sexta-feira, 16 de novembro de 2018

BRASIL PERDE MAIS DE 8000 MÉDICOS GRAÇAS A ESTUPIDEZ E INSENSATEZ. O RESTO É ZAP ZAP

MÉDICOS CUBANOS SÃO CONVOCADOS PARA RETORNO A CUBA.

O governo cubano chamou de volta seus mais de 8000 mil médicos que estavam no Brasil no Projeto "MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL".

Está no país uma confusão sem tamanho sobre o retorno dos médicos cubanos que atuam no Programa MAIS MÉDICOS. Muitas falas, poucos argumentos e nenhuma informação concreta. Apenas opiniões alimentadas pela nova fonte de conhecimento da sociedade brasileira: ENCYCLOPEDIA ZAP ZAP! Consubstanciada no site BRASILEIRINHAS FOR EDUCATION!

Primeiro é preciso esclarecer que nesse imbróglio, existe uma entidade a ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE(OPAS). Órgão ligado a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização dos Estados Americanos (OEA). A OMS é um órgão da ONU. Aquela que um então candidato disse que iria retirar o Brasil, alegando ser um órgão comunista. Depois voltou atrás na fala. É um vai e volta....

Segundo é preciso esclarecer que o PROGRAMA MAIS MÉDICOS, tem seu objetivo primário em:

Art. 1o É instituído o Programa Mais Médicos, com a finalidade de formar recursos humanos na área médica para o Sistema Único de Saúde (SUS) e com os seguintes objetivos:....

Na realidade, é no Capítulo IV, que se institui o PROJETO MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL. É nesse projeto que entram os médicos estrangeiros.

Art. 13.  É instituído, no âmbito do Programa Mais Médicos, o Projeto Mais Médicos para o Brasil, que será oferecido:
I - aos médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no País; e
II - aos médicos formados em instituições de educação superior estrangeiras, por meio de intercâmbio médico internacional.
§ 1º  A seleção e a ocupação das vagas ofertadas no âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil observarão a seguinte ordem de prioridade:
I - médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no País, inclusive os aposentados;
II - médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da Medicina no exterior; e
III - médicos estrangeiros com habilitação para exercício da Medicina no exterior.

É importante notar que: são os médicos estrangeiros com habilitação para exercício da medicina no exterior os últimos a serem selecionados. Logo, isso só ocorre quando os médicos brasileiros e anteriores por ordem de prioridades não preencherem as vagas existentes.

Terceiro, 


§ 1º São condições para a participação do médico intercambista no Projeto Mais Médicos para o Brasil, conforme disciplinado em ato conjunto dos Ministros de Estado da Educação e da Saúde:
I - apresentar diploma expedido por instituição de educação superior estrangeira;
II - apresentar habilitação para o exercício da Medicina no país de sua formação; e
III - possuir conhecimento em língua portuguesa, regras de organização do SUS e protocolos e diretrizes clínicas no âmbito da Atenção Básica.

Conforme explicitado acima, os médicos estrangeiros precisam possuir DIPLOMA DE MÉDICO E AUTORIZAÇÃO PARA EXERCER A MEDICINA NOS PAÍSES QUE CURSARAM MEDICINA.

Quarto,

Art. 16.  O médico intercambista exercerá a Medicina exclusivamente no âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Projeto Mais Médicos para o Brasil, dispensada, para tal fim, nos 3 (três) primeiros anos de participação, a revalidação de seu diploma nos termos do § 2º do art. 48 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.            (Vide Decreto nº 8.126, de 2013)          (Vide Lei nº 13.333, de 2016).

Observar que a revalidação do diploma do médico intercambista está prevista em Lei, após os seus primeiros 03 anos de atuação no Brasil e se quiser continuar. Mas, e o que REVALIDAÇÃO? Esse monstro que dizem que os cubanos não aceitaram???

§ 2º do art. 48 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 

§ 2º Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação.

Apenas e tão somente uma Universidade pública nacional, reconhecer que o diploma expedido em Universidade estrangeira tem equivalência curricular ao diploma nacional. E cada Universidade tem sua autonomia para definir suas regras.

