Vereadores do Município de Itajuípe e o prefeito Marcone Amaral, se reuniram na sexta (29/05), para discussão pela reabertura do comércio de Itajuípe, fechado a mais de 60 dias com pequeno intervalo em Drive-thru.
Os edis enfatizaram a importância do retorno das atividades comerciais, com responsabilidade, intensificando as ações de fiscalização e conscientização da população, garantindo assim, uma maior segurança para todos.
O prefeito Marcone Amaral, ouviu as propostas dos vereadores e na noite de ontem (30/05) convocou outra reunião com representantes do comércio local aonde ficou acordado que na próxima segunda-feira (01/06), o comércio voltaria às suas atividades no sistema drive-thru, funcionando das 08h às 14h, com todas as medidas de segurança necessárias.
O vereador Roney Adriel, presidente da Câmara de Vereadores, enfatizou "a importância da união da Casa Legislativa com o Poder Executivo buscando um equilíbrio nesse momento de crise mundial entendendo que o diálogo favorece a solução dos problemas. Ficamos felizes que chegamos a esse entendimento e, com responsabilidade, o nosso comércio voltará a funcionar e nós continuaremos na luta em prol de vencermos essa batalha não projetada. Saímos satisfeitos dessa reunião e agradecidos ao Prefeito pela compreensão e responsabilidade nas tomadas de decisões", concluiu o vereador.
Com informações de: webnewssul
O comércio de Itajuípe já vinha fechado a mais de 60 dias, com pequeno intervalo em Drive-trhu. Contudo, com o avanço dos casos positivos da COVID-19 no município, o prefeito buscando frear a velocidade de propagação do vírus, fechou mais uma vez as atividades comerciais consideradas não essenciais.
Atualmente Itajuípe encontra-se com:
São 92 casos positivados com 58 curas. Isto indica que o município possui 34 casos ativos. Se retirarmos os internados (02) e (02) óbitos, teremos então 30 casos no município. Confesso que não consegui compreender essa tabela! Fiz algumas contas e não consegui os resultados esperados.
Apesar do comércio não essencial que funcionará em Drive-trhu, existem outras atividades econômicas que não irão reabrir, a exemplo das academias de atividades físicas, dentre outras atividades.
Pode-se ainda citar a questão do comércio informal, a exemplo dos ambulantes e comércio de rua. São atividades que não foram tratadas no último Decreto que liberou o Drive-trhu.
E O PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A CONVIVÊNCIA COM A DOENÇA E RETOMADA DAS ATIVIDADES NO GERAL ONDE ESTÁ?
BRASIL E MUNDO: Somos o epicentro da pandemia!
O primeiro caso NOTIFICADO OFICIALMENTE da COVID-19, no Brasil foi no dia 26 de fevereiro de 2020. A primeira morte NOTIFICADA OFICIALMENTE da COVID-19, foi no dia 16 de março de 2020.
O primeiro caso NOTIFICADO OFICIALMENTE da COVID-19, na Bahia foi no dia 06 de março de 2020. Tanto o caso da Bahia como o do Brasil, forma casos IMPORTADOS DA ITÁLIA. Pessoas que estiveram na Itália e voltaram para o Brasil. A primeira morte NOTIFICADA OFICIALMENTE da COVID-19, na Bahia ocorreu dia 28 de março.
Desde o primeiro caso oficial no Brasil até a presente data, QUAL O PLANO DE CONTINGÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL PARA A COVID-19 E SUAS CONSEQUÊNCIAS SANITÁRIAS E ECONÔMICAS?
Estamos vivendo de reações. O governo federal reage às situações quando motivado. Não há uma orientação, coordenação ou um planejamento nacional para a pandemia. Nem um protocolo de uso de medicamento se consegue fazer, e quando faz, o medicamento cantado em versos e prosas é considerado INEFICAZ!
Na questão econômica nem se pode dizer nada. O país está num furação. E o que o governo federal apresenta?? NADA! E ainda causa problemas entrando em conflito político interno e externo. O que menos se precisa nesse momento é de conflito político.
A pandemia no Brasil já ultrapassou os 460 mil casos oficialmente confirmados, mais de 27 mil mortes oficialmente confirmadas. Frisa-se bastante OFICIALMENTE CONFIRMADA, pois, sabe-se que no Brasil não há testagem em massa. Logo só se sabe aqueles casos que são notificados pelas secretarias estaduais de saúde ao Ministério da Saúde, por serem casos testados por apresentarem sintomas e suspeição da COVID-19. Logo, as mortes também estão na mesma linha.
Além da questão de (saúde)sanitária e econômica que o mundo enfrenta, no Brasil acrescenta-se a questão política-ideológica-fake news e ignorância GENERALIZADA. Isto não pode acabar bem. Isto tem um mau prognóstico.
O Brasil é o segundo país do planeta em número de casos e o quarto em número de mortes. Exceto pelos EUA, primeiro em número de casos e de mortes, todos os países que possuem número de mortes maiores que o Brasil, possuem menor número de casos e suas curvas de infecção já não apontam para a vertical, já estão no sentido da horizontal. Isso significa que o número de infectados diminui e por consequência de mortes.
Não temos um plano de contingência e a COVID-19 se mostra DEVASTADORA!
O governo federal não vai conseguir manter a economia parada por muito tempo. A crise de arrecadação já começa a dar sinais. Sem caixa, não haverá dinheiro para Auxílio Emergencial. Não haverá recursos para o financiamento da máquina pública e o capitalismo brasileiro não abre mão de sua margem de lucro e nem financia o Estado sem um retorno adequado.
Quando a máquina federal ficar sem recursos, os Estados e Municípios entram em colapso! Não há máquina sem impostos e não há impostos sem economia em movimento. NÃO CONFUNDIR ESSA CONSTATAÇÃO COM A DEFESA DE SE ABRIR O COMÉRCIO A TOQUE DE CAIXA COM O DISCURSO REACIONÁRIO DE QUE O BRASIL NÃO PODE PARAR! O Brasil já parou, está parado e continuará parado ou parando com consequências devastadoras para a sociedade pela falta de MATURIDADE ADMINISTRATIVA DO GOVERNO FEDERAL!
Somos o país que no meio de uma epidemia com um patógeno totalmente desconhecido, NÃO TEMOS UM MINISTRO DA SAÚDE EFETIVO NO CARGO. Dois foram auto-demitidos não por incompetência no trato da questão, mas por terem comportamento adequado ao que preconiza o mundo científico. Esse é o Brasil!
Não adianta abrir algumas atividades comerciais para depois fechar, suspender a quarentena para depois voltar. É preciso um planejamento nacional, estadual e municipal para garantir a efetividade dessas medidas COM RISCOS PONDERADOS.
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