sábado, 23 de abril de 2022

A SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA(SBPC), ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSOS ONLINE.


São 37 webminicursos ofertados em diversas áreas do conhecimento, com direito a certificado de participação

Estão abertas as inscrições e matrículas do 3º ciclo de webminicursos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em sua plataforma de cursos online (https://cursos.sbpcnet.org.br/). A cada trimestre são ofertados webminicursos de todas as áreas do conhecimento e temas contemporâneos, ministrados por professores de renomadas instituições do País.

Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC, destaca que a plataforma de cursos online permite o acesso a minicursos com as mesmas temáticas e qualidade dos ofertados nas Reuniões Anuais ao longo de todo o ano. “É mais um mecanismo pelo qual a SBPC cumpre uma de suas missões, que é a de divulgar e popularizar a ciência”, afirma.

Entre os destaques deste terceiro ciclo, que conta com 37 webminicursos de diversas áreas do conhecimento, estão: “Vírus Gigantes: Expandido os Limites da Virosfera”, com Rodrigo Araújo Lima Rodrigues, professor substituto de Microbiologia na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Paulo Victor de Miranda Boratto e Victória Fugêncio Queiroz, ambos doutorandos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); “Uso de Jogos Didáticos no Ensino de Parasitologia”, com Henrique Rocha de Medeiros e Lilian Giotto Zaros de Medeiros, professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); “Educação na Prisão – Formação de Professores para Atuação em Contextos de Privação de Liberdade”, com Rogéria Martins, Lucas Eduardo Pereira Silva, Débora Marques, Leonardo Miranda Frossard e Rafael Aquino, todos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Os webminicursos têm duração de seis horas e aulas previamente gravadas. O inscrito poderá assisti-los quantas vezes quiser dentro de sua disponibilidade de tempo. A forma virtual também permite que os interessados possam frequentá-los de qualquer lugar do País ou até mesmo do exterior. Ao final do prazo, o inscrito que assistir às seis horas do webminicurso poderá emitir seu certificado.

Sócios quites e novos sócios da SBPC têm desconto na taxa de matrícula. Os valores para cada webminicurso são R$ 30,00 para sócio quite da SBPC e R$ 50,00 para não sócio. É possível fazer a matrícula em vários webminicursos simultaneamente.

Veja a relação dos webminicursos oferecidos neste terceiro ciclo:

WMC1-01 – APLICAÇÕES ESTÁVEIS ENTRE SUPERFÍCIES
Ministrantes: Alana Cavalcante Felippe (UFV) e Catarina Mendes de Jesus Sánchez (UFJF)

WMC1-02 – O USO DOS EXPERIMENTOS MENTAIS COMO UMA POSSÍVEL METODOLOGIA DE ENSINO PARA MATEMÁTICA
Ministrante: Willian José da Cruz (UFJF)

WMC1-05 – RECURSOS E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO ONLINE E ATIVO DA QUÍMICA
Ministrantes: Guilherme Andrade Marson (USP), Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus (UFMG) e Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG)

WMC1-06 – PLASTINAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Ministrantes: Athelson Stefanon Bittencourt (UFES) e Yuri Favalessa Monteiro (UFES)

WMC1-07 – CORPO, CULTURA DE MOVIMENTO E JOGOS INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Ministrantes: Moaldecir Freire Domingos Junior (UFRN) e Camila Ursulla Batista Carlos (UFRN)

WMC1-08 – COMPREENDENDO O CÉREBRO
Ministrantes: Sidarta Ribeiro (UFRN), Kerstin Schmidt (UFRN), Claudio Marcos Teixeira de Queiroz (UFRN) e Sergio Neuenschwander (UFRN)

WMC1-09 – INTRODUÇÃO A PESQUISAS QUANTI-QUALITATIVA EM SAÚDE COLETIVA
Ministrantes: Waneska Alexandra Alves (UFJF), Lina Rodrigues Faria (UFSB) e Luciana Karen Calabria (UFU)

WMC1-11 – DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE: UMA VISÃO ECONÔMICO-ECOLÓGICA
Ministrantes: José Luiz de Attayde (UFRN), Daniel Caixeta Andrade (UFU) e Maria Amélia Rodrigues Enríquez (UFPA)

