sábado, 8 de maio de 2021

HOJE, 08 DE MAIO DE 1945, O NAZISMO PERDEU! O FACISMO PERDEU! NA DATA DE HOJE A ALEMANHA NAZISTA SE RENDEU ENCERRANDO A II GUERRA MUNDIAL NA EUROPA.

                                               Marechal de Campo Wilhelm Keitel
                                                 Assinando a rendição incondicional da Alemanha

PORÉM, OS FATOS HISTÓRICOS NÃO SÃO LINEARES COMO MOSTRAM MUITOS LIVROS!

De fato a Alemanha assinou a rendição em 07 de maio de 1945, porém, o "ATO DE RENDIÇÃO MILITAR INCONDICIONAL", seguido de um cessar fogo, entraria em vigor no dia 08 de maio de 1945, às 23:01min. 

Mas, a quem se rendeu a Alemanha Nazista nesta data? Esse fato, não muito debatido deve ser esclarecido. 

Com a morte de Hitler, seu sucessor indicado pelo próprio Hitler, foi o Almirante Karl Dönitz, que por sua vez indicou o General Alfred Josef Ferdinand Jodl, como chefe da equipe de operações do Alto Comando das Forças Armadas. 

O General Jodl, foi indicado pelo Almirante Dönitz, para em Reims, França, assinar a rendição das tropas alemães. Contudo, a estratégia de rendição de Dönitz foi assinar a rendição aos aliados,  buscando uma negociação de ficar em paz com os aliados ocidentais e junto   eles fazerem frente à URSS. Essa estratégia não prosperou. A rendição foi assinada pelos aliados Walter Bedell-Smith, chefe do Estado-Maior do general Eisenhower e pelo general soviético Ivan Susloparov. O general francês François Sevez, adjunto do general Juin e chefe do Estado Maior da França Livre foi convidado a assinar no final da cerimônia na qualidade de simples testemunha. buscando uma negociação de ficar em paz com os aliados ocidentais e junto   eles fazerem frente à URSS. Essa estratégia não prosperou. 

Importante notar que, o General Dwight D. Eisenhower, não assinou a rendição, tendo em vista, não haver no ato de rendição um general alemão de hierarquia igual a sua, ficando no seu quartel de comando. Isso iria desdobrar em ato posterior.

Porém, Josef Stálin ao saber da rendição dos alemães aos aliados ocidentais sob comando dos EUA, não reconheceu essa rendição e fez um argumento que convenceu os americanos de realizarem outra rendição.

A alegação soviética foi que, Jodl, não era a patente militar mais alta das Forças Armadas Alemã, isso poderia criar um sentimento de traição, não reconhecimento e até quebra de hierarquia militar nas forças alemães, abrindo espaço para futuras contestações da rendição.

No dia 08 de maio de 1945, as três Forças Armadas alemãs foram representadas Marechal de Campo Wilhelm Keitel, Chefe do Estado Maior da Wehrmacht,  pelo General-Brigadeiro Hans Juergen Stumpff, comandante-em-chefe da Luftwaffe e o Almirante Hans Georg Von Friedeburg, da Kriegsmarine. dirigiram-se ao subúrbio de Karlshorst, e frente ao Marechal soviético Georgy Zhukov e de uma pequena delegação dos Aliados, assinou a rendição incondicional das tropas alemães. Agora sim havia uma rendição correta, a maior autoridade militar alemã se rendia a maior autoridade militar soviética na capital do seu país, Berlim. 
                                                         Marechal Zhukov de pé.

Contudo, o Marechal Keitel, solicitou 12 horas de tempo entre o início do cessar fogo geral e a divulgação da rendição oficial. Evitando que seus soldados pudessem responder a algum tipo crime por continuarem combatendo despois da rendição.

Com isso, a segunda rendição, por conta do fuso horário entre Berlim e Moscou ocorreu para os soviéticos no dia 09 de maio de 1945. Ela foi assinada Às 22:43min, de Berlim, do dia 08 de maio, enquanto que em Moscou já eram 00:43min do dia 09 de maio. Criando assim duas datas de comemoração da rendição alemã. Para os americanos e aliados ocidentais ficou sendo 08 de maio, para os soviéticos 09 de maio. Tanto que existe uma grande comemoração do Dia da Vitória até hoje na Federação Russa no dia 09 de maio, com desfile militar de grande imponência.

Fato é que foi no dia 08 de maio teve o cessar fogo oficial e nesse dia a assinatura da rendição entre as maiores autoridades militares envolvidas.

É preciso deixar claro que a II Guerra Guerra Mundial não acaba nessa data, acabam os combates na Europa, mas, na Ásia o fogo está a todo vapor entre Estados Unidos e Japão.


Fontes:
Opera Mundi

National Geografic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição e participação