sábado, 4 de julho de 2020

LOJA MAÇÔNICA 28 DE JULHO COMPLETA 50 ANOS DE FUNDAÇÃO!



MENSAGEM DO VENERÁVEL MESTRE

No dia em que celebramos o nosso Jubileu de Ouro muitos são os sentimentos que nos visitam, pois também são muitas e significativas as experiências que vivemos em nossa Loja e, a partir do que aprendemos com ela, como maçons na sociedade.

Acredito na Maçonaria como uma comunidade, ou seja uma unidade de propósitos na diversidade de pensar, agir e construir na sociedade.

Numa comum-unidade partilhamos, aprendemos, nos apoiamos, por vezes discordamos, mas tudo isso em torno de ideais comuns acerca do que seja o bem viver, a construção de uma sociedade melhor para todos ou, como denominamos, em nossa linguagem ritualística, a construção da "Grande Obra".

Foi nessa perspectiva da comum-unidade que a nossa Loja se tornou referência na Maçonaria. Ao longo dos anos, e a partir da colaboração de seus obreiros, ela desenvolveu e aperfeiçoou a formação do homem maçom, o fazer ritualístico (que é reconhecido nacionalmente), a interlocução com a comunidade, a ação filantrópica, a formação da juventude, entre tantas outras ações que temos como patrimônio imaterial da nossa Loja Maçônica 28 de Julho.

Se, por um lado, o reconhecimento diz que muito temos realizado, a inquietação e o espírito criativo e servidor dos obreiros da nossa Loja afirma que ainda há muito o que fazer.

Por isso, celebramos os nossos 50 anos reconhecendo e honrando esse meio século de contribuições  nos âmbitos maçônicos e social ao tempo em que pavimentamos o futuro com ações que fortalecem nossa identidade maçônica e buscam potencializar nossa presença na sociedade.

Exorto-os, meus amados irmãos, envolvidos pela Egrégora formada pela energia maçônica universal, a iniciar a construção de muitos e muitos novos anos de ação da Loja 28 de Julho com "espírito de sacrifício e amor à Maçonaria", sabedores que somos de que ela é comunidade, escola, areópago, templo, sem deixar de ser mãe acolhedora, que afaga e enxuga nossas lágrimas.

A Loja Maçônica 28 de Julho é fruto da busca por um ideal comum de Maçonaria e de sociedade, um modelo de ação que se pauta pela busca incessante pela Verdade, glorificando o Direito e a Justiça, tudo isso ao mesmo tempo em que oferece ao homem condições de aperfeiçoamento moral, filosófico e intelectual, sem esquecer de inseri-lo numa comunidade de vida onde ele possa aparar as arestas de suas imperfeições na lida imposta pelos desafios da convivência.

Parabéns Loja Maçônica 28 de Julho!



Parabéns aos seus obreiros, cunhadas, sobrinhas, sobrinhos e amigos da nossa instituição!

Nós hoje exaltamos a nossa história reafirmando o compromisso de continuar a ser uma instituição atenta aos desafios do nosso tempo, amparados pelo que, magnificamente, afirmam os ensinamentos do Rito Brasileiro quando diz que na conjugação da "Tradição e Evolução" encontraremos muitas das respostas às demandas da vida  sociedade.

Que o Supremo Arquiteto do Universo abençoe nossa Loja e conceda a todos nós a saúde e a proteção necessárias para que possamos continuar a fazer parte dela por muitos e muitos anos.

04/07/2020

Aniversário da Loja Maçônica 28 de Julho - Itabuna-BA.

Rafael Gama Moreira
Venerável Mestre
Loja Maçônica 28 de Julho
Gestão: 2019-2021


Um comentário:

  1. Como membro iniciado em 1994, acompanhei as transformações e crescimento da nossa,Augusta Loja. Chegamos um patamar de Referências, loja que representa muito para o GOB-BA e se destaca no Sul da Bahia pela sua hegemonia dis trabalhis e ritualística. A 28 de Julho sempre presente no Executivo do GOB-BA com Secretários, Conselheiros, Deputados Estadual, Coordenador de Região e até candidato a Grão Mestre Adjunto. Com ceterza deixaremos um legado muito significativo, as ações Paramaçônicas como Ordem DeMolay, Bethel das Filhas de Jó, Fraternidade Feminina, Abelhinhas e Lowtons. Fundadora de 03 Lojas, Esperança e Progresso de Camamu, União e Liberdade de Uruçuca, Antônio da Silva Costa em Itabuna. Portanto dizer o que! Parabéns meus irmãos, parabéns Veneráveis Mestres Rafael Briglia (in memoriam) fundador, Rafael Mireira atual pronoter do Cinquentenário.

    ResponderExcluir

Obrigado pela contribuição e participação