sábado, 26 de novembro de 2016

E o último se foi!!



A história fechou um ciclo.

Morreu o último resistente. O último dos últimos. 

O último líder que viveu a Guerra Fria.

Não vou falar aqui das ações, atitudes, características do "El Comandante." A história se encarregará disso.

Seus opositores apresentam milhares defeitos a respeito da sua conduta política. Sua ditadura governamental em Cuba, por 48 anos. Sua atitude dinástica em sair do comando do governo cubano e colocar seu irmão. 

Sua atitude ditatorial de governar não é invenção dos opositores, apenas esquecem que em Cuba existem eleições regulares e livres. 

Desde a aprovação da Constituição cubana, em 1976. Para ser presidente cubano, tem que ser eleito deputado primeiro. E a Assembleia Nacional dos deputados eleitos diretamente pelo povo, escolhem o presidente. E mais um detalhe: Não se exige ser filiado a partido político para ser candidato e eleito.

Você sabia? A Globo divulgou alguma eleição cubana?

Mas a norte americana, que ninguém ENTENDE, só os próprios americanos, ocupam horas de noticiário.

Ao indicar o irmão como seu sucessor no poder, confirmou a dinastia.

Fidel Ruiz Castro, saiu da vida para entrar na história.

A partir de hoje, ele é passado, história. Só poderá ser julgado e avaliado pelo seu legado.

A CIA, pode descansar, virar a página: ELE ESTÁ MORTO!! Foram 637 atentados contra a sua vida e nenhum teve sucesso. Rs, rs! Casca dura!

Falar da biografia de Fidel Ruiz  Castro, também é perder tempo. A GLOBO e similares, se encarregará de enterrar o "ditador" com várias reportagens denegrindo Cuba e o seu povo. Pula essa parte.

Porém, falar dos avanços na educação, saúde e desenvolvimento social de Cuba vale muito.

Não existe bom ou mau ditador. TODA DITADURA É RUIM.

Nosso Leonel de Moura Brizola, é quem gostava desse diferencial. Buscando com isso enaltecer seu  referencial político Getúlio Vargas.

Fidel, tomou o poder sob a égide das armas e com elas governou. Motivos poderão aparecer vários para justificar seu modo de governar, mas nenhum o inocentará das atrocidades internas cometidas em nome da "Segurança Nacional", do seu Regime.

Podemos sim, avaliar o legado do seu governo. Negar os avanços sociais de Cuba é ser e querer ser e estar cego. Temos muitos assim no Brasil, convenientemente é claro!

A saúde em Cuba, causa inveja nos países subdesenvolvidos, como o Brasil e muita, muita raiva nos desenvolvidos. Afinal, avanço tecnológico e tratamento eficaz, não se pode negar ou esconder. 

A Educação em Cuba, nem pode entrar na discussão, seria humilhante. A educação cubana está entre as melhores do planeta. E que não me venham com o discurso chulo dizer, afirmar que: "os governos gostam de povo ignorante que é fácil de dominar e manipular". Em Cuba  o analfabetismo é ZERO. Onde temos isso em países subdesenvolvidos?

 O Programa mais médicos que trouxe médicos estrangeiros para o Brasil, DETONOU nossa classe médica pequeno burguesa encastelada no seu sonho de serem elite social.

Os cubanos mostraram como se faz de fato e de direito A SAÚDE DA FAMÍLIA. Vão embora e já deixam saudades!

Fidel, foi daqueles que os astros conspiraram a seu favor.

As reportagens oficiais dirão que Fidel Ruiz Castro, ficou doente em 2006. DESINFORMADOS!! Fidel já estava doente quando da posse de Lula em 2003.

Esse que vos escreve, estava na posse de Lula em 2003 e em conversas com o Grande Fidel, ele já cochichava para os seus mais próximos e "confiáveis" de sua enfermidade.

Era um cara esperto, estrategista nato.

