segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

GOVERNO ITALIANO DESARMA CIRCO E LEVA O PRESO CESARE BATTISTI DIRETO PARA A ITÁLIA

CESARE BATTISTI JÁ ESTÁ NA ITÁLIA
Alberto Pizzoli/AFP
Imagem: Alberto Pizzoli/AFP.

Chegou no aeroporto Ciampino em Roma às 11:30 min, hora local, 08:30 min. horário oficial do Brasil, o preso Cesare Battisti que estava a 37 anos fugido da Itália, onde está condenado a prisão perpétua pela justiça italiana.

Battisti, fugiu da cadeia italiana em 1981. Em 1991, a Corte Suprema Italiana (Cassazione), foi confirmada a condenação em prisão perpétua, mas já estava foragido. 

Na sua fuga, Battisti passou pela França duas vezes, México, Brasil e Bolívia onde foi preso.

A Bolívia não tem tratado de extradição com a Itália, mas o país o expulsou, por isso sua prisão foi possível.

Com a prisão e envio de Battisti para a Itália, se encerra uma situação jurídica que colocava o Brasil em situação diplomática delicada com o governo atual da Itália. Já que havia sido pedida  a extradição de Battisti e o governo de Lula havia negado. 

O governo de Michel Temer, autorizou a extradição de Battisti para a Itália. Cancelando a decisão do governo de Lula que o havia considerado refugiado político e ter negado sua extradição.

É preciso deixar claro que, a condição de negar ou conceder extradição vai de governo para governo. São posições individuais de cada governo e seu governante do momento.

Por isso ele fugiu para a França, teve que sair, fugiu para o México, teve que sair, voltou para a França e com a mudança de governo teve que fugir novamente. Veio para o Brasil. Fugiu daqui e pediu asilo na Bolívia, Evo Morales negou e o expulsou do país. Dai a sua prisão!

O Governo brasileiro queria uma pontinha desse feito, mas, o governo italiano, estava atrás do seu foragido e não de propaganda política. Pegou seu preso e levou direto para a cadeia.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição e participação