É preciso esclarecer ainda que: o REVALIDA que tanto se fala aos quatro ventos, é o Projeto de Lei do Senado Federal 4067/15, que já foi aprovado na Comissão de Educação da Câmara Federal, Atualmente está na Comissão de Constituição e Justiça e de cidadania.

OU SEJA O CANDIDATO ELEITO "AMEAÇOU" os médicos cubanos com uma Lei que ainda não está em vigor. 

Na realidade fica confirmado que, tudo não passa de um grande espetáculo para INCAUTOS assistirem. 

RESUMO DA ÓPERA: o governo cubano retirou seus médicos pelas várias aberrações ditas durante a campanha eleitoral presidencial contra o país. Ou não se lembram que tudo que se falava de ruim dos brasileiros que discordavam da candidatura  era: "VÁ  PRÁ CUBA". Ditadura sanginária.... e outras situações.

Tendo um governo hostil ao seu país, por que deixar seus compatriotas aqui? Atér ameaçar cortar relações diplomáticas ele fez. Como gter médicos de um país que até as relações diplomáticas foram ameaçadas???

Enfim: ESTAMOS COLHENDO O PLANTADO DURANTE O PROCESSO ELEITORAL! 

Certo fez o governo cubano. Se retirar antes da posse de um governo hostil ao seu país. O que poderia acontecer aos médicos cubanos aqui? Com essa onda de ódio e violência contra o pensamento diferente? Contra o país deles?

Quem perdeu foi o país. Até substituir todos esses médicos, muitos irão morrer ou terem suas doenças agravadas.

Mas, alguém está preocupado com isso? NÃO!!! Afinal, matar mais de 30 mil era um meta no passado. E morrer inocentes, efeito colateral.


http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/SAUDE/556189-EDUCACAO-APROVA-EXAME-OBRIGATORIO-DE-REVALIDACAO-DE-DIPLOMA-PARA-MEDICOS-FORMADOS-NO-EXTERIOR.html

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm#art48%C2%A72

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12871.htm

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2075448

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=3272:opas-oms-assina-acordo-de-cooperacao-com-o-brasil-para-apoiar-programa-mais-medicos&Itemid=834

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

NÃO HÁ MAIS DÚVIDAS! VOLTAMOS A IDADE MEDIEVAL.

Os idiotas irão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos.
Nelson Rodrigues

Matéria de vários sites informam que a Feira de Ciências da Universidade Federal de Uberlância, na cidade de Uberlândia- MG, ligada a SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, com o tema: CIÊNCIA PARA A REDUÇÃO DAS DESIGULADADES, do MCTIC, teve os trabalhos de todas as escolas da rede municipal VETADOS de apresentarem seus trabalhos, por quê um vereador "soube" que tinham 02 trabalhos que tratariam da desigualdade de gênero. 



O vereador denunciou ao executivo municipal, baseado no relato de 03 pais de alunos.

O vereador admitiu em matéria jornalística, não ter visto os trabalhos, mas OS TÍTULOS. A partir dos títulos agiu!

Dos 141 trabalhos selecionados para a feira, apenas quatro tinham temas relacionados a gênero, sendo dois de escolas municipais: 

“Desiguladade de gênero”, da Escola Municipal Professor Sérgio de Oliveira Muniz;

“Discussão de gênero – Desnaturalizando a desigualdade de gênero”, da Escola Municipal Professor Jacy de Assis;




“Desigualdade de gênero – Os Animais são bons exemplos para estimular a reflexão deste tema para estudantes do ensino fundamental?”, da Escola Estadual Maria da Conceição Barbosa;

“A realidade aumentada sobre desigualdade de gênero”, do Instituto Federal do Triangulo Mineiro.



http://www.diretodaciencia.com/2018/11/13/uberlandia-proibe-alunos-de-irem-a-feira-de-ciencias-motivo-genero/

https://www.google.com.br/amp/s/g1.globo.com/google/amp/mg/triangulo-mineiro/noticia/2018/11/13/alunos-da-rede-municipal-de-uberlandia-sao-vetados-de-participar-da-feira-da-ciencia-na-ufu.ghtml

ASSISTAM A ENTREVISTA DO VEREADOR:

https://globoplay.globo.com/v/7158185/

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

PROPOSTA DE FEIRAS DE CIÊNCIAS A NÍVEL NACIONAL AVANÇA MAIS UM PASSO DE SER APROVADA NO SENADO FEDERAL.