WMC1-12 – OFICINA DO SENTIR: UMA EXPERIÊNCIA POÉTICA DO MEU LUGAR CASA
Ministrantes: Sandrelena da Silva Monteiro (UFJF), Juliane Figueiredo Fonseca (UFJF) e Mônica Cristina Henriques Leite Olender (UFJF)

WMC1-13 – ARTIGO CIENTÍFICO: REDAÇÃO, ÉTICA, AVALIAÇÃO E DIVULGAÇÃO
Ministrantes: Sigmar de Mello Rode (UNESP), Piotr Trzesniak (UFPE) e Germana Barata (UNICAMP)

WMC1-14 – LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DIREITO À INFORMAÇÃO: LIMITES E TENSIONAMENTOS
Ministrantes: José Tarcísio da Silva Oliveira Filho (UFRR), Luiz Felipe Novais Falcão (UFJF) e Simone Teixeira Martins (UFJF)

WMC1-15 – ASPECTOS ÉTICOS DA PESQUISA ACADÊMICA COM SERES HUMANOS NA EDUCAÇÃO
Ministrantes: Leandro Silva Costa (IFRN) e Lenina Lopes Soares Silva (IFRN)

WMC1-17 – FIGURAÇÕES DA VIOLÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE
Ministrantes: César Barreira (UFC), José Vicente Tavares dos Santos (UFRGS) e Michel Misse (UFRJ)

WMC1-19 – METODOLOGIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Ministrante: Débora Peres Menezes (UFSC)

WMC1-20 – ENSINO DE CIÊNCIAS COM BRINQUEDOS CIENTÍFICOS DE BAIXO CUSTO
Ministrantes: Paulo Henrique Dias Menezes (UFJF) e Wagner da Cruz Seabra Eiras (IF Sudeste-MG)

WMC1-22 – LÍNGUAS VIVAS: UMA INTRODUÇÃO AOS CONHECIMENTOS DAS LÍNGUAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS NO BRASIL
Ministrantes: Bruna Franchetto (UFRJ), Luciana R. Storto (USP) e Marcus Maia (UFRJ)

WMC1-23 – FOTOGRAFIA E INTERDISCIPLINARIDADE: O DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIAS E ARTES DESDE OS PROCESSOS FOTOGRÁFICOS EXPERIMENTAIS ATÉ A FOTOGRAFIA DIGITAL
Ministrante: Bárbara Lúcia de Almeida (UFJF)

WMC1-25 – METROLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, AGENDA 2030 ODS (ONU)
Ministrante: Luciana e Sá Alves (INMETRO)

WMC2-26 – O MUNDO DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES
Ministrante: Farinaldo da Silva Queiroz (UFRN)

WMC2-27 – APLICAÇÕES DA ENERGIA NUCLEAR NA SAÚDE
Ministrante: Silvia Maria Velasques de Oliveira (CNEN)

WMC2-28 – ESTUDO DE PLANTAS MEDICINAIS COM AÇÃO NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL: PASSEANDO ENTRE A QUÍMICA E A FARMACOLOGIA
Ministrantes: Silvânia Maria Mendes Vasconcelos (UFC), Jackson Roberto Guedes Almeida (UNIVASF) e Kalyne Leal (UFC)

WMC2-29 – INTRODUÇÃO AO MANEJO DE DADOS EM SAÚDE PÚBLICA
Ministrantes: Milena de Oliveira Simões (UFJF), Eulilian Dias de Freitas (UFJF) e Waneska Alexandra Alves (UFJF)

WMC2-31 – CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO VS. DESINFODEMIA: ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO PARA AS MÍDIAS
Ministrantes: Erivam Morais de Oliveira (ESPM), Guilherme Moreira Fernandes (UFRB) e Aletéia Patrícia de Almeida Selonk (PUCRS)

WMC2-32 – DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O DESAFIO DE INCLUIR DIFERENTES PÚBLICOS
Ministrantes: Diélen dos Reis Borges Almeida (UFU), Bárbara Bastos de Lima Duque (UFJF) e Sônia Miranda de Oliveira (Cefet-MG)

