sábado, 13 de abril de 2019

NA RÚSSIA, NO DIA 12 DE ABRIL COMEMORA-SE O DIA DO COSMONAUTA. E YURI GAGARIN É A GRANDE PERSONALIDADE! NO BRASIL TEMOS MARCOS PONTES!

Em 12 de abril, a Rússia celebra o Dia da Cosmonáutica, visto que exatamente nesse dia, há 58 anos, o cosmonauta russo se tornou o primeiro homem a realizar voo tripulado pela órbita terrestre ao redor do nosso planeta.

Yuri Gagarin
YURI GAGARIN

Esse foi o CARA!!

A União Soviética além de ter colocado o primeiro satélite artificial em órbita da Terra, o Sputnik I, foi também a que lançou o primeiro ser vivo no espaço, a cadela Laika. Lançada no Sputnik II.

História de Laika - o primeiro ser vivo a ser lançado no espaço
Laika- Cadela que foi o primeiro ser vivo a ser lançado no espaço.



Cosmonauta soviético Yuri Gagarin com ramo de malmequeres
Yuri Alekseievitch Gagarin (em russo: Юрий Алексеевич Гагарин)



Gagarin decolou a bordo da nave espacial Vostok-1 desde o cosmódromo de Baikonur. Seu voo durou 1 hora e 48 minutos.

Lançamento do foguete portador Vostok com a nave espacial Vostok-1, a bordo da qual o cosmonauta soviético Yuri Gagarin se tornou o primeiro homem a viajar no espaço. Cena de documentário
Lançamento do foguete portador Vostok com a nave espacial Vostok-1, a bordo da qual o cosmonauta soviético Yuri Gagarin se tornou o primeiro homem a viajar no espaço. Cena de documentário.



Yuri Gagarin 

Yuri Gagarin foi um astronauta soviético e o primeiro homem a viajar no espaço a bordo da Vostok 1 (em russo, significa "Oriente"), que tinha 4,4 m de comprimento, 2,4 m de diâmetro e pesava 4.725 kg. Aquela nave tinha 2 módulos: o módulo de equipamentos (com instrumentos, antenas, tanques e combustível para os retrofoguetes) e a cápsula onde ficava o cosmonauta.



O público cumprimenta o primeiro cosmonauta Yuri Gagarin após aterrissar na Terra 
SPUTNIK / ALEKSANDR SERGEEV
O público cumprimenta o primeiro cosmonauta Yuri Gagarin após aterrissar na Terra.


A cerimônia solene de encontro do herói cosmonauta Yuri Gagarin no aeródromo em Moscou
SPUTNIK / CHERNOV
A cerimônia solene de encontro do herói cosmonauta Yuri Gagarin no aeródromo em Moscou.


Em meados da década de 1950, a URSS e os EUA declararam sua intenção de lançar satélites artificiais no espaço. No dia 4 de outubro de 1957, os cientistas soviéticos conseguiram lançar, com sucesso, o satélite artificial Sputnik I. Após o anúncio de que os soviéticos haviam conseguido colocar pela primeira vez um satélite em órbita, o presidente americano Dwight Eisenhower pressionou sua equipe de cientistas para que lançassem o satélite Vanguard TV3 muito antes do prazo planejado. O lançamento do Vanguard foi um fracasso, mas os americanos conseguiram colocar seu primeiro satélite (Explorer I) na órbita terrestre em janeiro de 1958.
    Ambicionando realizar a primeira viagem espacial com tripulação humana, a URSS e os EUA criaram os programas Vostok e Mercury, respectivamente. No dia 12 de abril de 1961, a URSS venceu mais um episódio da corrida espacial ao colocar o primeiro homem no espaço sideral. O cosmonauta Yuri Gagarin tripulou a nave espacial Vostok I, que realizou um voo orbital de 108 minutos. O evento, considerado  uma conquista da humanidade, embaraçou os norte-americanos e pressionou a nação a antecipar seus prazos e acelerar as pesquisas. Como resultado, os americanos lançaram o astronauta Alan Shepard ao espaço sideral em maio de 1961. No dia 20 de fevereiro de 1962, John Glen se tornou o primeiro americano a orbitar a terra graças ao sucesso da missão Mercury-Atlas 6.
    No dia 25 de maio de 1961, o presidente John Kennedy afirmou que os EUA enviariam um homem à lua até o final da década. No dia 20 de setembro de 1963, o presidente Kennedy propôs na assembleia das Nações Unidas que a URSS e os EUA cooperassem para conseguir enviar naves tripuladas à lua. O premiê soviético, Nikita Krushev, rejeitou a proposta em um primeiro momento, vindo a aceitá-la mais tarde. Em 1963, os soviéticos colocaram a primeira mulher no espaço, Valentina Tereshkova. Em 1965, os soviéticos impressionaram o mundo mais uma vez quando o cosmonauta Alexey Leonov se tornou o primeiro homem a sair de uma nave (a Voskhod 2) para o espaço, tendo permanecido 12 minutos fora dela. No ano seguinte, o americano Edward White, astronauta do Projeto Gemini, trabalhou por cinco horas em atividades extraveiculares, um grande avanço para a época.
    No dia 24 de dezembro de 1968, a nave norte-americana Apollo 8 realizou o primeiro voo tripulado em órbita lunar. O empreendimento foi divulgado pela televisão em um dos programas mais assistidos da história. No dia 20 de julho de 1969, os americanos Neil Armstrong  e Edwin "Buzz" Aldrin, astronautas da missão lunar Apollo 11, foram os primeiros a pisar na lua. O episódio, transmitido pela televisão, se tornou um marco da história do século XX.
    A URSS também tinha um projeto de envio de homens à lua, mas enfrentou diversos problemas técnicos em seu empreendimento e não obteve sucesso. Após a derrota para os americanos em 1969, os soviéticos focaram-se na criação de estações espaciais. A primeira estação espacial orbital, a Salyut 1, foi lançada em 1971. No mesmo ano, a nave tripulada Soyus 11 foi a primeira a chegar a uma estação espacial. Em 1973, os americanos lançaram sua primeira estação espacial, a Skylab.
    A corrida espacial encerrou-se formalmente em julho de 1975, quando soviéticos e norte-americanos, orientados pela política de distensão (détente), criaram em conjunto um projeto de missão espacial tripulada, o Apollo-Soyuz Test Project.


Marcos Pontes (Foto: Divulgação)
Astronauta Marcos Pontes

No Brasil, temos o cosmonauta Marcos Pontes. No ano de 2006, no mês de março, nosso cosmonauta tornou-se o primeiro brasileiro a ir ao espaço a bordo da espaçonave russa Soyuz TMA-8 rumo à Estação Espacial Internacional.


Marcos Pontes (Foto: Wikicommons)

Apesar de ter feito toda a sua formação de cosmonauta na NASA, Agência Aeroespacial dos EUA, foram os russos que proporcionaram essa conquista para o povo brasileiro.

Em 18 de outubro de 2005, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Federação Russa (Roscosmos) assinaram um acordo que possibilitou a realização da primeira missão espacial tripulada brasileira, batizada como "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição e participação