sexta-feira, 25 de maio de 2018

COMBUSTÍVEIS: NÃO ADIANTA BAIXAR OS PREÇOS NO MOMENTO SE A POLÍTICA DE PREÇOS CONTINUAR A MESMA!

Petrobras reduz preço da gasolina, mas descarta mudar política de reajuste

  • Desde que a Petrobras iniciou sua nova política de preços para os combustíveis, o óleo diesel subiu 56,5% na refinaria.
  • Petrobras reduzirá os preços de diesel e gasolina nas refinarias a partir de quarta-feira. O diesel será reduzido em 1,54%, para 2,3351 reais por litro, no primeiro corte desde 12 de maio. Já a gasolina diminuirá em 2,08%, para 2,0433 reais por litro, a primeira redução desde 3 de maio.
  • https://www.google.com.br/amp/s/veja.abril.com.br/economia/petrobras-reduz-preco-da-gasolina-mas-descarta-mudar-politica-de-preco/amp/
  • Com essa decisão, não adianta se enganar: os preços vão continuar oscilando *para cima*. O petróleo passou a ser tratado não como combustível estratégico, mas como commodities. Que são negociadas livremente ao sabor dos "especuladores internacionais". Que não produzem uma gota de petróleo, contudo, controlam preços de insumos estratégicos como o petróleo. As empresas de cargas que comandam o locaute, chamada de greve, não querem a queda dos preços dos insumos energéticos, querem baixar o que eles usam "diesel". Via preferencial, isenção de impostos. A exemplo da CIDE, PIS, CONFINS dentre outros. 
  • Não vai adiantar! Pode "tapiar" no momento, mas a longo prazo, se a oscilação do barril continuar subindo e a política de preços for mantida, teremos sim preços mais altos. Só a mudança na política de preços, pode efetivamente garantir preços mais compatíveis com nossa realidade. É preciso um equilíbrio entre o livre mercado e realidade socioeconômica do Brasil. Reprimir o aumento de preços jogando nas costas da PETROBRÁS a conta, não é a solução. Mas, os intervalos de reajustes de preços podem ser maiores. Considerando que esse mercado oscila diariamente, uma média mensal para análise de correção pode ser uma bom intervalo. E num ciclo de alta como nesse momento, outras políticas podem e devem ser pensadas. 
  • O certo é que, se estamos num mundo globalizado, teremos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição e participação