quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Itajuípe na falência!
Notícia ou informação?

No dia 05 de Julho passado, o Blog, Vermelhinho postou uma notícia: Herança maldita: Gilka Badaró deixa rombo de mais de R$ 80 milhões para o próximo gestor de Itajuípe.

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que, de fato o mandato de Gilka Badaró deixará uma dívida acima dos 80 milhões de reais. Essa é a notícia, mas qual é a informação?

Bem, a INFORMAÇÃO é que, essa dívida não foi produzida na sua gestão. Essa dívida é “uma herança maldita” da gestão anterior.

De posse dos documentos apresentados na Audiência Pública ocorrida na Câmara de vereadores, foi verificado que a situação já era mais grave que o publicitado na matéria.

A dívida consolidada já estava em dezembro de 2015 em R$ 75.047.027,94.

O detalhe importante é que em dezembro de 2012 a dívida era de R$ 17.333.786,24.

No final de 2013, a dívida consolidada já alcançava o montante de R$ 48.255.211,75.

Como uma gestão pode fazer crescer uma dívida nesse montante? IMPOSSÍVEL. Fica claro que esses mais de R$ 30.000.000,00 de dívidas não foram produzidos em 01 ano de mandato. É a herança maldita que tanto falou a matéria no VERMELHINHO!!

Para acrescentar a cereja no bolo, temos o fechamento do ano de 2014, com dívida saltando dos R$ 48.255.211,75, para o astronômico valor de R$ 74.285.535,23. Esse aumento em 01 ano novamente. Será que algum inocente vai acreditar que essa DÍVIDA FOI PRODUZINA DA GESTÃO DOS ANOS 2013 E 2014?
O ano de 2015, foi fechado com a dívida OFICIAL CONSOLIDADA EM R$ 75.047.027,94.

Observa-se que o efeito gestão anterior CESSOU!!

Com isso podemos afirmar sem medo de errar que: a atual gestão herdou uma dívida que veio se consolidando ao longo do mandato da ordem de aproximadamente 60 milhões de reais.

O município foi literalmente QUEBRADO pelas gestões anteriores. LITERALMENTE QUEBRADO.


No próprio documento apresentado, onde o TCM aponta uma dívida com INSS de mais 65 milhões de reais, não se refere a 01 ano de não repasse ou contribuições. Ali estão o capital devido, juros e multas... De anos dessa prática de não recolhimento. Os demais montantes devidos, são da mesma prática ao longo de anos.

Chama a atenção o volume de F.G.T.S. Considerando que os servidores são Estatutários, sem recolhimento desse Fundo. Pode-se concluir que este não tem origem mesmo nessa gestão e nesse montante.

Já os precatórios é que não são mesmo dessa gestão. É um amontoado de reclamações de diversas gestões passadas que tinham como hábito o calote salarial. A gestão anterior tem sua participação nisso. O calote geral no salário de dezembro e 13º salário de 2012.

Em resumo a matéria apenas noticiou, mas não informou que a herança que será deixada pela gestão atual já vem de gestões passadas e recentes, (INSS) principalmente.

Até a finalização dessa gestão, muitas outras dívidas serão consolidadas e aumentarão esse volume.

Explica-se assim o porquê da prefeitura NUNCA ter conseguido nas gestões anteriores firmar convênios e parcerias para trazer recursos da esfera federal para Itajuípe. Não conseguia as certidões negativas.

Hoje é sabido que a gestão atual com todas as dificuldades está com capacidade de emitir certidões. Bem verdade que positivas (dívidas existentes), porém com efeito de negativa (negociadas e pagando). Até quando? Não sabemos.

Informo ainda que, nesse relatório do TCM, não está elencada uma dívida que a prefeitura assumiu e QUE FOI TODA PRODUZIDA na gestão anterior. Dívida esta que prejudicou muitos servidores municipais. Estamos apurando. Só publico com documentos em mãos.

No contexto político fico com uma dúvida? Se a gestão anterior fez em grande parte (INSS) esse estrago nas contas públicas. Como reconduzir essa equipe ao governo? É questão a se analisar.

Itajuípe necessita escrever uma nova história de administração pública. Ou assumimos que a gestão pública não é mais feita de voluntarismos e promessas vãs, ou estaremos sempre à mercê de descalabros dessa magnitude.


Não estou transferindo culpas, estou buscando soluções.

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