terça-feira, 24 de setembro de 2019

SÓ OS MAIS ADAPTADOS SOBREVIVEM! PORTANTO, SE QUALIFIQUE! NA NOSSA ERA, NÃO É A NATUREZA QUE NOS EXTINGUE, É O CAPITAL!

IMAGE
IMAGE: THIS ILLUSTRATION SHOWS THE STRUCTURE OF THE EUSTACHIAN TUBE IN NEANDERTHAL MAN AND IT'S SIMILARITY TO THE HUMAN INFANT.
CREDIT: SUNY DOWNSTATE HEALTH SCIENCES UNIVERSITY
A extinção dos neandertais, "primos" mais próximos do Homo sapiens, permanece envolta em mistérios. Mas, aos poucos, a ciência faz novas descobertas sobre esses povos. É o caso de uma pesquisa publicada na revista científica The Anatomical Record, que aponta uma doença que pode ter levado ao sumiço da espécie: a otite.
A infecção que acontece no ouvido médio, uma região localizada atrás do tímpano preenchida apenas por ar, não representa uma ameaça a humanos adultos. A otite pode ser causada por vírus ou bactérias e, na maioria dos casos, a cura acontece sem a necessidade de antibióticos.


Complicações são mais comuns em bebês, que ainda não têm as tubas auditivas (também chamadas de trompas de Eustáquio) completamente formadas. Nos pequenos, esse compartimento – que faz a conexão da orelha média com nariz e garganta – está em uma posição mais horizontalizada, o que propicia infecções no ouvido. 
Conforme crescemos, as trompas de Eustáquio ficam mais verticais, o que ajuda a proteger contra a otite. Só que, segundo o novo estudo, isso não acontecia com os neandertais. A estrutura das tubas auditivas deles não mudava com a idade – o que aumentava não só os casos de otite, mas também o risco de agravamento da infecção.
De acordo com os autores da pesquisa, os microrganismos presentes nos ouvidos podiam causar infecções respiratórias e pneumonias, além da perda da capacidade auditiva — uma ameaça à sobrevivência. .
“Se você estivesse constantemente doente, não seria tão apto e eficaz em competir com seus 'primos' Homo sapiens ​​por comida e outros recursos", diz Samuel Márquez, um dos autores do estudo, em comunicado. 

"Num mundo em que apenas os mais aptos sobrevivem, não é de se admirar que o homem moderno, não o neandertal, tenha prevalecido."

Fonte:

Revista Galileu

Artigo Original

Title: Reconstructing the Neanderthal Eustachian Tube: New Insights on Disease Susceptibility, Fitness Cost, and Extinction Authors
Anthony Santino Pagano1,2,3, Samuel Márquez 4,5, Jeffrey T. Laitman

Affiliations: 1 Department of Medical Sciences, Hackensack Meridian School of Medicine at Seton Hall University. 
2 NYCEP Morphometrics Group. 
3 Center for Anatomy and Functional Morphology, Icahn School of Medicine at Mount Sinai. 
4 Department of Cell Biology, SUNY Downstate College of Medicine. 
5 Department of Otolaryngology, SUNY Downstate College of Medicine. 
6 Department of Otolaryngology, Icahn School of Medicine.

The Anatomical Record

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição e participação