WMC2-34 – HISTÓRIA ENSINADA SOB ATAQUES: POLÍTICAS PÚBLICAS E COTIDIANO DO TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE NEGACIONISMOS
Ministrantes: Sonia Regina Miranda (UFJF), Fabiana Rodrigues de Almeida (UFJF) e Felipe Dias de Oliveira Silva (UNICAMP)

WMC2-35 -  GRIOTAGENS: FORMAÇÃO DOCENTE AFROPERSPECTIVADA
Ministrante: Jussara Alves da Silva (UFJF)

WMC2-36 – UMA UTOPIA PARA NOSSO TEMPO: TRANSUMANISMO E OUTRAS IDEIAS
Ministrantes: Renato Janine Ribeiro (SBPC/USP) e Alexey Dodsworth Magnavita de Carvalho (USP)

WMC2-37 – CANNABIS: DIMENSÕES TERAPÊUTICAS E SOCIAIS DE UMA PLANTA PROSCRITA
Ministrantes: Paulo Fraga (UFJF) e Rodrigo Pastor (UFOP)

WMC3-38 – VÍRUS GIGANTES: EXPANDIDO OS LIMITES DA VIROSFERA
Ministrantes: Rodrigo Araújo Lima Rodrigues (UFOP e UFMG), Paulo Victor de Miranda Boratto (UFMG) e Victória Fugêncio Queiroz (UFMG)

WMC3-39 – USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE PARASITOLOGIA
Ministrantes: Henrique Rocha de Medeiros (UFRN) e Lilian Giotto Zaros de Medeiros (UFRN)

WMC3-40 – HORMÔNIOS E COMPORTAMENTO
Ministrante: Maria Bernardete Cordeiro de Sousa (UFRN)

WMC3-41 – EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA ACADEMIA
Ministrantes: Débora Marques (UFJF), Leonardo Miranda Frossard (UFJF) e Rafael Aquino (UFJF)

WMC3-42 – JORNALISMO MÓVEL E MOBILIDADES NO CAMPO DO JORNALISMO
Ministrante: Fernando Firmino da Silva (UEPB)

WMC3-43 – A EMERGÊNCIA DO 5º PODER: QUEM FISCALIZA QUEM TEM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO
Ministrantes: Iluska Maria da Silva Coutinho (UFJF), Gustavo Teixeira de Faria Pereira (UFJF) e Ana Paula Goulart de Andrade (PUC-RIO)

WMC3-44 – INDEPENDÊNCIAS E PROJETOS PARA O BRASIL
Ministrantes: Christian Edward Cyril Lynch (UERJ), Simone Meucci (UFPR) e Antonio da Silveira Brasil Jr. (UFRJ)

WMC3-45 – PATRIMÔNIO CULTURAL E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Ministrante: Rodrigo Christofoletti (UFJF)

WMC3-46 – EDUCAÇÃO NA PRISÃO – FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
Ministrantes: Rogéria Martins (UFJF) e Lucas Eduardo Pereira Silva (UFJF)

Fonte:

quarta-feira, 20 de abril de 2022

20 DE ABRIL DE 1911: É PUBLICADA A LEI DA SEPARAÇÃO DO ESTADO DAS IGREJAS. POR MAIS QUE ALGUNS QUEIRAM MISTURAR ESTADO COM RELIGIÃO, ELES ESTÃO SEPARADOS

                                                      Afonso Costa assina a Lei da Separação do Estado das Igrejas, a 20 de Abril de 1911

Em 20 de abril de 1911 foi publicado pelo Governo Provisório um decreto com força de lei que estipulava a separação do Estado e das organizações religiosas. O decreto era da autoria de Afonso Costa, então ministro da Justiça. Nos termos do próprio diploma, ele deveria ser ratificado no Parlamento, o que só veio a acontecer em março de 1914, por entre muita controvérsia. Embora a sanção parlamentar tardasse, tal não impediu a imediata aplicação do decreto, que aliás se estendeu em 1913 às colónias, com alguns ajustes.

A promulgação desta lei inseria-se no contexto de certas medidas que tinham sido tomadas logo a partir de outubro de 1910: proibição das Ordens religiosas, proibição do ensino religioso nas escolas públicas e particulares, abolição do juramento religioso, entre outras limitações impostas à ação da Igreja Católica e aos seus privilégios. Nos termos do diploma, o Catolicismo deixava de ser religião oficial do Estado; o culto público era fiscalizado (preservando-se rigorosamente, no entanto, a liberdade do culto privado); parte dos bens da Igreja era confiscada.

