domingo, 8 de julho de 2018

Resultado de imagem para dia da ciência e pesquisador científico


HOJE É O DIA DA CIÊNCIA E DO PESQUISADOR CIENTÍFICO.
Resultado de imagem para dia da ciência e pesquisador científico
E a Educação Pública da Bahia tem muito o que comemorar.




No ano de 2011, a Secretaria da Educação criou a FECIBA, Feira de Ciências Empreendedorismo e Inovação da Bahia. Ação que ao longo das suas 07 edições mobilizou a Rede Pública Estadual de ensino, na produção científica na Educação Básica.


No ano de 2012, a Secretaria da Educação, cria o PCE, Programa Ciência na Escola. Nesses 06 anos de existência, este Programa levou para todas as escolas do Ensino Fundamental II,  Ensino Médio Regular e Educação Profissional e para a EJA, formações continuadas em serviço e material didático voltados para a Iniciação Científica Júnior.

O PCE, através de suas formações e material didático conjuntamente com a FECIBA, através dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos nas Unidades Escolares, ao longo desses 07 anos, alcançaram, de forma direta e indireta, mais de 1 milhão de estudantes que tiveram contato com a Iniciação Científica através dos livros do PCE, mais de 300 mil livros distribuídos,  e mais de 20 mil professores. 

A Iniciação Científica Júnior não é mais uma novidade ou tabu na Educação Básica da Rede Estadual de Ensino. A produção científica nesse nível de ensino ganhou quantidade e qualidade.

Houve uma forte evolução no quesito qualidade. No que antes, tinha-se mostras de experimentos já consagrados e executados em lugar comum, hoje tem-se uma produção efetivamente de Iniciação Científica.

A Bahia que antes do Programa Ciência na Escola, era participante pontual e sem maiores expressividades nas grandes Feiras e Olimpíadas nacionais e internacionais de produção de Iniciação Científica na Educação Básica, passou a ser e ter presença cotidiana e com resultados expressivos e animadores.

Na Mostratec (RS), Ciência Jovem (PE), FEBRACE (SP), Intel ISEF (EUA), OBSMA-FioCruz(RJ), etc... São espaços que os estudantes baianos têm mostrado e demonstrado a evolução dos trabalhos de pesquisa realizados nas escolas estaduais.

A Ciência e os pesquisadores científicos têm o que comemorar na Bahia:

A FECIBA e o Programa Ciência na Escola.

Muito ainda tem a se fazer, mas, são 07 anos que fizeram uma grande diferença na educação pública baiana e na produção científica na Educação Básica.


ALGUNS REGISTROS!

 Certificados de SD selecionada para o segundo livro Praticas para Compartilhar

 Terceira Feira de Ciências do NTE 05

 Terceira Feira de Ciências do NTE 05

Terceira Feira de Ciências do NTE 05

Primeira Feira de Ciências do NTE 05 

 Primeira Feira de Ciências do NTE 05 

 Segunda Feira de Ciências do NTE 05

 Segunda Feira de Ciências do NTE 05

 Segunda Feira de Ciências do NTE 05

 Oficina com professores. Livros do PCE

 Feira de Ciência de Colégio em Ubaitaba

 1ª oficina com professores. Livro do PCE nº 01







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição e participação