sábado, 18 de março de 2023

ITAJUÍPE E SUAS POTENCIALIDADES TURÍSTICAS: UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA

 
Foto: internet
No dia 16 de março, às 19 horas, ocorreu na Câmara de Vereadores de Itajuípe a apresentação de 03 trabalhos de conclusão de curso(TCC) dos estudantes do curso Técnico em Guia de Turismo, IF-Baiano, Campus Uruçuca.

Os trabalhos dos estudantes Adryza Kaiala, Fabrício Reis e Tzarina Romanov, versaram sobre as potencialidades do turismo no município de Itajuípe. Estudos realizados buscando identificar as várias possibilidades do turismo como fator de desenvolvimento econômico para a comunidade itajuipense.

Foto: Arquivo pessoal

O público presente ouviu exposições que elencaram desde a gastronomia, passando pelo turismo religioso, eventos como Mica Pedro e balneabilidade no lago Humberto Badaró e o turismo literário através do escritor Adonias Filho. Foram apontadas pelos estudantes diversas potencialidades possíveis de explorações mais qualificadas ou ainda inexploradas.

Foto: Arquivo pessoal
O público presente teve participação qualificada quando apresentou para além das potencialidades apresentadas sugestões e críticas, tornando o evento um momento de reflexão sobre o efetivo potencial do muncípio para o turismo.

Itajuípe: Cidade dos Lagos ou Cidade de Adonias Filho? Essa foi uma das discussões. O que referenciaria melhor Itajuípe para o turismo, ser a cidade dos lagos ou a cidade de um escritor internacionalmente reconhecido? 

E o Complexo turístico Jorge Amado? Como tem sido apresentado aos visitantes do município? Foi identificado por um dos pesquisadores que, todo empreendimento turístico, apresenta uma sinalização específica de trânsito, algo não identificado no referido Complexo Turísitico.

No município existe o Memorial Adonias Filho, como esse espaço turístico tem sido apresentado aos potenciais e efetivos visitantes? É preciso se pensar nessa espaço como um forte agregador no portifólio de potencialidades locais para o turismo.

No estudo apresentado, a gastronomia local foi um destaque, além de apresentar empreendimentos com um grande potencial turístico a partir de pratos com ingredientes regionais também ficou claro através das contribuições dos presentes que muito há a explorar nesse campo gastronômico no município.

A comunidade presente se sentiu motiva a participar dos debates posteriores às apresentações dos estudantes. Muitas contribuições foram apresentadas trazendo a partir delas novas reflexões para a descoberta e qualificação de novos espaços turísticos.

José Carlos N'gão, produtor cultural.

                                          Josué Oliveira, Diretor do IF-Baiano, Campus Uruçuca

Crispim Nunes, Presidente da Câmara de Vereados de Itajuípe

Silmara Oliveira, Secretária de Cultura do Município de Itajuípe

                                                            Rita Santana, empreendedora local

Gean Silva, vereador do município de Itajuípe

Na oportunidade a Secretária de Cultura do município Silmara Oliveira, presenteou os estudantes com exemplares do livro: UMA INTERPRETAÇÃO CULTURAL PARA O TURISMO A PARTIR DA OBRA DE ADONIAS FILHO, obra de sua autoria. Ato contínuo presenteou o diretor do IF-Baiano, Josué Oliveira, com 02 exemplares da obra para o acervo da biblioteca do Instituto Federal.

Foto: Arquivo 

                                                                   Foto: Arquivo

O que fica desse encontro? O que se pensa construir a partir desse momento? O que se espera a partir desse evento? Quais possibilidades foram identificadas? 

Os questionamentos acima foram respondidos pelos presentes ao evento em algumas de suas falas. A empreendedora Rita Santana, identificou o momento como ponto de partida para Itajuípe efetivamente ingressar fortemente nesse segmento econômico. 

O Diretor do IF-Baiano, Josué Oliveira, colocou toda a estrutura do Campus Uruçuca à disposição para contribuir de forma efetiva com o desenvolvimento da proposta. Ressaltando que o Campus oferece além do curso Técnico em Guia de Turismo o curso superior de Gestão de Turismo e pós graduação Especialização em Desenvolvimento Regional Sustentável, podendo contribuir para a qualificação da operacionalização desses espaços turísiticos.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Elmo Gonzaga, já estabeleceu diálogo para o avanço de uma parceria com o IF-Baiano, para o fortalecimento da Agricultura familiar do município, tendo em vista o Campus Uruçuca possuir cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Agrimensura, Técnico em Alimentos, curso superior em Agroecologia e uma pós graduação a nível de especialização de Ciência e Tecnologia de Alimentos Ênfase em Cacau e Chocolate. 

Da mesma forma a Secretaria de Educação representada no evento pela Diretora Pedagógica Isabela Sena, estabeleceu diálogo para parceria com os cursos Técnico em Informática no suporte aos computadores das unidades escolares e também o desenvolvimento de cursos de Formação Inicial Continuada(FIC), para os estudantes da EJA do noturno das escolas municipais e público em geral.

Finalizando o evento o vereador Gean Silva, autor para proposta do evento disse: "estou muito feliz com esse momento, pois, nos meus quase 20 anos de mandato de vereadores nunca presenciei essa ação, de estudantes pesquisarem e trazerem de volta para a sua comunidade suas contribuições para o desenvolmento sociedade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição e participação