A lei apartava a política do campo de atuação próprio das organizações religiosas, quaisquer que elas fossem. Desse ponto de vista, colocava em pé de igualdade todos os credos e todas as igrejas. Contudo, tinha, na prática, um objetivo específico: restringir a esfera de influência da Igreja Católica nos variados aspetos da vida social. Assim, a lei refletia certas intenções que frequentemente se encontraram associadas ao Republicanismo, que de há muito condenava a ingerência da Igreja Católica na esfera da política e o excessivo peso dos sacerdotes e das instituições católicas em áreas como o ensino e a administração pública (quando não adotava mesmo uma postura de anticlericalismo assumido). Como era natural, a sua promulgação deu origem a fortes protestos dos meios católicos nacionais e do próprio papa.

Na medida em que é reveladora de alguns aspetos estruturais do regime republicano, a Lei de Separação do Estado e da Igreja pode ser considerada uma das suas iniciativas legislativas mais importantes.

Fonte: 

Estórias da História


BAHIA: RECORDE NA PRODUÇÃO DE CACAU CONTRIBUIU COM OS RESULTADOS NO MERCADO NACIONAL DE CHOCOLATES. O SUL DA BAHIA JÁ NÃO SERÁ A ÚNICA ÁREA BAIANA A PRODUZIR CACAU. ATENÇÃO!!!

                                   Foto: https://www.maxipopular.com.br/confira-todos-os-beneficios-do-cacau/ 

O Brasil produziu, somente para a Páscoa deste ano, nove mil toneladas de ovos de chocolate. A Bahia tem relevante participação nesse resultado, já que o Estado é o maior produtor nacional de cacau – principal matéria-prima da iguaria. Só em 2021, foram colhidas mais de 140 mil toneladas, um incremento de 40% em relação a 2020, número que consolidou a liderança baiana na produção brasileira.

Além do cultivo das amêndoas, alguns cacauicultores estão apostando no beneficiamento do fruto, agregando valor à produção de derivados. É o caso do engenheiro agrônomo e produtor rural Luís Fernando Pimenta, que investiu na abertura de uma fábrica de chocolates finos no município de Coaraci, no Sul baiano. Ele tem inspirado a nova geração de agricultores a fazer o mesmo.

“O programa Pro-Senar Cacau foi fundamental para a concretização desse sonho, porque nos muniu de informação, tecnologia e esperança para continuar acreditando na cultura após a vassoura de bruxa que devastou as lavouras (doença que dizimou a plantação) ”, disse, destacando que o acesso a novas técnicas de manejo foi fundamental para continuar no negócio.

Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Amendoim e Balas (Abicab), o mercado nacional de chocolate vem crescendo ano após ano. O País é o 5º maior consumidor de chocolate do mundo e já desponta como um promissor fornecedor. Em um concurso internacional de cacau de excelência, realizado em Paris, dois brasileiros, mais especificamente baianos, foram premiados pela produção das melhores amêndoas do fruto.

O vice-presidente administrativo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e assessor de Tecnologia e Inovação do Senar Bahia, Guilherme Moura, destacou que a Bahia tem dupla participação no mercado de chocolate: “Somos o principal fornecedor da matéria-prima, mas também estamos expandindo na elaboração do produto final, e este é um segmento que está em franca expansão, incluindo a instalação de fábricas-escola em alguns municípios”, pontuou.

Com um cultivo superior a 420 mil hectares em mais de 80 municípios, a cacaucultura baiana tem se expandido da mata atlântica do Sul, que ficou batizado como região cacaueira, para outros biomas. O fruto, que já foi responsável por mais de 60% do PIB do Estado, tem mostrado a sua resiliência e forte adaptação a diferentes áreas e climas.

***No Cerrado baiano, por exemplo, produtores já apostam na implantação do cacau a pleno sol, ou seja, sem o sombreamento, e tem obtido bons resultados com a cultura e também na produção de nibs e de chocolates. O setor é responsável pela geração de milhares de postos de trabalho fixos, mas especialmente nesta época do ano incrementa a renda de muitas famílias, através da geração de empregos temporários para a páscoa. Só este ano, o país registrou a geração de 8.518 empregos em torno da data comemorativa.

