Ministerio de Educación de Brasil se “roba” imagen de la patria mexicana
Jesús de la Helguera, autor de "La Patria", obra plagiada pelo Ministério da Educação do Brasil.
Nos últimos dias, uma campanha que o Ministério da Educação do Brasil lançou para promover o aprendizado do hino nacional entre seus compatriotas circulou na internet ; No entanto, uma mulher brasileira mostrou que a pintura é um plágio de " La Patria " , obra pintada pelo mexicano Jesús de la Helguera, em 1942 .
Mas quem foi Jesus de la Helguera e por que seu trabalho é relevante para a história do México?
Jesus Enrique Emilio de la Helguera Espinoza foi uma pintora mexicana que nasceu em Chihuahua em 28 de maio de 1910 , quando ele quebrou a Revolução Mexicana, por que sua família teve que se mudar para a Espanha, um país onde seu pai era um nativo.
No país ibérico estudou artes e pintura no Museo del Prado ; No entanto, aos 26 anos, um novo movimento social, a Guerra Civil Espanhola, forçou-o a voltar ao México.
Quando ele retornou, De la Helguera encontrou um México pós-revolucionário e nacionalista, que serviu de base para o seu trabalho, uma vez que ele insistiu em expressar motivos mexicanos em suas pinturas.
Entre suas principais obras incluem aqueles feitos para Cigarrera La Moderna , que é conhecida por seus famosos calendários guerreiros e princesas astecas durante os anos 40 e 50, que agora são exibidos no Calendário Museum, localizado em Queretaro.
FONTE:
https://heraldodemexico.com.mx/tendencias/jesus-de-la-helguera-el-pintor-detras-de-la-obra-que-plagio-el-ministerio-de-educacion-de-brasil/
Deveriam ter revisado melhor o texto... mas a notícia é vergonhosa...
ResponderExcluirVergo ha alheia🤬
ResponderExcluir