segunda-feira, 13 de março de 2017

FEBRACE 2017



Prezados. Boa noite.

Desenvolvemos aqui no Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas uma pesquisa via PIBIC-EM em parceria com a UFRB/FAPESB/CNPQ e com o Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia e Ensino de Química (CITEQ), diante da avaliação dos produtos apresentados fomos selecionados pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia para participar da 15ª FEBRACE, nesta feira estamos concorrendo a uma votação popular. Gostaria então de pedir que deixe seu like para o nosso projeto na FEBRACE VIRTUAL, as indicações de como proceder estão na imagem em anexo, neste link você também encontrará mais informações sobre o mesmo. Pedimos também que compartilhem. 


Obrigado.
Att,


Prof. Alaércio Moura
Licenciado em Química
Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas




AGR114 - O uso de agrotóxicos na agricultura familiar miguelense (São Miguel das Matas - BA): uma relação entre PIBIC e escola.



RESUMO

Sabe-se que o uso racional dos agrotóxicos justificável visto que como o aumento populacional é acelerado, necessita-se de alimentos para o abastecimento de todos. Por conta disso acredita-se que a utilização de oficinas e palestras sobre o uso indiscriminado de tais substâncias podem colaborar para melhor planejar a produção de alimentos, utilizando agrotóxicos com um menor índice de toxidez, fazendo o tratamento adequado do solo e acondicionamento dos alimentos produzidos, e buscando estratégias para reduzir os danos ambientais e a prevenção quanto aos cuidados com a saúde do trabalhador. No desenvolvimento deste projeto de pesquisa, buscou-se a identificação do uso de agrotóxicos por agricultores familiares de São Miguel das Matas, e a conscientização através de seus filhos, discentes da instituição de ensino, Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas (CEAVB). Acredita-se que essas pessoas têm um papel importante nesse projeto, pois seriam um veículo de informação e transmissores de toda informação apresentada no ambiente escolar, onde reflexões agroecológicas estão sendo construídas. Esta pesquisa caracteriza-se como um dos múltiplos desdobramentos do plano de trabalho “Estudo etnobotânico e fitoquímico de plantas do vale do Jiquiriçá: analisando a influência dos agrotóxicos na química da planta”, do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-EM), desenvolvido nesta instituição escolar em parceria com a UFRB/FAPESB, no intuito de propor um diálogo entre os estudantes e os bolsistas de iniciação científica, compartilhando e construindo saberes entre esses estudantes e provocando discussões a cerca do uso de agrotóxicos. Como caminho metodológico, realizou-se uma revisão bibliográfica, se realizou leituras e discussões em grupo em reuniões semanais que aconteciam na escola no contra turno. No segundo momento, realizou-se a etapa experimental, desta pesquisa, através da coleta de amostras do solo, conforme metodologia descrita em Camargo et al (2009) e EMBRAPA (1997), para posteriores análises do pH em água e em solução de cloreto de potássio (KCl), concomitantemente realizou-se a aplicação de um questionário para conhecer a visão de agricultores e agricultoras frente ao uso de agrotóxicos, após a análise dos dados realizou-se uma oficina sobre a temática com estudantes do ensino médio. Nota-se através dos resultados obtidos, que mesmo com a indicação do não uso de agrotóxicos, muitos agricultores conhecem e já utilizaram estes produtos, perceptível nos resultados expostos. Isto indica uma ampla utilização indiscriminada do uso desses aditivos químicos que prejudicam o meio ambiente, bem como a saúde dos agricultores, seja pela aplicação ou descarte incorreto de suas embalagens.
Palavras-chave: Agricultura Familiar, Agrotóxicos, PIBIC

Solicito aos amigos que compartilhem e socializem o esforço desses garotos que estão dentre outros mais, representando a Bahia na FEBRACE/SÃO PAULO/USP. Vamos compartilhar, e CURTIR A PÁGINA DELES!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição e participação