A decisão foi tomada em reunião extraordinária nesta segunda-feira 26; a agência citou possíveis riscos à saúde e falta de documentação.
A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária rejeitou nesta segunda-feira 26 os pedidos de importação da vacina Sputnik V(Спутник) , da Rússia, apresentados por estados.
O relator, Alex Machado Campos, foi o primeiro diretor a se manifestar. Ele negou as solicitações e foi seguido por todos os colegas.
Ao todo, 14 estados solicitaram a importação, mas a agência se debruçou sobre o pedido de cerca de 30 milhões de doses por 10 estados: Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Sergipe, Pernambuco e Rondônia.
Primeira vacina contra o novo coronavírus a ser registrada no planeta, ainda em agosto de 2020, a Sputnik-V tem aprovação completa apenas na Rússia, onde foi desenvolvida pelo laboratório estatal Gamaleya.
Na realidade o que está acontecendo com a vacina russa é uma guerra de interesses GEOPOLÍTICOS. Estados Unidos e União Europeia, não querem que a Rússia, se firme como país com conhecimento e tecnologia de ponta, isso abriria espaço para maior influência da Rússia na Europa.
Ninguém está preocupado com a saúde ou salvamento de vidas, a preocupação é política e poder. Deter a influência russa na Europa é o objetivo. Mesmo sendo até o presente momento a ÚNICA VACINA com melhores eficácias comprovadas.
Dizer que os estudos e pesquisas ainda estão incipientes, não é novidade. Nenhuma vacina 100% eficaz, seria desenvolvida em 01 ano, ninguém é inocente a esse ponto. Para se afirmar algo desse tipo, seriam necessários no mínimo 03 anos de estudos e pesquisas. Contudo, em situação emergencial, 50% de eficácia e ZERO de intubação em UTI, já é para mim uma grande conquista!
A pandemia tem escancarado o que parecia estar fora dos radares menos apurados: A GUERRA FRIA VOLTOU!
A face mais exposta da Guerra Fria do século XXI, é a guerra comercial entre EUA e China. Onde o antigo império, vem perdendo espaço para um novo que vem nascendo e ganhando a guerra dentro das regras do jogo capitalista: produto barato.
No momento atual, os EUA não estão conseguindo uma reação à altura. Dentro do campo comercial a China avançou muito, dominando vasto território planetário. Algo que a Rússia não conseguiu.
Por outro lado, a China não tem um potencial militar e influências que lhe garantam uma tranquilidade militar. Para isso só a Rússia com seu arsenal nuclear e vasta marinha de guerra.
Os EUA tem poderio militar maior que os dois países juntos, mas, numa guerra dessa escala, não haveria vencedor, apenas derrotados!
Leia mais em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela contribuição e participação