segunda-feira, 2 de julho de 2018

Sem o 02 de julho baiano, não existiria o 07 de setembro brasileiro!!

Resultado de imagem para monumento Cabocla

INDEPENDÊNCIA OU MORTE!!
Assim gritou D. Pedro!!

A elite imperial entrou com o grito, os baianos com a morte.
Imagem relacionada

Monumento ao 2 de julho!

Um majestoso monumento no Largo do Campo Grande, em Salvador, é uma homenagem especial ao Dia da Independência da Bahia (2 de Julho de 1823). O Monumento ao 2 de Julho foi construído para marcar a data em que as tropas brasileiras entraram em Salvador para lutar contra os portugueses, e venceram.

Antes, muito antes de D. Pedro, gritar "Independência ou Morte", a Bahia já estava em processo de transformá-lo em Imperador. Foi da Bahia que partiu as primeiras manifestações oficiais de que, a a Independência do Brasil, já aproximava.

Poucos se fala que, a chamada Capitania da Bahia era uma das mais importantes do Brasil colônia. Apesar, do governo administrativo está no Rio de Janeiro, era na Bahia, que todos sabiam que as coisas aconteciam!

Em 10 de fevereiro, a Capitania da Bahia, agora província, pelas mudanças constitucionais ocorridas em Lisboa. Declara apoio a "Revolução Constitucionalista" em Portugal. Reformas que estavam reduzindo o  Brasil antes Reino Unido ao de Portugal, para a condição de Colônia. Ou seja, era aqui que Portugal encontrou sua grande aliada e resistente aos movimentos de rompimento com a Coroa Portuguesa.

Em 03 de novembro de 1821, militares brasileiros em Salvador, foram a Praça da Câmara exigir a renúncia da Junta de Governo obediente às cortes de Lisboa. São presos pelas tropas portuguesas fieis ao Comandante Madeira de Melo.

Em 15 de fevereiro de 1822, Madeira de Melo recebe de Portugal sua carta nomeando Comandante da Armas, com isso ele assumiu de imediato o comando das tropas portuguesas sediadas em Salvador, as tropas brasileiras, não aceitaram tal comando e o conflito começou. As tropas portuguesas, tomaram os fortes sob comando dos brasileiros em sangrentas batalhas. Em 18 de fevereiro Salvador estava dominada.

Foi nesse clima de guerra que na manhã de 19 de fevereiro, os portugueses que caçavam brasileiros "revoltosos" invadiram o convento da Lapa e assassinaram a Sóror Joana Angélica. 

Com isso, a elite soteropolitana sai de Salvador para as vilas do Recôncavo, a exemplo de Cachoeira, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Maragojipe, Jaguaripe.

É do Recôncavo baiano que nasce a reação à conquista de salvador e submissão da Bahia.

No dia 25 de junho de 1822, uma milícia de brasileiros adentrou em Cachoeira e na Praça da Câmara, juntamente com centenas de pessoas influentes, assinaram uma Ata declarando D. Pedro, como "Regente e Perpétuo Defensor e Protetor do Reino do Brasil". A Bahia, rompia oficialmente com Portugal.

A resposta dos portugueses não tardou a vir. A cidade de Cachoeira foi bombardeada!

A reação brasileira não tardou, e após a Vila de Cachoeira ser bombardeada por 02 dias seguidos, os brasileiros tomaram a canhoeira. 

Com isso as outras Vilas, tomaram coragem e iniciaram a guerra pela independência. Antes mesmo do grito de D. Pedro de Alcântara!

Em 06 de setembro de 1822, era formado um Conselho de Governo Interino da Província da Bahia. Não reconhecendo mais a autoridade de Portugal que nomeara um governo português na Província da Bahia.

Antes do grito de D Pedro, a Bahia já rompia com Portugal!

Em 12 de outubro de 1822, D. Pedro foi aclamado Imperador e em 1º de dezembro de 1822, D. Pedro é coroado Imperador do Brasil. Mas, a independência não estava garantida. Faltava libertar a Bahia.

Enquanto as festividades aconteciam no Rio de Janeiro, o sangue jorrava na Bahia. Sangue luso e caboclo!

Em 02 de julho de 1823, as tropas brasileiras entram em Salvador,já que os portugueses sob o coando de Madeira de Melo, haviam abandonado a cidade. Considerando estarem isolados e exauridos de mais de 01 ano de batalha.

A retomada de Salvador, pelo abandono das tropas portuguesas, garantiram a independência do Brasil!!!!

Índios, brancos e negros derramaram sangue em terras baianas!!!!!

O Brasil liberto e a Bahia, onde começou a colônia, foi onde terminou de fato a colônia!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição e participação