Senar Bahia tem programa técnico voltado exclusivamente para esta cadeia produtiva.

*** É bom os produtores baianos ficarem atentos a esta realidade.

Fonte: AGROLINK


terça-feira, 12 de abril de 2022

12 DE ABRIL DE 1961: O COSMONAUTA SOVIÉTICO YURI GAGARINE É O PRIMEIRO HOMEM EM ÓRBITA EM REDOR DA TERRA, A BORDO DA NAVE VOSTOK-1.


No dia 12 de Abril de 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarine tornou-se o primeiro ser humano a completar uma volta em torno da Terra no espaço, em 1h48min. A sua frase "A Terra é azul!" entrou para a história.

A baixa estatura havia garantido ao major da Força Aérea russa Yuri Alexeievitch Gagarine, então com 27 anos, um lugar na apertada cápsula que o levaria à órbita terrestre. Seria mais uma vitória soviética na corrida contra os norte-americanos pela conquista do espaço.
Essa corrida havia começado a 4 de Outubro de 1957, com o satélite Sputnik 1. Poucas semanas mais tarde, a cadela Laica foi enviada ao espaço. Os Estados Unidos reagiram em 1958, com o envio da sonda Explorer 1 e a criação da Nasa.
Três semanas depois do feito histórico de Gagarine, os EUA enviaram o astronauta Alan Shepard como primeiro norte-americano ao espaço, só que num voo balístico e que durou apenas 15 minutos.


Em Maio de 1961, o então presidente John Kennedy prometeu que, até ao final da década, um norte-americano pisaria solo lunar. O passo seguinte foi de John Glenn, a 20 de Fevereiro de 1962, com três voltas em torno da Terra.
Enquanto isso, os técnicos e engenheiros soviéticos continuavam a impressionar o mundo com uma série de recordes. Em 1963, Valentina Tereshkova foi a primeira mulher no espaço sideral; dois anos depois, o cosmonauta Alexei Leonov foi o primeiro a flutuar durante dez minutos fora da sua cápsula; e, no ano seguinte, o módulo Luna 9 pousou na Lua.

Só muito mais tarde, a comunidade internacional ficaria a saber que o programa espacial soviético custou muito mais vidas do que se supunha. Foi o caso, por exemplo, do cosmonauta Alexander Komarov, que morreu em 1967 porque o paraquedas da Soyuz 1 não abriu na aterragem.

Também os Estados Unidos tiveram vítimas a lamentar. Em 1967, Virgil Grissom, Edward White e Roger Chaffee morreram num incêndio durante os testes de pré-lançamento a bordo do módulo de comando da primeira nave do projecto Apollo.
Para Gagarine, a morte de Komarov significou a perda do estatuto de cosmonauta activo, pois a União Soviética não queria arriscar a perda de mais um herói. Depois de retornar à Terra, foi recebido por Nikita Khrushchev  e homenageado por todo o país. A sua segunda viagem ao espaço estava programada para 1968, mas ele já não participou.
Durante um voo de treino em 27 de Março de 1968, Gagarine e um companheiro sofreram um acidente fatal. Somente no aniversário de 50 anos do histórico voo de Yuri Gagarine, em 2011, o Kremlin tornou públicos documentos sobre a misteriosa morte do cosmonauta. O acidente teria sido causado por uma manobra brusca, dizem investigadores russos.
Em 1969, o norte-americano Neil Armstrong seria o primeiro ser humano a pisar a Lua.

Fontes: DW

segunda-feira, 11 de abril de 2022

ITAJUÍPE TEVE CINEMA - DOMINGO 10 DE ABRIL, A ALIANÇA DOS ARTISTAS PROMOVEU A EXIBIÇÃO DO FILME: LIXO EXTRAORDINÁRIO


O documentário Lixo Extraordinário, focado no trabalho do fotógrafo e artista plástico Vik Muniz e que foi pensado como uma jogada comercial focada no exterior do início ao fim, mas graças a equipe cinematográfica por trás do projeto, acabou dando um ar mais humano do que uma simples história com início, meio e fim que poderia facilmente igualar-se a qualquer filme sobre super-heróis.