Todos sabiam que ele viria para a posse de Lula. Mas NINGUÉM SABIA O HORÁRIO DE SUA CHEGADA. "Malandro todo", iria dar mole para a CIA acertar no ar seu avião?

Eu estava no Palácio Jaburu( meu compadre José Carlos também). Inclusive fui filmado pela Rede GLOBO, Aff!! Aqui em Itajuípe fui até visto por alguns amigos.

Quando chegou a notícia: "El Comandante chegou".

Alvoroço TOTAAAAAAALLLLLLLLLLLLLLLLLL. 
Ele chegou!

Mas como sempre, desconfiado até a alma de tudo e de todos. AVISOU: "só sairia do avião e iria para o hotel, com os batedores presidenciais, de Lula é claro!!! Nunca de FHC.!

Formamos uma equipe e fomos receber "El Comandante". Glória total!

Ali se confirmou seu estado de saúde. Estava hospedado no hotel em frente ao dele. Desde a hora que ele chegou que uma ambulância, com médicos brasileiros e cubano, ficou de plantão 24 horas em frente ao hotel. Já era a doença.

A segurança era sua maior arma. Ele estava hospedado em um hotel e sua equipe de segurança no hotel em frente onde nós, eu meu compadre estávamos hospedados. Nesse hotel ficavam seus seguranças e a alimentação. Inclusive a água de "El Comandante". Hugo Chávez, já desconfiava de envenenamento por água! Lembram do câncer que ele teve e disso morreu?
O cara, Fidel, não vacilava!!! 

Durante sua estadia, no hotel onde ele estava, chegavam caravanas de políticos, presidentes, etc. Todos queriam ver AO VIVO E EM CORES, O CARA MAIS DESEJADO MORTO POR TIO SAM!

Nesse mesmo hotel estavam hospedados o ex-presidente Itamar Franco e o ex governador Leonel Brizola. Em hotel próximo estava o presidente Hugo Chávez, da Venezuela.

Acompanhamos Fidel em vários eventos, sempre de alegre e bom de prosa. Mas, já cansado. Nas fotos que possuo da época fica claro seu abatimento. A voz já mais pausada. 

Ali já sabia: seria meus últimos contatos com ele vivo!

Fidel, Fidel. Homem controverso, mas que entrou para a história, não pelos crimes que seus inimigos e adversários o acusam, mas por sua obra frente ao governo cubano, por longos e intermináveis 48 anos. 

Com sua morte o referencial vivo/físico, vai embora. Ficará o legado.

Com certeza, a partir de segunda-feira (28/11). Cuba começará uma nova fase em sua história. O pós Fidel!

A juventude estará livre para buscar seus sonhos de consumo capitalista, já que Educação e Saúde, já estão garantidas e conquistadas. 

Aos contemporâneos de Fidel, avôs e avós dos jovens sedentos pelo consumo capitalista, ficará a triste missão de avisá-los: Lembrem-se da União Soviética. Prometeram aos russos o paraíso do consumo e lhes deram o inferno da desigualdade social, criminalidade, acúmulo ilegal de riqueza, saúde para alguns, educação para poucos e MIZÉRIA à espreita em cada esquina.

Vá em paz "El Comandante". Missão cumprida!! 

Que a história comece o julgamento...

Viva La Revolución!!!


 Discursando na Praça da Revolução

 Com a Guerrilheira Célia Sánchez

 Com o escritor Ernest Hemingway

 Com Salvador Allende, presidente eleito, derrubado e morte do Chile

 Com Malcom X
 Com Olof Paml, Primeiro-Ministro Sueco

Com Jean-Paul Sarte e Simone de Beauvoir


Com a ativista negra Angela Davis

Fotos: 

http://outraspalavras.net/mundo/america-latina/fidel-por-eduardo-galeano/



O COMANDANTE CANSADO



O líder comunista e o Papa Francisco!
Fidel Castro e Papa João Paulo II 

Fidel Castro e o Papa Bento XVI








Na posse de Lula em 2003. EU ESTAVA LÁ!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição e participação