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COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DO SENADO FEDERAL.

43ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA 
13 DE NOVEMBRO DE 2018
11:30MIN.

Na pauta:

3 - PLS 360/2017 
Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a incumbência do Poder Público na promoção de feiras de ciência e tecnologia na rede pública de ensino médio.
Relator: Senador Cristovam Buarque
Relatório: Pela aprovação do Projeto e de duas emendas que apresenta.

Autora do PLS 360/2017            Relator do PLS 360/2017
Ir para a página da Sen. Maria do Carmo Alves                        Ir para a página do Sen. Cristovam Buarque
Sen. Maria do Carmo / SE           Sen. Cristovam Buarque / DF

Esse projeto cria a incumbência do Poder Público Federal, Estadual e Distrital articulados realizarem Feira Científica e Tecnológica anual.
Para as Escolas Públicas é uma grande conquista aprovação dessa alteração da Lei Federal Nº 9394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
As Feiras de Ciências já são uma realidade nacional a nível municipal, regional, estadual e distrital. Não temos uma feira Nacional Oficial. 

A FEBRACE-SP, a Ciência Jovem-PE e a MOSTRATEC-RS, são feiras que são realizadas por Universidade, Governo do Estado e Fundação, respectivamente. Apesar de receberem trabalhos científicos de diversos unidades federativas, não se pode considerar uma Feira de Ciências Nacional. Várias outras também possuem a característica de receberem trabalhos de várias unidades federativas, mas não se pode considerar uma Feira Nacional efetivamente. 

O Senado Federal está com a consulta popular aberta para a sociedade votar SIM ou NÃO. Vamos participar!!!! Vamos votar SIM !!!!!!!

Acessem o link: 
https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/130989

A sociedade brasileira precisa investir em ciência. A pesquisa científica é uma ferramenta que faz com que uma sociedade avance no conhecimento e não é oportuno nos dias de hoje deixar a Educação Básica fora desse circuito. Uma Feira de Ciências a nível nacional em articulação entre as unidades federativas e a União é o ponto alto de valorização da pesquisa científica.

A "garimpagem" de talentos para o mundo da pesquisa científica tem nas Feiras e Olimpíada Científicas um lócus natural. Não podemos nessa Era do conhecimento, perder a oportunidade de reunir talentos de várias partes do país, juntamente com universidades e empresários dispostos a identificarem talentos e oportunidades.

Vamos garantir aos nossos jovens uma oportunidade de estarem no lugar certo na hora certa, com as pessoas certas!!!!

domingo, 11 de novembro de 2018

FICAR OPINANDO EM GOVERNO QUE NEM ASSUMIU, É SOFRER POR ANTECIPAÇÃO.

AGUARDAR A POSSE!
 NADA DE SOFRIMENTOS ANTECIPADOS!
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O presidente eleito nem foi diplomado. Nem tomou posse. O governo do presidente eleito não começou. E já tem uma gama de movimentos contra. Contra o quê???

A estratégia do presidente eleito tem dado certo, muito certo!!!

Não foi diplomado, não assumiu e já mobilizou as redes sociais. SIM AS REDES SOCIAIS!!

Ele fez sua campanha toda por redes sociais e por elas irá se comunicar e governar. 

Nada do ele ou alguém da equipe falar deverá ser levado em conta ou a sério. Tudo pode ser mudado a qualquer momento e ao sabor das repercussões. NEGATIVAS OU POSITIVAS.

