a fim de resgatar valores relacionados a região Nordeste.
Nesse contexto surge a ideia de desenvolver uma gincana, numa tentativa de mobilização social e cultural frente a problemáticas que envolvem a comunidade, especificamente, os que são menos favorecidos e necessitam de ajuda.
Esta ação conjunta revela o olhar sensível com a educação solidária em todas as suas facetas, revelando intencionalidades pedagógicas e sociais como devem ser todas as ações responsáveis, críticas, coerentes, desafiadoras e estimulantes, tendo a compreensão de que a gincana é uma competição que estimula o trabalho coletivo, e explorando o potencial de cada participante, com o objetivo de engrandecer e assegurar a vida pessoal e social.
Faz-se entanto necessário também, que a escola busque resgatar o valor da cultura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o conhecimento pela cultura regional, mostrando e evidenciando os artistas da nossa região. ALGUMAS AÇÕES DE 2015: