domingo, 25 de novembro de 2018

PRIMEIRA PROFESSORA NEGRA TITULAR DE HISTÓRIA NUMA UNIVERSIDADE DO REINO UNIDO.

Negros são menos de 1% dos professores universitários de história.


Olivette Otele

Segundo a Universidade Bath Spa, Olivette Otele, se tornou a primeira professora negra de história titular em uma universidade do Reino Unido.
Assim afirma a própria:
"Acho que barreiras estruturais dificultam com que pessoas que se aparentam comigo e que têm outras origens étnicas subam certos degraus", diz Otele, uma das nomeadas em 2018 no projeto da BBC #100Mulheres. "Você tem que trabalhar mais duro, muito mais duro".
Menos de um em cada 100 funcionários de departamentos de história (entre titulares, professores assistentes e pesquisadores em vias de obter um PhD) trabalhando hoje em universidades no Reino Unido são negros, segundo um estudo deste ano da Royal Historical Society (Sociedade Real de História, em tradução livre). Cerca de 94% têm origem caucasiana (branca).
Matéria completa em:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-46267784

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Hoje o indivíduo se explora e acredita que isso é realização.

  

“A sociedade do trabalho e a sociedade do desempenho não são sociedades livres. 

Elas geram novas coerções. 

A dialética do senhor e escravo está, não em última instância, para aquela sociedade na qual cada um é livre e que seria capaz também de ter tempo livre para o lazer. Leva, ao contrário, a uma sociedade do trabalho, na qual o próprio senhor se transformou num escravo do trabalho. 

Nessa sociedade coercitiva, cada um carrega consigo seu campo de trabalho. A especificidade desse campo de trabalho é que somos ao mesmo tempo prisioneiro e vigia, vítima e agressor. Assim, acabamos explorando a nós mesmos. Com isso, a exploração é possível mesmo sem senhorio”


– Byung-Chul Han, em “Sociedade do Cansaço”.[tradução Enio Paulo Gianchini]. São Paulo: Editora Vozes, 2015

Símbolo mais falado e comentado nos últimos anos. Mas, o que realmente se sabe dela? Você sabia que o verde e amarelo não representam nem mata nem o ouro?

19 DE NOVEMBRO DIA DA BANDEIRA NACIONAL!!!

Imagem relacionada

Você sabia que cada estrela representa uma Unidade da Federação Brasileira?


Imagem relacionada


ACREGama da Hidra Fêmea
AMAPÁBeta do Cão Maior
AMAZONASProcyon (Alfa do Cão Menor)
PARÁSpica (Alfa de Virgem)
MARANHÃOBeta do Escorpião
PIAUÍAntares (Alfa do Escorpião)
CEARÁEpsilon do Escorpião
RIO GRANDE DO NORTELambda do Escorpião
PARAÍBACapa do Escorpião
PERNAMBUCOMu do Escorpião
ALAGOASTeta do Escorpião
SERGIPEIota do Escorpião
BAHIAGama do Cruzeiro do Sul
ESPÍRITO SANTOEpsilon do Cruzeiro do Sul
RIO DE JANEIROBeta do Cruzeiro do Sul
SÃO PAULOAlfa do Cruzeiro do Sul
PARANÁGama do Triângulo Austral
SANTA CATARINABeta do Triângulo Austral
RIO GRANDE DO SULAlfa do Triângulo Austral
MINAS GERAISDelta do Cruzeiro do Sul
GOIÁSCanopus (Alfa de Argus)
MATO GROSSOSirius (Alfa do Cão Maior)
MATO GROSSO DO SULAlphard (Alfa da Hidra Fêmea)
RONDÔNIAGama do Cão Maior
RORAIMADelta do Cão Maior
TOCANTINSEpsilon do Cão Maior
BRASILIA (DF)Sigma do Oitante

Você sabia que o Brasil já possuiu 13 bandeiras oficiais?

Ordem de Cristo (1319-1651)

Primeira bandeira invasora a chegar na Terra Brasilis, com as naus portuguesas de Cabral.


Ordem de cristo


Bandeira Real (1500-1521)

Essa bandeira também foi utilizada nas embarcações que chegaram ao território brasileiro, porém, apesar de ser a oficial, ela cedia espaço para a Ordem de Cristo na expedições no mar.


Bandeira Real


Bandeira de Dom João III (1521-1616)

Essa bandeira foi utilizada durante o reinado de Dom João III de Portugal. Ela foi usada durante momentos importantes da história do Brasil, como na criação dos Governos Gerais, em 1549, nas expedições colonizadoras de 1530, nas capitanias hereditárias em 1534 e na divisão do território brasileiro em dois Governos.

Bandeira de Dom João III (1521-1616)


Bandeira do Domínio Espanhol (1616-1640)

SIM!!! Já fomos colônia da Espanha, do Reino de Castela.

Essa foi a bandeira vigente enquanto Portugal foi ocupado pela Espanha, entre 1616 a 1640. 
Durante o período que essa bandeira foi utilizada ocorreram as invasões holandesas no Nordeste e o início da expansão bandeirante.

Bandeira do Domínio Espanhol (1616-1640)

Bandeira da Restauração (1640-1656)

A Bandeira da Restauração foi instituída após o fim do domínio espanhol, e representava o ressurgimento do Reino Português.
Dom João IV foi o rei que instituiu a nova bandeira, que manteve o brasão de armas de Portugal, acrescentando uma borda azul, que representada a veneração à padroeira do país, Nossa Senhora da Conceição.
Bandeira da Restauração (1640-1656)


Bandeira do Principado do Brasil (1645 - 1816)

Essa bandeira foi a primeira criada exclusivamente para o Brasil, quando D. João IV conferiu o título de “Príncipe do Brasil” a seu filho Teodósio, fazendo com que o território passasse a ser considerado um principado.

Bandeira do Principado do Brasil

Bandeira de D. Pedro II (1683 - 1706)

Não confundir, esse é D. pedro II, Rei de Portugal. O nosso D. Pedro II, é Imperador do Brasil.

A Bandeira de D. Pedro II foi utilizada no auge das expedições dos bandeirantes, entre 1683 a 1706.


Bandeira de D. Pedro II


Bandeira Real do Século XVII (1600–1700)

A Bandeira Real do Século XVII foi criada por D. Pedro II e utilizada com símbolo oficial do Reino, juntamente com a bandeira da restauração, do Principado do Brasil e da Bandeira de D. Pedro II.


Bandeira Real do Século XVII


Reino do Brasil (1815–1822)

Com a vinda da família real para o Brasil em 1808, houveram algumas mudanças, como a elevação do título de principado para Reino Unido, o que fez com que a bandeira vigente mudasse novamente.

Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve (1816 -1821)


Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve (1816 -1821)

Bandeira do Regime Constitucional (1821-1822)

Última bandeira colonial hasteada no Brasil.

Bandeira do Regime Constitucional


Império do Brasil (1822–1889)

Com a independência do Brasil em 1822, houve a necessidade do país ter sua própria bandeira, que desde então, passou a ter elementos que até hoje estão presentes na bandeira do Brasil, como o verde e amarelo, e as estrelas.

Bandeira Imperial do Brasil (1822 a 1889)

Essa bandeira é a verdadeira bandeira NACIONAL. Tempo em que o Brasil realmente tinha alguém que foi EFETIVAMENTE PREPARADO PARA GOVERNAR.

Bandeira imperial


Por quê as cores verde e amarelo? O que simboliza essas cores? Será que os golpistas republicanos, sabiam dessa simbologia? 

As cores verde e amarelo foram determinadas por um decreto de 1822, onde a cor verde simbolizaria a casa Bragança, de Dom Pedro I, e o amarelo faria referência à casa de Habsburgo, de D. Leopoldina.

Bandeira Provisória da República (15 a 19 de novembro de 1889)

Essa bandeira que os golpistas criaram para o Brasil, pós golpe lembra bem a bandeira de qual país?


Bandeira provisória


Bandeira Nacional (1889 - Atual)

