quinta-feira, 17 de março de 2022

VENCEDORAS DO 1º PRÊMIO MULHERES PESQUISADORAS DA UNESP SÃO ANUNCIADAS

 


Cerimônia foi realizada nessa terça-feira (15). As agraciadas foram Vanderlan Bolzani, na categoria Sênior; Vivian Vanessa França, na categoria “Jovem Talento” e Helena Mannochio Russo, na modalidade “Alunas de Pós-Graduação”

Duas professoras e uma doutoranda do Instituto de Química (IQ) da Unesp, em Araraquara, venceram o 1º Prêmio dedicado às docentes e pesquisadoras da Universidade. Promovida pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e de Pós-Graduação da Unesp, a iniciativa reconhece a excelência científica e acadêmica das profissionais, valorizando o talento, a competência e a criatividade na geração do conhecimento, formação de recursos humanos e busca de soluções para saúde, educação, desenvolvimento socioeconômico e o futuro do planeta.

O anúncio das vencedoras foi realizado nesta terça-feira (15), em cerimônia online transmitida ao vivo pelo canal da Unesp no Youtube. Para assistir a íntegra do evento, basta clicar no seguinte link. Na categoria “Sênior” da Premiação, na área de Ciências Exatas e da Terra, o primeiro lugar ficou com a professora Vanderlan Bolzani do IQ. Na mesma área, mas na categoria “Jovem Talento”, a vencedora foi a docente Vivian Vanessa França. Por fim, na modalidade “Alunas de Pós-Graduação”, dentro da área de Ciências Exatas e da Terra, a doutoranda Helena Mannochio Russo, orientanda de Vanderlan, foi a primeira colocada.

Sobre as premiadas – Atual presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Vanderlan se dedica há mais de 40 anos ao desenvolvimento de pesquisas em química de produtos naturais. Formada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutora em química orgânica pelo Instituto de Química da USP, a cientista tem extensa experiência com parcerias científicas internacionais. Ao longo da carreira, recebeu diversos prêmios, o último deles, o Reconhecimento Especial na categoria liderança no 1º Concurso de Mulheres em Química da América Latina, promovido no final de 2020 pela American Chemical Society (ACS) y la Federación Latinoamericana de Asociaciones Químicas (FLAQ).

Docente do IQ desde 2013, Vivian Vanessa França é física teórica, com mestrado em física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutorado em ciências pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, com período sanduíche na Universidade de York, da Inglaterra. Ela atua em pesquisa fundamental (mecânica quântica, informação quântica e teoria do funcional da densidade) e aplicada (nanoestruturas, átomos frios e sistemas fortemente correlacionados). Credenciada como orientadora no Programa de Pós-Graduação em Química do IQ e no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), Vivian já orientou 44 trabalhos, de 34 alunos. A docente também é membro do Corpo Editorial da Revista Scientific Reports, do grupo Nature, e da Frontiers in Physics.

Helena Mannochio Russo possui bacharelado em Química pela UNICAMP e Mestrado em Química Orgânica pelo IQ. Realizou doutorado-sanduíche em Skaggs School of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences, na Universidade da Califórnia, dos EUA. Atualmente, tem se destacado pelos estudos de plantas brasileiras na busca por alternativas naturais para o combate ao mosquito Aedes aegypti. Helena também é membro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e da Metabolomics Society, além de fazer parte do Comitê de Jovens Pesquisadores da SBQ desde 2018.

Fonte:

JORNAL DA CIÊNCIA

UNESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição e participação