segunda-feira, 5 de novembro de 2018

O FUTURO MINISTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, FOI AO ESPAÇO EM NAVE RUSSA E FOI CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL PELO PSB.

Resultado de imagem para marcos pontes curriculo
  Foto: Site tudo.com.vc                     Astronauta Marcos César Pontes

Convidado para o Ministério da Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações - MCTIC

Nascido em Bauru, SP, em 11 de março de 1963, começou a trabalhar aos 14 anos como eletricista aprendiz na RFFSA para ajudar em casa e pagar pelos seus estudos. Entrou na Força Aérea Brasileira em 1981. 

Como militar, além de funções administrativas, foi instrutor, líder de esquadrilha de caça e piloto de testes. Possui mais de 2 mil horas de voo em 25 tipos de aeronave, incluindo F-15 Eagle, F-16 Falcon, F-18 Hornet e MIG-29 Fulcrum. 

Tem 25 anos de experiência em Segurança Operacional, na prevenção e investigação de acidentes. É engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestre em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School, Califórnia, EUA. 

Suas funções militares encerraram em 1998, ao ser selecionado por concurso público da Agência Espacial Brasileira para representar o Brasil na NASA na função de astronauta, que é carreira civil. 

Na NASA, o engenheiro Pontes trabalhou no gerenciamento de projetos, na verificação de softwares e procedimentos da Estação Espacial Internacional (ISS), na atualização dos painéis dos ônibus espaciais, na investigação do acidente da espaçonave Columbia, no desenvolvimento das interfaces de comando do Módulo da Acomodação da Centrífuga e no projeto e testes de integração do Módulo Laboratório Japonês (KIBO) da ISS, em Tsukuba, Japão. 

Em março de 2006, Marcos Pontes realizou a primeira missão espacial tripulada da história do Brasil, a Missão Centenário: permaneceu no espaço por dez dias e tornou-se o primeiro astronauta do Brasil. Ele também é o primeiro astronauta profissional à disposição de um país do hemisfério sul do Planeta. 

Como Astronauta Profissional Especialista de Missão, suas funções a bordo da Estação Espacial Internacional incluíam primordialmente a montagem, manutenção e configuração de sistemas, além da execução de experimentos científicos do Brasil e de outros países do programa. Entre mais de 7 bilhões de habitantes da Terra, menos de 600 chegaram ao espaço. 

Após a realização da Missão Centenário, a exemplo do que foi feito com seus companheiros internacionais de missão, a Aeronáutica determinou a transferência de Pontes para a reserva militar para dar continuidade às funções civis da carreira de astronauta em cargos de maior influência político-administrativa. 

Tem mais de 200 artigos publicados em jornais e revistas e é o autor de 3 livros: “Missão Cumprida. A história completa da primeira missão espacial brasileira”, “É Possível! Como transformar seus sonhos em realidade” e “O Menino do Espaço. A história do Primeiro Astronauta Brasileiro”, todos publicados pela editora Chris McHilliard do Brasil.

Em 2014 tentou entrar na política sendo candidato a deputado federal pelo PSB. Não logrou sucesso eleitoral.

Como o astronauta Marcos Pontes se tornou o primeiro brasileiro a ir ao espaço.


Missão Centenário

Apesar de toda a mídia tratar da questão do astronauta Marcos Pontes como sendo mérito da NASA - EUA. Quem de fato e de direito colocou o primeiro brasileiro no espaço foi a Rússia. Na roupa do astronauta tem seu nome em português e Russo. 
Missão Centenário nasceu de um acordo entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Federação Russa(Roscosmos) em 18 de outubro de 2005. O principal objetivo deste tratado seria enviar o primeiro brasileiro ao espaço, o tenente coronel aviador Marcos Pontes.
Com isso, o astronauta Marcos Cesar Pontes passou a treinar na Cidade das Estrelas, centro de treinamento para cosmonautas próximo a Moscou.
O nome da missão é uma referência à comemoração do centenário do primeiro voo tripulado de uma aeronave, o 14 Bis de Santos Dumont, na Paris de 23 de outubro de 1906.
O veículo utilizado para o lançamento da missão foi a nave Soyuz TMA-8, da Roscosmos, e o seu lançamento aconteceu em 29 de março de 2006 (23h30 horário de Brasília) no Centro de Lançamento de Baikonur (Cazaquistão), tendo como destino a Estação Espacial Internacional (ISS).
International Space Station after undocking of STS-132.jpg
Estação Espacial Internacional (ISS)
Ao retornar da missão espacial, o astronauta foi homenageado pelo então Presidente Luís Inácio Lula da Silva com a medalha de Ordem do Mérito Nacional.
Imagem relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição e participação