Qualquer pessoa com o mínimo de senso de inteligência político-administrativa, percebe que esse governo que prenuncia iniciar em 01 de janeiro de 2019, NÃO TEM NADA DEFINIDO. Tudo esta sendo testado em redes sociais.

Qual a estratégia?

Ele ou eles(futuro governo), fala algo, a grande mídia divulga com grande estardalhaço!!! Eles esperam as reações. Se foram positivas para eles, ELE VAI NAS REDES SOCIAIS DOS SEUS SEGUIDORES E CONFIRMA A NOTÍCIA.

Agora, se a repercussão foi negativa para eles, ELE VAI NAS REDES SOCIAIS DOS SEUS SEGUIDORES E DESMENTE A NOTÍCIA. 

O desmentido sempre será acusando a grande imprensa de produção de FAKE NEWS!! Conspirar contra o governo que não se iniciou etc...

Como se pode perceber esses movimentos? Pelo que está acontecendo. 

Cito apenas um exemplo: a união dos ministérios do Meio ambiente e Agricultura.

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2018/09/04/interna_politica,703981/bolsonaro-pretende-unir-ministerios-diz-30-saude-vai-para-o-ralo.shtml

https://www.poder360.com.br/governo/equipe-de-bolsonaro-confirma-fusao-de-agricultura-e-meio-ambiente/

https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2018/10/bolsonaro-decide-unir-ministerios-da-fazenda-planejamento-e-industria-e-agricultura-ao-meio-ambiente-diz-onyx.html

A repercussão foi negativa. Muito negativa. Surgi então:

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2018/11/bolsonaro-recua-em-fusao-de-meio-ambiente-e-agricultura-e-diz-nao-querer-xiita-ambiental.shtml

Ele já fala que nada está definido, etc....

Realmente, nesse futuro governo NADA ESTÁ DEFINIDO! 

Quem tem seus nomes citados ou convidados para ministérios, NÃO MANDE FAZER PALETÓ ATÉ DEPOIS DE PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL. E mesmo assim, pelo que se vê desse futuro governo, mesmo publicado no Diário Oficial, poderá ser alegado erro e publicarem uma errata: " onde lê-se nomeado.. Leia NUNCA FOI".

Assim será até a posse e após ela. Nada está definido, pois, nada está decido ou estudado.

O vice fala: ele desmente. O filho fala: ele desmente. O futuro ministro "posto Ypiranga" fala: ele desmente!

Não tente achar verdade dita por alguém desse futuro governo ou do governo quando iniciado. Não encontrará!!!

A única possibilidade de se obter a verdade é fazer parte de grupos das redes sociais dos seguidores dele e esperar o oráculo se manifestar. O resto PODE CONSIDERAR FAKE NEWS!!

Outra situação que está sendo MARAVILHOSA para o futuro governo: NEM ASSUMIU E JÁ TEM GENTE QUERENDO COLOCAR A CULPA NELE POR ATOS DO ATUAL.

Isso é ótimo para eles: PODEM ALEGAR PERSEGUIÇÃO DA GRANDE MÍDIA e cada vez mais buscar falar com seus seguidores pelas redes sociais. Que eles já adestraram para acreditarem neles e não na grande mídia. 

É preciso deixar ele falar, falar, falar, falar... Não adianta ficar querendo emitir opinião. NADA SERÁ ACEITO, EXCETO O QUE O ORÁCULO FALAR.

Criticar as pseudos ações de um governo que nem começou é se queimar com a sociedade. E isso é tudo que eles querem. Portanto, DEIXA ELES COMEÇAREM O GOVERNO PARA QUE SE POSSA ENTÃO SOBRE FATOS CONCRETOS AGIR. Agora tudo é especulação e teste de degustação.

sábado, 10 de novembro de 2018

OU INVESTIMOS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA OU PERDEREMOS O BONDE DA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL!!

