segunda-feira, 27 de março de 2017

GESTÕES: "MAIS DO MESMO" LEVARAM O HOSPITAL DR. MONTIVAL LUCAS A UMA PROFUNDA CRISE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA.

A Audiência Pública do dia 23, do corrente mês e ano, revelou a sociedade itajuipense que o Hospital Dr. Montival Lucas, vive uma crise histórica, perpetuada por todas as gestões que por lá passaram, inclusive a atual também tem dado de forma significante sua contribuição para o caos administrativo e financeiro da entidade.

Os relatos foram preocupantes. Não há luz no final do túnel, pelo relato da gestão do hospital, a luz no final do túnel é: "um trem em sentido contrário". Vai bater de frente levando tudo e todos!

Pelo esboço superficial apresentado pela gestão, o hospital só tem dívidas e problemas. Solução é uma perspectiva distante.

Alguns dos problemas citados:

1- Não recolhe FGTS;
2- Não recolhe INSS patronal;
3- Não repassa INSS descontado dos funcionários;
4- Não está pagando as causas trabalhistas nem por acordo;
5- Não paga os salários integrais dos funcionários;
6- Não paga água;
7- Vários leilões do prédio, dos terrenos enfim, do patrimônio físico e de equipamentos. Mas a palavra não era RESOLVEMOS. Era "SEGURAMOS". Não se resolve, passa para frente num processo histórico...
7- É só, não paga, não paga, não paga....

Foi apresentado como fato de compromisso com a boa gestão do hospital, a realidade que, há 14 anos atrás o hospital tinha aproximadamente 100 funcionários e hoje menos da metade, 42. Palmas! Porém, nem esses 42 atuais estão recebendo seus salários como manda a Lei e nem tem seus direitos trabalhistas assegurados INSS e FGTS.

Resumo: O PROBLEMA É DE GESTÃO!!!

A entidade reduziu pela metade sua folha de pagamento, não paga NENHUM DIREITO, todos que saem vão para justiça, CAUSA GANHA. E hoje nem essas causas estão sendo negociadas e pagas!!! 

Percebe-se pela fala da gestão hospitalar, que nesse momento o melhor negócio para eles, é passar o hospital para a prefeitura: MUNICIPALIZAR.

Passar para uma prefeitura TAMBÉM FALIDA!!! Uma massa falida. Isso é solução para quem? A quem interessa?

Muito se comenta nas ruas sobre a gestão do hospital receber salário. Está legal! O estatuto foi alterado e permite. Os associados em assembleia aprovaram essa mudança. Fato.

Podemos mudar? Sim, claro que podemos. Resta saber a quem interessa essa mudança!

O fato é que, atualmente o presidente e 1º tesoureiro da gestão, sendo funcionários e continuando exercendo suas funções de funcionários, podem ser diretores e receberem seus salários de funcionários.

Seria cômico, se não fosse trágico. 

Exemplo: o gestor atual devido a crise que se arrasta a anos no hospital, não paga o salário dos funcionários com as devidas legalidades. Ele sendo funcionário, também não receberá corretamente seu salário, já que é funcionário em exercício.

Quando ele for demitido ou pedir demissão, vai colocar o hospital na justiça. KKKKKK  Ele mesmo se coloca na justiça? O juiz vai olhar essa causa com muito apreço. Quando ele foi gestor não pagou corretamente, agora que é só empregado que receber o devido que ELE MESMO NÃO SE PAGOU!!!!

Para esse humilde leigo aqui, isso é no mínimo: CONFLITO DE INTERESSES!!

Mas, está legal, volto a afirmar. Tudo dentro da Lei estatutária da Associação.

Se soa antiético, devemos lutar para modificar. O problema é que na mesma Audiência Pública, foi dito por um funcionário que era associado e também membro do Conselho Fiscal, que as coisas não caminhavam como reza o Estatuto. Os associados devem procurar o mais rápido possível se inteirar dos fatos.

Após vários relatos e do prefeito assumir que irá garantir o repasse para os plantões médicos. Ele deixou muito claro e nisso concordamos: REPASSE DE PLANTÃO NÃO RESOLVE O PROBLEMA DO HOSPITAL.

Sempre que se fala em a prefeitura ajudar o hospital, a cobrança é sobre os repasses dos plantões médicos.

Porém, ficou provado na Audiência Pública, que esses plantões atendem aos anseios da sociedade em ter médicos 24 horas no hospital. Mas não atendem o cerne da questão: PLANTÃO COM EFETIVIDADE, PLANTÃO RESOLUTIVO. 

CHEGA DE AMBULANCIOTERAPIA

Os primeiros socorros com efetividade devem ocorrer!!

Qual o caminho a seguir? Como buscar tornar o hospital Dr. Montival Lucas RESOLUTIVO?

Ficou claro na Audiência que, o faturamento atual do hospital o torna incapaz de sobreviver, exceto na CONSTANTE ILEGALIDADE E NEGAÇÃO DE DIREITOS. Isso não solução, é alimentação de bola de neve.

A Associação Beneficente de Itajuípe deve VOLTAR A SER BENEFICENTE CERTIFICADA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE.

Vamos parar de enrolação quanto a esta questão. Já publiquei aqui várias leis tratando do tema. 

A ASSOCIAÇÃO DEVE A TER ESSE CERTIFICADO JÁ!!

Certificada, deve procurar negociar seus débitos e a partir dessa negociação, poder ter as CERTIDÕES NEGATIVAS COM INSS E FGTS. De posse dessas certidões, buscar ampliar os convênios e outras parcerias para aumentar sua receita.

A negação de se obter as CERTIDÕES, tem levado o hospital ao caos administrativo e financeiro. A quem interessa não ter o HOSPITAL COMO BENEFICENTE E CERTIFICADO?

A quem interessa ter um hospital NÃO RESOLUTIVO? Só na ambulancioterapia?

A quem interessa ter um hospital que não pode firmar NENHUM CONVÊNIO com prefeitura, Estado ou União?

A quem interessa o fechamento do hospital nesse momento que a SOCIEDADE ESTÁ MOBILIZADA PARA RESOLVER ESSES PROBLEMAS?

Não é possível que, uma cidade perca um hospital por falta de mobilização e ação.

A gestão do hospital NÃO RESPEITA O ESTATUTO. Até a presente data não realizou a assembleia para prestar contas do exercício do ano de 2016. Esse prazo venceu em janeiro.

Só ouço o vamos fazer. Foi solicitado através de ofício várias informações para que possamos buscar resoluções para o hospital. Já tem mais de mês  e nenhum resposta foi dada.

A QUEM INTERESSA não fornecer as informações e não realizar as prestações de contas?

A atual gestão está mais preocupada em saber quem quer ser candidato a presidente da Associação do que resolver os problemas do seu mandato.

Estão mais preocupados em impedir o acesso às informações aos que se prontificam a ajudar, mas não comungam com as falhas da atual gestão do que oferecer a sociedade um serviço de qualidade.

Por mais boa vontade que tenha o prefeito em ajudar o hospital, nesse modelo de gestão que ora está instalado na entidade, dificilmente vamos avançar para resolver. Vamos apenas empurrar para frente o problema e todos que ali chegarem CULPAR A HISTÓRIA!!!

Não comungo com esse pensar e agir.

SOLUÇÃO JÁ!!















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição e participação