Astrônomos registram imagem impressionante de nascimento de duas estrelas.
O fenômeno ocorreu a 600 mil anos-luz de distância na Nebulosa do Cachimbo, uma grande nuvem de matéria que funciona como "berço" para estrelas.
Imagem do radiotelescópio ALMA (Foto: ESO/NAOJ/NRAO), Alves et al)
Astrônomos conseguiram presenciar o estágio inicial de um sistema de duas estrelas. O nascimento dos astros foi um belo acontecimento que ocorreu a 600 mil anos-luz de distância na Nebulosa do Cachimbo, que serve como um “berçário” estelar, localizado na Constelação de Ophiuchus.
As duas estrelas recém-nascidas fazem parte de um sistema binário chamado BHB2007. No Sistema Solar os planetas orbitam em torno de uma única estrela, mas em um sistema desse tipo, há duas ou mais estrelas que têm uma ligação gravitacional entre si.
Animação mostra como as duas estrelas de formam (Foto: ESO/L. Calçada)
Para registrar a imagem os astrônomos usaram o Atacama Large Millimeter Array (ALMA), um radiotelescópio instalado no Chile e capaz de detectar a radiação residual das origens do universo, liberadas no Big Bang.
Os astrônomos já haviam avistado as bordas que cercavam o sistema BHB2007, mas a descoberta do nascimento das estrelas os permite entender melhor o complexo de gás e poeira que as cerca. Nas imagens recém- captadas, os cientistas flagraram o momento no qual as estrelas são envolvidas por discos de poeira conhecidos como discos circunstelares. Essas acumulações de matéria, quando se espalham nas estrelas, fazem com que os astros cresçam.
“ O tamanho de cada um desses discos é similar ao tamanho do cinturão de asteroides do nosso Sistema Solar”, contou em comunicado o pesquisador Felipe Alves, do Max Planck Institute. “A separação entre eles é de 28 vezes a distância entre o Sol e a Terra”.
Os astrônomos encontraram um terceiro disco ainda maior, com tamanho de 80 vezes a massa de Júpiter, o maior planeta do nosso Sistema Solar. Acredita-se que as estrelas ganhem massa proveniente desse grande disco.
Revista Galileu
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela contribuição e participação