domingo, 27 de outubro de 2019

MUITO SE TEM FALADO DO CHILE. PARA BEM OU PARA OU MAL. A GOSTO DO EMISSOR. MAS, E A VERDADE?

                                                                                   Foto: Susana Hidalgo
*Você sabe quem e o que representa a bandeira que está mais alta no monumento? 

O PROBLEMA DO CHILE NÃO ESTÁ NA MACROECONOMIA. 
O PROBLEMA ESTÁ LOCALIZADO  NA MICROECONOMIA.


"Mais de um milhão de pessoas saíram às ruas de Santiago pedir por melhorias sociais nesta sexta-feira (25). Pessoas de várias regiões do país de 18 milhões de habitantes se juntaram à concentração na Plaza Itália, no centro da capital do Chile. As marchas fazem parte dos protestos contra o governo que já duram mais de uma semana e deixaram pelo menos 19 mortes."



"O estopim da crise foi o aumento do preço da passagem de metrô na capital. Estudantes começaram a protestar na segunda-feira, 14, pulando a catraca nas estações, e as manifestações foram escalando ao longo da semana. Na sexta-feira passada, os atos se tornaram violentos, com manifestantes ateando fogo e danificando estações de metrô. Um dia depois, o presidente de centro-direita Sebastián Piñera decidiu revogar o aumento da passagem do metrô, mas os protestos não pararam, e se intensificaram. Os manifestantes passaram a demandar melhorias nos salários, aposentadorias e nos setores de pensões e ensino público, entre outras reivindicações."




Milhares de pessoas protestam em Santiago, capital do Chile, 25 de outubro de 2019
"Milhares de pessoas protestam em Santiago, capital do Chile, 25 de outubro de 2019| Foto: PEDRO UGARTE / AFP"

O Chile vendeu para o mundo uma estabilidade econômica e social maravilhosa. Porém...

LEIA MAIS EM:


Bandeira de Mapuche do território de Nagche.

Os índios mapuches, do Chile e Argentina, foram o único povo nativo da América a vencer militarmente os conquistadores espanhóis, no século 16. Com táticas inéditas de guerrilha, sua resistência durou nada menos que 300 anos. Foram os criadores dos primeiros sindicatos de trabalhadores chilenos e hoje — apesar de espremidos no sul daquele país e numa pequena área da Argentina — ainda lutam bravamente. Nos últimos anos, parte dos presos políticos chilenos, acusados de terrorismo, pertencem à esta tribo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição e participação