América Latina precisa capacitar sua força de trabalho para a indústria 4.0


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Elton Alisson  |  Agência FAPESP – 
O aumento do nível de automação na indústria mundial tem reduzido o incentivo para empresas multinacionais terceirizarem sua produção para economias emergentes, como China, Brasil e outros países da América Latina, onde essas corporações tradicionalmente instalavam suas fábricas por disporem de mão de obra barata.
A fim de se preparar para essa nova realidade, em que a mão de obra será menos intensiva e as tarefas nas indústrias serão mais relacionadas ao controle do que à execução de processos, os países latino-americanos devem investir fortemente na capacitação de sua força de trabalho a fim de dotá-la de novas habilidades requeridas na economia pós-manufatura. E, além disso, incentivar as novas gerações a ingressarem em carreiras relacionadas à ciência, tecnologia e inovação.
A avaliação foi feita por participantes de debates sobre os impactos da quarta revolução industrial durante o Fórum Econômico Mundial na América Latina, realizado na semana passada em São Paulo.
“É preciso dotar as atuais e futuras gerações de trabalhadores na América Latina de habilidades sociais, como inteligência emocional e capacidade de raciocínio lógico para solucionar problemas, entre outras, que não são encontradas em livros didáticos”, disse Angel Melguizo, economista-chefe da unidade da América Latina e do Caribe da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). “As empresas não estão conseguindo encontrar essas habilidades nos trabalhadores na região hoje.”
Um estudo realizado pela instituição, em parceria com o Manpower Group Latin America, apontou que mais de 50% das empresas estabelecidas na América Latina não conseguem encontrar candidatos com as habilidades sociais de que precisam – como de comunicação, análise e pensamento crítico – em comparação com 36% das empresas nos países da OCDE.
Esse problema é mais agudo no Peru, Brasil e México e afeta principalmente os setores considerados fundamentais para atualizar e diversificar a economia latino-americana, como o de produção de veículos motorizados, de máquinas avançadas e o de serviços.
Ao mesmo tempo em que a América Latina apresenta a maior escassez de competências no mundo na economia formal, dois em cada cinco jovens não estudam nem trabalham e 55% dos trabalhadores da região trabalham na economia informal, aponta o estudo.
“Essa falta de um conjunto adequado de trabalhadores qualificados na América Latina e o grande número de pessoas sem emprego formal e em situação de vulnerabilidade econômica têm dificultado a superação da armadilha da renda média na região”, disse Melguizo.
O economista argentino se refere ao fenômeno em que um país emergente, após atingir um nível de renda média, não consegue sustentar sua trajetória de crescimento econômico de modo que sua população consiga alcançar níveis mais elevados de renda.
“Isso contrasta com o que aconteceu com a maioria das economias europeias e asiáticas, que se tornaram economias de alta renda per capita e saíram da armadilha da renda média ao investir na qualidade da educação, no desenvolvimento de habilidades de seus trabalhadores e de um ambiente amigável à inovação. Vimos isso em Portugal, Irlanda e Coreia do Sul, por exemplo”, disse Melguizo.
Currículos inovadores
Para dar o mesmo salto dos países europeus e asiáticos, as nações latino-americanas precisarão promover reformas em seus currículos educacionais e criar programas de aprimoramento que conjuguem treinamento técnico com o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como capacidade de raciocínio lógico e de cooperação, apontaram os especialistas.
“É preciso que as linguagens de programação, por exemplo, façam parte do currículo escolar, de modo a preparar crianças, jovens e professores para um mundo cada vez mais digital”, disse Jennifer Artley, presidente para as Américas da BT Group – empresa de telecomunicação britânica com operações em mais de 170 países.
Os países latino-americanos são ávidos consumidores de novas tecnologias. O Brasil, por exemplo, é a terceira maior plataforma de usuários do Facebook e um dos maiores usuários do aplicativo de trânsito Waze, desenvolvido em Israel e comprado pelo Google, em 2013. Mas o país e seus vizinhos precisam transformar esse interesse em iniciativas para gerar maior inovação na região, avaliaram os participantes dos debates.
Para aumentar o nível de inovação na região, na avaliação deles, será preciso aumentar o acesso de jovens à universidade na América Latina em cursos relacionados principalmente à ciência, robótica, engenharia, matemática, artes e design, entre outros.
“Ciência e tecnologia são fundamentais para impulsionar a inovação nos países latino-americanos. Podemos continuar produzindo nossas commodities. Mas é preciso usar parte dos dividendos da exportação de matérias-primas para investir em ciência e tecnologia. Na Colômbia, por exemplo, 10% dos royalties do petróleo são destinados para ciência e tecnologia”, disse Mauricio Cárdenas, ministro de Finanças da Colômbia.
A dependência de muitos países latino-americanos em commodities, aliás, não é incompatível com o desafio da região de diversificar suas economias e ingressar na era pós-manufatura. Ao contrário: pode ser um gatilho para a região desenvolver novos serviços ligados a esse setor, segundo Melguizo.
“É possível agregar valores e desenvolver serviços relacionados às commodities. O Chile tem feito isso no setor de mineração e o Uruguai também no setor de alimentos”, disse Melguizo. 
http://agencia.fapesp.br/america-latina-precisa-capacitar-sua-forca-de-trabalho-para-a-industria-40/27362/

