Foto cedida pelos autores
Aconteceu no sábado, 11 de fevereiro de 2023, a apresentação dos TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO(TCC), dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio do curso Técnico em Guia de Turismo. Foram apresentados 06 trabalhos dos quais 03, tinham como objeto da pesquisa a cidade de Itajuípe. Todos os 03 trabalhos trataram da questão turística na cidade. 02 trabalhos tratando da relevância e possibilidades do turismo na cidade de Itajuípe e 01 trabalho tratando da saída de residentes de Itajuípe para turismo em outras cidades.
Os trabalhos foram:
1- BOM JESUS DA LAPA: DESTINO DO TURISMO RELIGIOSO DE IDOSOS ITAJUIPENSES
Estudante: Adryza Kaiala Santos dos Santos
Professora Orientadora: Edimiria Góes César Brito
Coorientador: Luiz Carlos Araújo Ribeiro
Neste trabalho, a estudante realizou a pesquisa buscando identificar qual seria a motivação dos idosos para realizarem sua perigrinação ao Santuário de Bom Jesus da Lapa. Considerando terem outros destinos religiosos no Estado da Bahia e no Brasil. A pesquisadora realizou entrevistas com idosos acima dos 60 anos de idade, que já haviam participado da perigração ao Santuário. Os colaboradores responderam um questionário versando sobre motivação, acompanhamento, dentre outras perguntas. Chegando a conclusão que a fé era o principal motivador para esse deslocamento.
2- ALTERNATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO SUSTENTÁVEL EM ITAJUÍPE: possibilidades e desafios
Estudante: Fabrício Reis de Aguiar
Professora Orientadora: Edimiria Góes César Brito
Neste trabalho, o estudante realizou a pesquisa buscando identificar os desafios que o município de Itajuípe tem para desenvolver a atividade turística no seu espaço geográfico. Foram identificados pelo autor três possbilidades de atrativos turísticos: o turismo de aventura, tendo como lócus as lagoas de Itajuípe; o turismo de eventos, tendo como foco a festividade do MICA PEDRO dos lagos e o Turismo histórico-cultural, a partir de uma personalidade local, o escritor Adonias Filho. Chegando a conclusão que, a Cidade de Itajuípe tem grande
potencial turístico a ser explorado, auxiliando em um desenvolvimento local
sustentável.
3- POTENCIALIDADES PARA UMA PROPOSTA DE ROTEIRO GASTRONÔMICO NAS CIDADES URUÇUCA, ILHÉUS E ITAJUÍPE
Estudante: Tzarina Catharina Romanov Oliveira Ribeiro
Professor Orientador: Diogo Antônio Queiroz Gomes
Coorientador: Luiz Carlos Araújo Ribeiro
Neste trabalho, a estudante realizou a pesquisa buscando identificar a possibilidade de se ter um roteiro turístico gastronômico envolvendo as cidades de Uruçuca, Ilhéus e Itajuípe. A pesquisadora realizou visita e entrevista em empreendimentos localizados na Estrada do Chocolate, BA 262 e em empreendimentos em Itajuípe. Empreendimentos que atuam no ramo do turismo rural, ecológico, hospedagem, comercialização de derivados do cacau e/ou alimentação. A pesquisa conclui que na BA 262, no trecho
identificado como Estrada do Chocolate e na cidade de Itajuípe há um grande potencial para oferecer
um turismo gastronômico. Tendo Itajuípe um empreendimento que apresenta um cardápio bastante regionalizado.
É a primeira vez que no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, o curso de Técnico em Guia de Turismo tem como exigência para conclusão da sua formação a apresentação de um trabalho de pesquisa.
A professora Verena Abreu e os professores orientadores trabalharam durante todo o ano de 2023, com os estudantes a Metodologia Científica para que as pesquisas tivessem o caráter efetivamente científico.
Durante todas as apresentações a professora Verena Abreu e os professores orientadores ressaltavam em suas avaliações o compromisso, a dedicação e a evolução dos estudantes durante todo o processo de construção das pesquisas. Do pré-projeto até a escrita do artigo final, foram várias idas e vindas em busca da excelência que deve ter um trabalho de pesquisa sob método científico.
Os estudantes Adryza, Fabrício e Tzarina são residentes em Itajuípe. Pela vontade de contribuir para a evolução da sua comunidade resolveram pesquisar o seu município.
A estudante Adryza buscava compreender as razões para os idosos saírem da sua cidade para outra, distante mais de 400 km. Enquanto Fabrício e Tzarina buscavam contribuir para dinamizar a economia local através da possibilidade do turismo.
Há um diálogo entre esses três trabalhos: o turismo como uma forte e importante fonte de renda para os municípios, realizando a injeção de dinheiro novo que dinamiza a economia local.
Fica a dica para os gestores municipais: o turismo é um caminho para melhorar a economia local. É um segmento que tem a capacidade de capilarizar os recursos. Bares, restaurantes, hospedarias, são os mais beneficiados diretamente, mas, através deles os dinheiro circula em vários níveis da engrenagem econômica.
É a Escola(estudantes) cumprindo seu papel de identificar e apresentar soluções econômicas para as comunidades(Municípios), das quais fazem parte!
ResponderExcluirMuito bom saber que três jovens conterrâneos se destacam num trabalho desta envergadura. Orgulho para nós professores e para suas famílias, por tão importante temática sobre nossa terra! Queridos jovens, este é só o primeiro passo de tantos outros que virão ! Desejo-lhes muito sucesso na caminhada.
ResponderExcluirParabéns, estudantes, professor Luiz Carlos! É prazeroso ver o amadurecimento desses jovens fazendo pesquisa de qualidade na etapa
ResponderExcluirEnsino Médio.