Bandeira nacional

A Bandeira Nacional que usamos hoje está em vigor desde 19 de novembro de 1889, e foi criada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. Nela, a coroa imperial foi substituída pelo círculo azul, e anexada a frase  “Ordem e Progresso”, um lema positivista.   
Apesar de muitos acharem que o significado de suas cores é relacionado com a mata, o ouro, o céu e a paz, o real significado é outro. O verde e o amarelo foi mantido da Bandeira Imperial do Brasil, representando as casa Bragança, de Dom Pedro I, e a casa de Habsburgo, de D. Leopoldina.
No Decreto que se criou a Bandeira do Brasil Republicano, a explicação para se manter as cores verde e amarelo foi:
 "as cores da nossa antiga bandeira recordam as lutas e as vitórias gloriosas do nosso exército e da armada na defesa da pátria", e que "essas cores, independente da forma de governo, simbolizam a perpetuidade e integridade da pátria entre outras nações".
Em resumo: golpista NÃO CONHECE HISTÓRIA MESMO!!!!
A bandeira foi criada com 21 estrelas, representando os 20 estados e o município que hoje é o Distrito Federal. Elas foram posicionadas do modo como foram vistas no céu do Rio de Janeiro, no dia 15 de novembro.
Atualmente, a bandeira possui 27 estrelas, que representam os estados atuais, e a lei garante que caso outros Estados sejam criados, eles também serão representados na bandeira.
Já o lema ORDEM E PROGRESSO TEM A SEGUINTE ORIGEM:
Foi uma adaptação da frase: “O Amor por princípio e a Ordem por base. O Progresso por fim”, escrita pelo principal teórico e representante da corrente, o francês Auguste Comte.
Os Símbolos Nacionais foram criados em 1971, pela Lei n° 5.700 de 1º de setembro de 1971, no governo do General Emílio Garrastazú Médici.
VIVA A BANDEIRA NACIONAL!!!! 
FONTES:
https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/11/19/dia-da-bandeira-como-as-cores-do-simbolo-brasileiro-foram-reinterpretadas-para-apagar-ligacao-com-a-monarquia.ghtml
https://www.hipercultura.com/evolucao-bandeira-do-brasil/

sábado, 17 de novembro de 2018

Mais uma prefeitura comprometida com a Ciência e Tecnologia. Ciência o caminho do desenvolvimento sustentável!

TERMINA DIA 18 DE NOVEMBRO A 1ª FEIRA INTERNACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PARAUAPEBAS.


Com 110 projetos para a exposição, Fepacti desponta como principal evento do ano voltado para tecnologia 
Conduzida pela Secretaria Municipal de Mineração, Ciência e Tecnologia (Semmect), a 1ª Feira Internacional de Ciência e Tecnologia (Fepacti) começou na segunda-feira, 12, em cerimônia marcada para iniciar às 17h.
O evento esperado pela comunidade estudantil, por profissionais de áreas afins e por toda a população, reuni no município jovens talentos de várias partes do Brasil e até mesmo de outros países. Na bagagem, carregam mais de 100 projetos com ideias inovadoras à base de recursos tecnológicos. 
O intuito da prefeitura é trazer a Parauapebas ideias modernas que se proponham a oferecer soluções para os grandes e pequenos desafios enfrentados todos os dias no convívio social. Por se tratar de um polo de exploração mineral e ostentar um gigantesco potencial para o ecoturismo, Parauapebas facilmente atraiu pesquisadores de outras regiões. 
A Fepacti ocorrerá em um espaço nas proximidades da PA-275, em frente à rotatória de acesso ao bairro Paraíso, e oferecerá também palestras com profissionais liberais e de instituições parceiras.
Com temas como “Tecnologias abertas – como dominá-las?” e “Software livre – competitividade de mercado e redução de custos”, o evento promete atrair também o empresariado de Parauapebas, o que confere ao evento versatilidade de público, que por sua vez poderá participar todos os dias gratuitamente.

PROGRAMAÇÃO
De 12 a 16 deste mês, a Fepacti contará também com o curso “Brincar Ciência” ministrado para professores de educação infantil com certificação de 24 horas pela Associação Amigos da Ciência e coordenado pelo professor Gilberto Silva, do município paraense Abaetetuba.
A programação do evento começará todos os dias a partir de terça-feira, 13, às 8h30 até às 19h, exceto na sexta-feira, 16, quando haverá a cerimônia de encerramento prevista para ser concluída às 22h.
Já nos dias 17 e 18 haverá programação específica para as delegações de pesquisadores com um dia inteiro voltado para o turismo local. Os visitantes conhecerão a rota das águas incluindo passeio em Garimpo das Pedras.Já no domingo, 18, a manhã será dedicada para a despedida das delegações.
Durante a feira haverá avaliação de projetos. E a premiação oferecida às melhores ideias será realizada durante a cerimônia de encerramento na próxima sexta-feira, 16. 
FONTE:
http://www.parauapebas.pa.gov.br/index.php/ultimas-noticias/1624-comeca-hoje-em-parauapebas-a-1-feira-internacional-de-ciencia-e-tecnologia.html

ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA A VI EXPO NACIONAL MILSET BRASIL.





A Expo Nacional MILSET Brasil é um evento internacional do MOVIMENTO INTERNACIONAL PARA O RECREIO CIENTÍFICO E TÉCNICO - MILSET, do comitê da MILSET AMLAT e da Associação Movimento pela Ciência e Aprendizagem do Brasil.