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Quando alguém falar de MERITOCRACIA. Leia esse texto!


TEXTO EXTRAÍDO DO FACEBOOK DE UM EX ALUNO DO COLÉGIO DONA AMÉLIA AMADO, ITABUNA.
HOJE É COLEGA DE PROFISSÃO E DE FORMAÇÃO.

GEOGRAFIA É OUTRO NÍVEL!

Sobre coitadismo dos negros:

1837 - Primeira lei de educação: negros não podem ir à escola.

1850 - Lei das terras: negros não podem ser proprietários.

1871 - Lei do Ventre Livre - quem nascia livre?

1885 - Lei do Sexagenário - quem sobrevivia para ficar livre?

1888 - Abolição (atentem, foram 388 anos de escravidão)

1890 - Lei dos vadios e capoeiras - os que perambulavam pelas ruas, sem trabalho ou residência comprovada, iriam pra cadeia. Eram mesmo "livres"? Dá para imaginar qual era a cor da população carcerária daquela época? Vc sabe a cor predominante nos presídios hoje?

1968 - Lei do Boi: Primeira lei de cotas! Não, não foi pra negros, foi para filhos de donos de terras, que conseguiram vaga nas escolas técnicas e nas universidades (volte e releia sobre a lei de 1850!!!)

1988 - Nasce nossa ATUAL CONSTITUIÇÃO. Foram necessários 488 anos para ter uma constituição que dissesse que racismo é crime! Na maioria das ocorrências se minimiza o racismo enquanto injúria racial e nada acontece.

2001 - Conferência de Durban, o Estado reconhece que terá que fazer políticas de reparação e ações afirmativas. Mas, não foi porque acordaram bonzinhos! Não foi sem luta. Foram décadas de lutas para que houvesse esse reconhecimento! E olha que até hoje tem gente que ignora, hein!

2003 - Lei 10.639 - estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Que convenhamos não é cumprida, né?

2009 - Primeira Política de Saúde da População Negra. Que prossegue sendo negligenciada e violentada (quem são as maiores vítimas da violência obstétrica?) no sistema de saúde.

2010 - Lei 12.288 - Estatuto da Igualdade Racial. Em um país que se nega a reconhecer a existência do racismo.

2012 - Lei 12.711 - Cotas nas universidades. A revolta da casa grande sob um falso pretexto meritocrata.
...
Nossa sociedade é racista e ainda escravocrata e essa linha do tempo tá aí pra evidenciar.

Pedro Tiago.

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

O FUTURO MINISTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, FOI AO ESPAÇO EM NAVE RUSSA E FOI CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL PELO PSB.

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  Foto: Site tudo.com.vc                     Astronauta Marcos César Pontes

Convidado para o Ministério da Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações - MCTIC

Nascido em Bauru, SP, em 11 de março de 1963, começou a trabalhar aos 14 anos como eletricista aprendiz na RFFSA para ajudar em casa e pagar pelos seus estudos. Entrou na Força Aérea Brasileira em 1981. 