Vicente José de Oliveira Muniz, ou como prefere ser chamado após anos radicado nos Estados Unidos, Vik Muniz, é um artista plástico brasileiro que em pouco mais de noventa minutos conta a história de toda uma população que leva uma vida ao redor e por causa do lixo no Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário da América Latina, localizado no Rio de Janeiro. O projeto tem como único objetivo ser ovacionado pelo público estrangeiro, já que seu formato e narrativa acenam comercialmente para o mercado norte-americano, desde a escolha da cena que abre o documentário (um trecho de uma entrevista com Jô Soares, cujo programa segue o modelo semelhante aos do talk shows dos Estados Unidos), o desenrolar que é narrado em inglês pelo fotógrafo brasileiro (tanto em conversas com seus assessores e parentes, todos brasileiros) e a história de salvador que fica subjetivamente entregue nas entrelinhas.


Logo nos primeiros minutos o público é apresentado a Vik Muniz e como o artista viu sua carreira saltar de um ponto ao outro quando resolveu criar a série Crianças de Açúcar, retratos de crianças de famílias de baixa renda que cortam canas de açúcar em St. Kitts, no Caribe. O trabalho foi reconhecido internacionalmente após Muniz ter a sacada de trabalhar as fotografias utilizando apenas açúcar, elemento que faz parte do cotidiano dos jovens retratados e que trazem referência tanto à inocência da infância quanto ao material que os submete à pobreza.


Em Lixo Extraordinário, Muniz decide ajudar a comunidade carioca que trabalha no Jardim Gramacho, descritos por eles mesmos como "catadores de materiais recicláveis". Aos 30 minutos de produção, o documentário fisga o público a partir do momento em que se torna uma experiência imersiva, e não vista superficialmente como um filme de caridade. Há muito material e história por trás da obra que dará àquele povo melhores condições de vida. Mérito da diretora Lucy Walker humanizar a narrativa e colocar o "dedo na ferida" quando necessário, acompanhando e contando a história de cada uma das pessoas que trabalha diariamente no meio de materiais que o restante da população descarta.


Além do lixo e da rotina com recicláveis, Lixo Extraordinário explora as relações interpessoais entre os trabalhadores do Jardim Gramacho, aprofundando-se em suas vidas, dificuldades e até mesmo vitórias de quem acumula quase três décadas de experiência no aterro. Em depoimentos com os mais diversos personagens, o espectador é apresentado à mais desconfortável e desesperançosa realidade de uma população inteira que sente cada conquista da maneira mais genuína e sincera.



Diante de tantas histórias, a montagem das obras de Vik Muniz que acabariam vindo para leilão no final da produção acaba sendo uma mera coadjuvante. Lixo Extraordinário visa apresentar muito mais ao público do que o processo de criação de quatro gigantes retratos feitos a partir de lixo e materiais recicláveis e que, posteriormente, viriam a ser vendidos por valores milionários. O documentário preocupa-se em transmitir através de depoimentos, narrativas e diversos enquadramentos um dia a dia que está longe de ser a realidade de muitas pessoas no Brasil, mas que facilmente é ignorada por boa parte da população.


A experiência, por mais que desconfortável e de se assistir em silêncio, é inigualável; parte do mérito é responsabilidade da edição de Pedro Kos e fotografia de Ernesto Herrmann e Dudu Miranda. Lixo Extraordinário foi lançado há uma década e chegou a ser reconhecido com uma indicação ao Oscar do ano seguinte na categoria documental; Estrelado por Vik Muniz e por toda a população trabalhista do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro.

Fonte da crítica cinematográfica:

quinta-feira, 31 de março de 2022

31 DE MARÇO DE1492: ÉDITO DOS REIS CATÓLICOS DECRETA A EXPULSÃO DOS JUDEUS DE ESPANHA


Fernando de Aragão e Isabel I de Castela assinaram no dia 31 de Março de 1492 o Decreto de Alhambra, que ordenou a expulsão de Espanha dos judeus que não se convertessem.

