Destinatário: MCTIC, MEC, CAPES, CNPq, Congresso Nacional
Resumo e Justificativa:
Solicita recomposição do orçamento destinada a chamada anual de apoio às feiras e mostras científicas do CNPq, que em 2019 é equivalente a apenas 19% do orçamento da chamada de 2010, inviabilizando a realização de feiras no Brasil todo.
Texto da Moção ou Proposta:
Desde a década de 1960, as feiras de ciências têm sido uma ferramenta de educação científica e popularização da ciência para estudantes da educação básica brasileira.
Essa oportunidade começou a ser estendida a milhares de jovens a partir de 2010, pelo lançamento das chamadas anuais do CNPq de apoio às feiras e mostras científicas, que possibilitou o surgimento de centenas de feiras municipais, estaduais e nacionais.
Os relatórios das propostas apoiadas desde 2010, disponíveis na plataforma Carlos Chagas do CNPq, e o desempenho de alunos brasileiros nas principais feiras internacionais atestam o importante impacto das feiras e mostras científicas na formação de futuros cientistas.
Em 2010, a chamada destinou em média 96 mil reais por feira. Na contramão de uma política de fortalecimento do ensino científico no país, a chamada atual (11/2019) garantirá menos de 12 mil reais por evento, impossibilitando não só o surgimento de novas feiras, mas como inviabilizando a realização das já existentes.
Portanto, solicitamos a urgente recomposição do orçamento da chamada 11/2019 em valor semelhante ao da chamada 51/2010 (R$ 10.200.000), garantindo assim a continuidade das feiras de ciências e mostras científicas já existentes e a oportunidade de surgimento de novos eventos que contribuam significativamente para o estímulo a curiosidade cientifica e identificação de talentosos jovens cientistas em todas as regiões do Brasil.
Secretário Geral da SBPC
ACESSE O LINK E VOTE:
Moção em defesa das feiras de ciências e mostras científicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela contribuição e participação