O evento acontece anualmente no Estado do Ceará, na sua capital Fortaleza.

A MILSET Brasil reúne projetos de alunos do Ensino Fundamental,  Médio Regular, Médio Técnico  e Superior de todos os estados do Brasil e de países convidados credenciados pela MILSET Internacional.



O evento acontece anualmente no Estado do Ceará, na sua capital Fortaleza.

A cidade de Fortaleza foi escolhida com o objetivo de fomentar e motivar a inserção da metodologia de projetos no ensino da região nordeste e norte, fator preponderante para a qualidade do ensino e para o desenvolvimento tecnológico destas regiões.

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

BRASIL PERDE MAIS DE 8000 MÉDICOS GRAÇAS A ESTUPIDEZ E INSENSATEZ. O RESTO É ZAP ZAP

MÉDICOS CUBANOS SÃO CONVOCADOS PARA RETORNO A CUBA.

O governo cubano chamou de volta seus mais de 8000 mil médicos que estavam no Brasil no Projeto "MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL".

Está no país uma confusão sem tamanho sobre o retorno dos médicos cubanos que atuam no Programa MAIS MÉDICOS. Muitas falas, poucos argumentos e nenhuma informação concreta. Apenas opiniões alimentadas pela nova fonte de conhecimento da sociedade brasileira: ENCYCLOPEDIA ZAP ZAP! Consubstanciada no site BRASILEIRINHAS FOR EDUCATION!

Primeiro é preciso esclarecer que nesse imbróglio, existe uma entidade a ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE(OPAS). Órgão ligado a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização dos Estados Americanos (OEA). A OMS é um órgão da ONU. Aquela que um então candidato disse que iria retirar o Brasil, alegando ser um órgão comunista. Depois voltou atrás na fala. É um vai e volta....

Segundo é preciso esclarecer que o PROGRAMA MAIS MÉDICOS, tem seu objetivo primário em:

Art. 1o É instituído o Programa Mais Médicos, com a finalidade de formar recursos humanos na área médica para o Sistema Único de Saúde (SUS) e com os seguintes objetivos:....

Na realidade, é no Capítulo IV, que se institui o PROJETO MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL. É nesse projeto que entram os médicos estrangeiros.

Art. 13.  É instituído, no âmbito do Programa Mais Médicos, o Projeto Mais Médicos para o Brasil, que será oferecido:
I - aos médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no País; e
II - aos médicos formados em instituições de educação superior estrangeiras, por meio de intercâmbio médico internacional.
§ 1º  A seleção e a ocupação das vagas ofertadas no âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil observarão a seguinte ordem de prioridade:
I - médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no País, inclusive os aposentados;
II - médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da Medicina no exterior; e
III - médicos estrangeiros com habilitação para exercício da Medicina no exterior.

É importante notar que: são os médicos estrangeiros com habilitação para exercício da medicina no exterior os últimos a serem selecionados. Logo, isso só ocorre quando os médicos brasileiros e anteriores por ordem de prioridades não preencherem as vagas existentes.

Terceiro, 


§ 1º São condições para a participação do médico intercambista no Projeto Mais Médicos para o Brasil, conforme disciplinado em ato conjunto dos Ministros de Estado da Educação e da Saúde:
I - apresentar diploma expedido por instituição de educação superior estrangeira;
II - apresentar habilitação para o exercício da Medicina no país de sua formação; e
III - possuir conhecimento em língua portuguesa, regras de organização do SUS e protocolos e diretrizes clínicas no âmbito da Atenção Básica.

Conforme explicitado acima, os médicos estrangeiros precisam possuir DIPLOMA DE MÉDICO E AUTORIZAÇÃO PARA EXERCER A MEDICINA NOS PAÍSES QUE CURSARAM MEDICINA.

Quarto,

Art. 16.  O médico intercambista exercerá a Medicina exclusivamente no âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Projeto Mais Médicos para o Brasil, dispensada, para tal fim, nos 3 (três) primeiros anos de participação, a revalidação de seu diploma nos termos do § 2º do art. 48 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.            (Vide Decreto nº 8.126, de 2013)          (Vide Lei nº 13.333, de 2016).

Observar que a revalidação do diploma do médico intercambista está prevista em Lei, após os seus primeiros 03 anos de atuação no Brasil e se quiser continuar. Mas, e o que REVALIDAÇÃO? Esse monstro que dizem que os cubanos não aceitaram???

