Foto: BLOG Rodrigo Ferraz
Criada pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista para o comércio da cidade que se encontrava fechado, a plataforma é um SOFTWARE - de respostas. As empresas e prestadores de serviços se cadastram e os clientes acessam de qualquer aparelho conectado a internet: Celular, Tablet, Desktop, etc... Foi a a forma que a Prefeitura encontrou para amenizar o fechamento do comércio em tempo de pandemia.
A Plataforma não expõe os produtos ou preços. Apenas tem um card da empresa e o contato do WhatsApp da empresa ou contato. Essa plataforma entrou on line em 16 de abril deste ano, para atendimento do comércio de Vitória da Conquista que estava fechado por conta da Pandemia da COVID-19.
O comércio de Vitória da Conquista foi fechado inicialmente por 07 dias, entre os dias 23 e 29 de março. Preservando aberto os elencados como essenciais. Decreto 20.202 de 22/03/2020.
O Decreto 20.256, de 12 de abril de 2020, mantinha o comércio fechado por mais 07 dias.
Considerando os decretos analisados, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, viabilizou a plataforma com menos de 01 mês de comércio fechado. Fechou em 23 de março a plataforma entrou em operação em 16 de abril de 2020.
Ao acessar a Plataforma o cliente tem três opções de busca:
A primeira busca é por produto. O cliente digita o nome do produto clica em busca e aparecerá os cards das empresas que que trabalham com o produto.
A segunda opção de busca é por tipo de estabelecimentos que indicam suas possíveis atividades. Existem as opções de estabelecimentos de várias atividades: farmácias, supermercados, fast-foods, etc... Clicando no ramo de atividade, aparecerá os cards das empresas ofertantes e clicando no símbolo do aplicativo WhatsApp, o cliente entra em contato com o comércio ou serviço desejado.
A terceira opção de busca é por categoria de atividades. Várias categorias estão listadas: Veículos, móveis, serviços, vestuário, etc... Clicando em alguma categoria de atividade, abrem outras possibilidades de consultas. Nessa última ao clicar aparecem as possíveis empresas e serviços.
Basicamente é isso. Uma plataforma de intermediação comercial.
Precisa-se citar também que muitas áreas de pesquisas estão vazias. Não há empresas ou prestadores em vários serviços cadastrados. Assim confirmou-se no acesso ao site no dia de hoje (27/05) às 13 horas.
No dia 28 de abril, foi publicada uma matéria avaliando a Plataforma. Os dados apresentados foram: 500 empresas cadastradas em 07 dias de funcionamento; mais de 8000 acessos ao site e 4800 acessos direcionados para concretização de negócios.
Não encontrando maiores informações para tratar do assunto este BLOG tentou contato com a CDL de Vitória da Conquista para maiores avaliações, mas não se conseguiu contato.
"O coordenador do NTI, Lauro Oliveira, ressalta que o software tem permitido o contato entre comerciantes e clientes respeitando as regras do isolamento social. O gestor destacou também que a plataforma está recebendo uma série de melhorias. “Estamos monitorando os resultados e trabalhando no aprimoramento dessa ferramenta, que vai permitir aos comerciantes também demonstrar seus produtos’, concluiu."
Até a presente data não existe a demonstração dos produtos. Aparecem apenas os cards, como dito a cima.
SERÁ UMA PLATAFORMA SEMELHANTE A ESTA QUE O INTERCÂMBIO TÉCNICO-CIENTÍFICO ENTRE AS PREFEITURAS DE ITAJUÍPE E VITÓRIA DA CONQUISTA, IRÁ COLOCAR NO AR???
Não podemos esquecer que o próprio Estado da Bahia já lançou uma PLATAFORMA bem semelhante a esta do Comércio Conquista: Fique no Lar .
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela contribuição e participação