Em 1492, os reis católicos tomaram Granada, expulsando definitivamente os muçulmanos da península Ibérica. Senhores absolutos da Espanha e contando com o apoio do papa Sisto IV, que reconheceu oficialmente a Inquisição espanhola numa bula de 1478, os soberanos de Castela e Aragão assinaram o Decreto de Alhambra em 31 de Março de 1492, que expulsou os judeus do reino espanhol. De acordo com esse texto, todos os súbditos hebreus deveriam converter-se ao catolicismo ou partir. Apesar da enérgica acção de Isaac Abravanel, funcionário da corte de Isabel de Castela que tentou obter a anulação do decreto, as perseguições intensificaram-se.

                                                                                                   Cópia do Édito de Granada

Alguns vieram para Portugal, de onde foram expulsos em 1497. Outros atravessaram o estreito de Gibraltar para viver livremente a sua fé do outro lado do Mediterrâneo, em Marrocos. Muitos fugiram para o Oriente – para a Itália, para o leste da Europa, para o Egipto ou para a Palestina. Houve os que encontraram refúgio no Império Otomano, onde o sultão Bayazid II lhes ofereceu a sua hospitalidade. Os que ficaram (cerca de 150 mil)  converteram-se, mas um grande número continuou a viver secretamente de acordo com a tradição judaica.

No Decreto, os Reis católicos ordenavam: “Que todos os judeus e judias de qualquer idade que residem em nossos domínios e territórios, que saiam com os seus filhos e filhas, seus servos e parentes, grandes ou pequenos, de qualquer idade, até o fim de Julho deste ano, e que não ousem retornar a nossas terras, nem mesmo dar um passo nelas ou cruza-las de qualquer outra maneira. Qualquer judeu que não cumprir este édito e for achado em nosso reino ou domínios, ou que retornar ao reino de qualquer modo, será punido com a morte e com a confiscação de todos os seus pertences”.

Os judeus não convertidos tinham de sair de Espanha até 31 de Julho de 1492. Posteriormente o prazo foi alargado até 2 de Agosto desse ano. O decreto foi escrito por Juan de Coloma e assinado em Alhambra, Granada, reconquistada aos mouros em 2 de Janeiro daquele ano.

 



Fonte:

quarta-feira, 30 de março de 2022

INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA É ESSENCIAL PARA O CRESCIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL

Avaliação foi feita por participantes da 9ª Conferência FAPESP 60 anos, que ressaltaram a queda nos recursos públicos destinados a essa finalidade nos últimos anos (foto: Léo Ramos Chaves/Pesquisa FAPESP)

A inovação na indústria brasileira precisa ser urgentemente recuperada para que o Brasil possa se desenvolver, dinamizar sua economia e tornar-se competitivo. Nesse sentido, o Estado deve ampliar e tornar mais estáveis e previsíveis os recursos para pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas empresas, além de criar mecanismos para estimular a formação de um ecossistema mais favorável à inovação no país.

A avaliação foi feita pelos participantes da 9ª Conferência FAPESP 60 anos: Indústria e Inovação, que aconteceu ontem (23/03).

O evento integra o ciclo de conferências comemorativas dos 60 anos da criação da FAPESP e reuniu especialistas para discutir a relevância da inovação tecnológica e sua centralidade nas agendas de muitas instituições e da própria FAPESP.

“Todos reconhecem que a origem da inovação está na ciência. O mais recente relatório da OCDE [Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico], sobre as perspectivas da ciência, tecnologia e indústria, ressalta que, à medida que os setores dependentes do conhecimento continuam a se expandir e a pressão competitiva aumenta, o financiamento da pesquisa básica por parte dos governos torna-se um elemento mais central para apoiar a pesquisa e o desenvolvimento empresarial”, disse Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP.

Na contramão de outros países, os recursos públicos para essa finalidade no Brasil nos últimos anos, contudo, vêm caindo acentuadamente, apontou Pedro Wongtschowski, presidente do Conselho de Administração do grupo Ultra, líder da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e membro do Conselho Superior da FAPESP.

“O investimento público em P&D no Brasil é decrescente. Há uma série de países que têm aumentado o volume de seus investimentos para essa finalidade nos últimos dez anos em relação ao tamanho de suas economias e ao seu Produto Interno Bruto [PIB]. A exceção é o Brasil”, comparou.