§ 2º do art. 48 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 

§ 2º Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação.

Apenas e tão somente uma Universidade pública nacional, reconhecer que o diploma expedido em Universidade estrangeira tem equivalência curricular ao diploma nacional. E cada Universidade tem sua autonomia para definir suas regras.

É preciso esclarecer ainda que: o REVALIDA que tanto se fala aos quatro ventos, é o Projeto de Lei do Senado Federal 4067/15, que já foi aprovado na Comissão de Educação da Câmara Federal, Atualmente está na Comissão de Constituição e Justiça e de cidadania.

OU SEJA O CANDIDATO ELEITO "AMEAÇOU" os médicos cubanos com uma Lei que ainda não está em vigor. 

Na realidade fica confirmado que, tudo não passa de um grande espetáculo para INCAUTOS assistirem. 

RESUMO DA ÓPERA: o governo cubano retirou seus médicos pelas várias aberrações ditas durante a campanha eleitoral presidencial contra o país. Ou não se lembram que tudo que se falava de ruim dos brasileiros que discordavam da candidatura  era: "VÁ  PRÁ CUBA". Ditadura sanginária.... e outras situações.

Tendo um governo hostil ao seu país, por que deixar seus compatriotas aqui? Atér ameaçar cortar relações diplomáticas ele fez. Como gter médicos de um país que até as relações diplomáticas foram ameaçadas???

Enfim: ESTAMOS COLHENDO O PLANTADO DURANTE O PROCESSO ELEITORAL! 

Certo fez o governo cubano. Se retirar antes da posse de um governo hostil ao seu país. O que poderia acontecer aos médicos cubanos aqui? Com essa onda de ódio e violência contra o pensamento diferente? Contra o país deles?

Quem perdeu foi o país. Até substituir todos esses médicos, muitos irão morrer ou terem suas doenças agravadas.

Mas, alguém está preocupado com isso? NÃO!!! Afinal, matar mais de 30 mil era um meta no passado. E morrer inocentes, efeito colateral.


http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/SAUDE/556189-EDUCACAO-APROVA-EXAME-OBRIGATORIO-DE-REVALIDACAO-DE-DIPLOMA-PARA-MEDICOS-FORMADOS-NO-EXTERIOR.html

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm#art48%C2%A72

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12871.htm

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2075448

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=3272:opas-oms-assina-acordo-de-cooperacao-com-o-brasil-para-apoiar-programa-mais-medicos&Itemid=834

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

NÃO HÁ MAIS DÚVIDAS! VOLTAMOS A IDADE MEDIEVAL.

Os idiotas irão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos.
Nelson Rodrigues

Matéria de vários sites informam que a Feira de Ciências da Universidade Federal de Uberlância, na cidade de Uberlândia- MG, ligada a SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, com o tema: CIÊNCIA PARA A REDUÇÃO DAS DESIGULADADES, do MCTIC, teve os trabalhos de todas as escolas da rede municipal VETADOS de apresentarem seus trabalhos, por quê um vereador "soube" que tinham 02 trabalhos que tratariam da desigualdade de gênero. 



O vereador denunciou ao executivo municipal, baseado no relato de 03 pais de alunos.

O vereador admitiu em matéria jornalística, não ter visto os trabalhos, mas OS TÍTULOS. A partir dos títulos agiu!

Dos 141 trabalhos selecionados para a feira, apenas quatro tinham temas relacionados a gênero, sendo dois de escolas municipais: 

“Desiguladade de gênero”, da Escola Municipal Professor Sérgio de Oliveira Muniz;

“Discussão de gênero – Desnaturalizando a desigualdade de gênero”, da Escola Municipal Professor Jacy de Assis;




“Desigualdade de gênero – Os Animais são bons exemplos para estimular a reflexão deste tema para estudantes do ensino fundamental?”, da Escola Estadual Maria da Conceição Barbosa;

“A realidade aumentada sobre desigualdade de gênero”, do Instituto Federal do Triangulo Mineiro.



http://www.diretodaciencia.com/2018/11/13/uberlandia-proibe-alunos-de-irem-a-feira-de-ciencias-motivo-genero/

https://www.google.com.br/amp/s/g1.globo.com/google/amp/mg/triangulo-mineiro/noticia/2018/11/13/alunos-da-rede-municipal-de-uberlandia-sao-vetados-de-participar-da-feira-da-ciencia-na-ufu.ghtml

ASSISTAM A ENTREVISTA DO VEREADOR:

https://globoplay.globo.com/v/7158185/