quinta-feira, 3 de novembro de 2016


No último dia 01/11/2016, mais uma vez o grupo de WhataApp TRIBUNA POPULAR, promoveu um encontro para estudar a PEC 241.

Tivemos um encontro com maior participação. 

Os presentes puderam mais uma vez dialogar a PEC. 

Os que pela primeira vez estiveram presentes deram grandes contribuições a partir do olhar a partir dos "seus lugares", como bem nos ensina a profa. Márcia Lima. 

Foi uma EXCELENTE REUNIÃO. Pela diversidade de "lugares" presentes, conseguimos fazer uma leitura do texto muito inserido na realidade, pois, cada um trazia um relato de sua experiência e vivência.

A cada dia o grupo cresce muito em conhecimento do texto e na análise poderada do que está escrito. Conhecer para combater, conhecer para apoiar. Assim se constroi um sociedade participativa.

Já é consenso no grupo que, o estudo do material tem aberto portas para outros questionamentos que com certeza serão objeto de novos estudos.

A PEC, não é um texto distante que seus efeitos não serão sentidos nem assimilados pela sociedade. Todos já possuem o senso de que a PEC, mexe e mexerá com todos em todos os seguimentos. Por isso seu estudo é fundamental para o exercício da cidadania.

Os prefeitos que assumirão em Janeiro já estarão sob a égide dessa Emenda Constitucional.

Em 2018, valerá para educação e saúde. 2017, será o ano do ajuste. 

A Câmara de vereadores, os secretários de governo, os Conselhos Municipais, deverão ter essa PEC DEGUSTADA e ASSIMILADA. O setor contábil e financeiro total AZEITADO nesse entendimento e suas consequências de curto, médio e longo prazo.

Não estamos aqui falando de posicionamentos contra ou a favor. Trata-se de apoderar-se dessas implicações para gerenciamento das consequências. NUCA FOI TÃO NECESSÁRIO UM PLANEJAMENTO MINUCIOSO dos gastos públicos. 

A nova equipe gestora já assumirá com recursos escassos e repasse a menor do que este ano. Mas as despesas em seu patamar fixo. 

Um choque de gestão será necessário. O problema é: CORTAR ONDE? SE MESMO SEM CORTE NÃO ATENDIA DENTRO DE UM PADRÃO DE QUALIDADE ADEQUADO?

Vamos estudar a PEC, tempos complexos estão por vir.

Devido a grande aceitação do encontro passado, estamos com o próximo já agendado para SEXTA-FEIRA, 04/11/2016. No salão paroquial, às 19:30 min.

Participantes do último encontro:



PARABÉNS E OBRIGADO!!! 

Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.

Paulo Freire.



Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa Luíz.
    Importante que tenhamos inicialmente procurar entender o que está acontecendo, somos contemporâneos de tudo isso. Você mais ainda.

    ResponderExcluir

Obrigado pela contribuição e participação