O Brasil investe atualmente entre 1% e 1,2% de seu PIB em P&D, somando os dispêndios públicos e privados em inovação, apontou Wongtschowski.

“Isso é muito pouco para o tamanho e a relevância do Brasil e para as ambições que devemos ter em relação à ciência e tecnologia no país”, avaliou.

A intensidade dos gastos no setor industrial brasileiro também vem caindo nos últimos anos. Os dados da última Pesquisa de Inovação (Pintec), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostraram que os dispêndios das indústrias no Brasil em P&D em termos de percentagem do faturamento caíram de 2,37% em 2011 para 1,65% em 2017.

A indústria de transformação, que representa 12% do PIB do Brasil, é responsável por metade das exportações brasileiras e responde por dois terços do investimento empresarial em P&D no país, apontou o executivo.

“A indústria é importante para a economia do país e só sobreviverá a longo prazo se inovar, ou seja, se for modernizada e atender às demandas de sustentabilidade impostas pelo mercado hoje”, sublinhou Wongtschowski.

O setor industrial também dá sustentação a outros dois importantes setores da economia brasileira: o agronegócio e o setor de serviços, destacou o executivo.

O gronegócio brasileiro não conseguiria ser competitivo sem ativos industriais como tratores, colheitadeiras, sistemas de irrigação, sensores para agricultura de precisão e fertilizantes. Já no setor de serviços, as novas soluções desenvolvidas no sistema financeiro hoje, por exemplo, dependem de computadores e redes de transmissão de dados desenvolvidos por indústrias, apontou Wongtschowski.

“O dinamismo do agronegócio e do setor de serviços brasileiros está diretamente vinculado à existência de uma indústria competitiva. E a indústria só será competitiva por meio da inovação”, avaliou.

Falta de Estado empreendedor

De acordo com Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP, a inovação, tema relativamente recente na agenda pública e privada do Brasil, hoje é central para os ministérios de Ciência e Tecnologia, Economia e para as agências de fomento à pesquisa em todo o mundo, como a FAPESP.

“A inovação tornou-se agenda permanente no Brasil, mas é preciso reconhecer que o país não tem se saído bem nesse aspecto”, avaliou.

“Por mais que tenhamos feito um esforço significativo nos últimos 20 anos, o desempenho do Brasil nesse quesito não tem sido satisfatório”, avaliou Pacheco.

Uma das razões para isso pode ser a falta de um Estado empreendedor, apontou Jorge Guimarães, diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

“Embora o Brasil tenha reunido, desde o final da Segunda Guerra Mundial, pilares fundamentais [para estimular a inovação], como a disponibilidade de talentos, instituições acadêmicas fortes e empresas transnacionais, que já existiam desde os anos 1950 no país, não tivemos e ainda não temos um Estado empreendedor”, afirmou Guimarães.

“Continuamos escapando da necessidade de o Estado participar pesadamente na subvenção e no recurso reembolsável para inovação que exige risco. E a empresa não vai pegar dinheiro emprestado e correr o risco de criar a inovação”, avaliou.

As principais agências de fomento à pesquisa do país, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a FAPESP, foram criadas no período pós-guerra, quando países como os Estados Unidos estabeleceram a meta de aumentar os investimentos em P&D, ressaltou Guimarães.

“Essas agências de fomento à pesquisa básica e à formação de recursos humanos enfrentaram esses desafios com muita eficiência e hoje estabeleceu-se um grupo forte de entidades no país com muita capacidade de enfrentar esse desafio”, disse.

Na avaliação de Fernando Galembeck, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Materiais Complexos Funcionais (Inomat) – um dos INCTs financiados pela FAPESP e pelo CNPq no Estado de São Paulo –, é preciso que todo o ecossistema brasileiro de inovação seja forte.

“O elemento mais importante nesse ecossistema é o talento, ou seja, pessoas capazes de trabalhar em equipes diversificadas. Para ter inovação precisamos reunir muitas competências”, afirmou.

O evento pode ser assistido na íntegra em: fapesp.br/15350/9a-conferencia-fapesp-60-anos-industria-e-inovacao.

Elton Alisson | Agência FAPESP 

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Agência FAPESP