segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

COQUETEL DE ANTICORPOS CONTRA ARTRITE REUMATOIDE TEM SUCESSO EM TESTES INICIAIS


Experimento com camundongos e com cultura de células humanas já qualifica tratamento para testes em humanos, dizem cientistas

Um experimento em camundongos obteve sucesso em usar um “coquetel” de anticorpos para tratar artrite reumatoide. Em estudo publicado na sexta-feira, um grupo de cientista mostrou que a técnica foi capaz de oferecer melhora de longo prazo às cobaias e preveniu danos aos ossos com maior eficácia do que os tratamentos simples de anticorpos, que já vem sendo usados hoje.

No artigo da revista Science Translational Medicine, os pesquisadores, liderados por Nadine Biesemann, da divisão de pesquisa da Sanofi na Alemanha, relatam como escolheram versões específicas dessas moléculas do sistema imune para tratar os roedores.

A pesquisa obteve sucesso também em culturas de células humana, e os cientistas afirmam que o estudo já abre porta para um teste da terapia em humanos.

A artrite reumatoide é uma doença auto-imune, ou seja, na qual o sistema imune adquire uma anomalia que o faz atacar células saudáveis do organismo, e não apenas vírus células tumorais, que seria o normal. A doença afeta sobretudo os ossos e cartilagens na região das articulações, causando dor, inchaço e rigidez. Em casos mais graves, pode atacar órgãos como nervos, pulmão e coração.

Fontes

Jornal da Ciência - SBPC

Texto completo em:

O GLOBO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição e participação