Como militar, além de funções administrativas, foi instrutor, líder de esquadrilha de caça e piloto de testes. Possui mais de 2 mil horas de voo em 25 tipos de aeronave, incluindo F-15 Eagle, F-16 Falcon, F-18 Hornet e MIG-29 Fulcrum. 

Tem 25 anos de experiência em Segurança Operacional, na prevenção e investigação de acidentes. É engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestre em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School, Califórnia, EUA. 

Suas funções militares encerraram em 1998, ao ser selecionado por concurso público da Agência Espacial Brasileira para representar o Brasil na NASA na função de astronauta, que é carreira civil. 

Na NASA, o engenheiro Pontes trabalhou no gerenciamento de projetos, na verificação de softwares e procedimentos da Estação Espacial Internacional (ISS), na atualização dos painéis dos ônibus espaciais, na investigação do acidente da espaçonave Columbia, no desenvolvimento das interfaces de comando do Módulo da Acomodação da Centrífuga e no projeto e testes de integração do Módulo Laboratório Japonês (KIBO) da ISS, em Tsukuba, Japão. 

Em março de 2006, Marcos Pontes realizou a primeira missão espacial tripulada da história do Brasil, a Missão Centenário: permaneceu no espaço por dez dias e tornou-se o primeiro astronauta do Brasil. Ele também é o primeiro astronauta profissional à disposição de um país do hemisfério sul do Planeta. 

Como Astronauta Profissional Especialista de Missão, suas funções a bordo da Estação Espacial Internacional incluíam primordialmente a montagem, manutenção e configuração de sistemas, além da execução de experimentos científicos do Brasil e de outros países do programa. Entre mais de 7 bilhões de habitantes da Terra, menos de 600 chegaram ao espaço. 

Após a realização da Missão Centenário, a exemplo do que foi feito com seus companheiros internacionais de missão, a Aeronáutica determinou a transferência de Pontes para a reserva militar para dar continuidade às funções civis da carreira de astronauta em cargos de maior influência político-administrativa. 

Tem mais de 200 artigos publicados em jornais e revistas e é o autor de 3 livros: “Missão Cumprida. A história completa da primeira missão espacial brasileira”, “É Possível! Como transformar seus sonhos em realidade” e “O Menino do Espaço. A história do Primeiro Astronauta Brasileiro”, todos publicados pela editora Chris McHilliard do Brasil.

Em 2014 tentou entrar na política sendo candidato a deputado federal pelo PSB. Não logrou sucesso eleitoral.

Como o astronauta Marcos Pontes se tornou o primeiro brasileiro a ir ao espaço.


Missão Centenário

Apesar de toda a mídia tratar da questão do astronauta Marcos Pontes como sendo mérito da NASA - EUA. Quem de fato e de direito colocou o primeiro brasileiro no espaço foi a Rússia. Na roupa do astronauta tem seu nome em português e Russo. 
Missão Centenário nasceu de um acordo entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Federação Russa(Roscosmos) em 18 de outubro de 2005. O principal objetivo deste tratado seria enviar o primeiro brasileiro ao espaço, o tenente coronel aviador Marcos Pontes.
Com isso, o astronauta Marcos Cesar Pontes passou a treinar na Cidade das Estrelas, centro de treinamento para cosmonautas próximo a Moscou.
O nome da missão é uma referência à comemoração do centenário do primeiro voo tripulado de uma aeronave, o 14 Bis de Santos Dumont, na Paris de 23 de outubro de 1906.
O veículo utilizado para o lançamento da missão foi a nave Soyuz TMA-8, da Roscosmos, e o seu lançamento aconteceu em 29 de março de 2006 (23h30 horário de Brasília) no Centro de Lançamento de Baikonur (Cazaquistão), tendo como destino a Estação Espacial Internacional (ISS).
International Space Station after undocking of STS-132.jpg
Estação Espacial Internacional (ISS)
Ao retornar da missão espacial, o astronauta foi homenageado pelo então Presidente Luís Inácio Lula da Silva com a medalha de Ordem do Mérito Nacional.
Imagem relacionada