sexta-feira, 10 de junho de 2016

Crise hídrica: Itajuípe à beira do colapso.





     Região Cacaueira no apocalipse hídrico.

          Não há mais dúvidas caminhamos para o colapso hídrico regional,          qualquer prognóstico a menor é querer “tapar o céu com a peneira”.
          Mas em que está baseada esta afirmação? Dados. Dados climatológicos.
          Após ler uma chamada no blog: http://www.verdinhoitabuna.blog.br, noticiando sobre as probabilidades de chuvas para a nossa região. Como é de minha prática, fui buscar informações. Acessei o site do INMET( Instituto Nacional de Meteorologia). O que encontrei? Maus prognósticos.    



          Não precisa de muito conhecimento para entender a legenda. Quanto mais próximo do vermelho, menos probabilidade de chuvas. A região como um todo, está nas cores de menores probabilidades. O que significa um COLAPSO HÍDRICO REGIONAL.
          O que estamos fazendo para se preparar para mais 100 dias aproximados de chuvas abaixo do normal? Quais as ações tomadas?
          Desde dezembro/2015, que estamos SEM ÁGUA NAS TORNEIRAS. O abastecimento está totalmente comprometido. Tivemos uma folga no final de janeiro, mas o que veio depois, foi crise.
          O que foi feito? Posso afirmar diante do quadro que foi NADA. Nada pois, as ações executadas não amenizaram a situação, elas apenas protelaram o colapso. Se não vejamos:
1- Tanques para abastecimento da população? Poucos, com abastecimento irregular e o pior dos mundos: DOADOS POR UM EMPRESÁRIO. Que situação!!
2- Carros pipas? Poucos para a demanda, sem horário regular, motoristas e funcionários no limite da paciência, muita pressão e demanda. E assim mesmo, com carros pipas cedidos por empresário. Que situação!!
3- Poços abertos? Tenho conhecimento de 01. Perto da estação de tratamento.
4- Após 3 meses de crise de abastecimento, providencia-se a canalização do poço Loanda. 3 meses após da crise instalada. Que situação!! O PIOR DOS MUNDOS: abastece apenas parte da cidade e quebra a cada todo momento. Quando não é a bomba é o gerador, quando não é o gerador é a bomba...
5- Ainda temos que pagar as contas do SAAE, afinal não vamos penalizar o funcionário que é nosso vizinho, amigo, conhecido e EFETIVAMENTE não tem culpa da crise hídrica regional e tem seus compromissos como todos nós temos. Paciência, pode até parecer injusto, ilegal, MAS É HUMANO.
          Diante de tantas tragédias o que temos: discursos e falas improdutivas. Críticas politiqueiras e oportunistas. Falas que não acrescentam nada de solução, apenas inflamam os ânimos para soluções inexistentes. Isso da oposição e as do governo? Silêncio. Contra fatos não há argumentos.
          Tenho conversado com amigos e dito – estou vendo a hora de termos mortes por causa da falta de água. Se não pararmos HOJE, AGORA, NESSE INSTANTE PARA PENSAR JULHO, AGOSTO E SETEMBRO. Não vejo com bons olhos o avançar da crise.
          Se os abutres estão esperando a carniça, lambam os bicos, começa a apodrecer.
          Não procuremos culpados, como se a culpa de alguém fosse a solução para o problema. Procuremos soluções, até por quê, se alguém gritasse: “EU SOU O CULPADO”. Não iria jorrar água nas torneiras, se assim o fosse, eu mesmo gritaria!!
          Onde está a AMURC?? Esperando o quê? É preciso reunir os prefeitos da região e ir ao governador do Estado. Ir em comitiva regional, mais de 40 prefeitos. TODOS JUNTOS COM UM SÓ OBJETIVO: SOLUÇÕES. Promessas, ficam para os Santos católicos. O quadro é de terror regional.
          E a UPB –União dos Prefeitos da Bahia, o que tem produzido? Precisamos saber. União em torno do quê? Estão sem saber o que acontece na região? É preciso agir!
          O Governo do Estado precisa sair do gabinete e vir a Região. Ver de perto, olhar com seus próprios olhos. Relatos, são frios e distantes. Tem que ver de perto, sentir o cheiro da tragédia, olhar nos olhos da sociedade que o elegeu, não para fazer milagres, mas para buscar caminhos para enfrentar os problemas.

          AMURC, UPB, prefeitos, deputados, vereadores, lideranças políticas com mandatos ou sem mandatos. Ajam agora, pois os selos do Apocalipse começam a perder aderência, se soltar....
            Soltemos o primeiro selo. Pois o segundo, o terceiro e quarto selos estão à espreita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição e participação