quarta-feira, 4 de julho de 2018

Se você mora em algum morro Cê já é alvo, parceiro E a situação vai piorar se além de pobre, tu for preto.



AÇÃO DA ESCOLA CULTURAL DE ITAJUÍPE, RENDE BONS FRUTOS!
COLÉGIO POLIVALENTE DE PARABÉNS!


Meu nome
Se você mora em algum morro
Cê já é um alvo, parceiro
E a situação vai piorar
Se além de pobre, tu for preto

Só que aí me falaram;
" polícia so pega bandido"
Se é assim, então me responda;
O quê que fizeram com Amarildo?

Por que por quilômetros e quilômetros
Levaram a Claudia arrastada?
Alguém me explica então
O motivo da prisão de Rafael Brafa?

Em alguns da zona sul
Eles dão massagem
Mas é só subir o morro
Pra ver o que é uma abordagem covarde

Então pare!
Pare de dizer que é vitimismo
Para de dar nome
Pro que a gente sabe que é racismo

Mas só pra deixar claro
Não tenho nada contra brancos não
Inclusive, tenho até amigos que são!
Desculpa! Te ofendi?
Isso soou como racismo?
Então passa só um dia na minha pele
Pra tu ver de verdade o que é isso

Mas não tem problema não
Tamo cada vez mais chegando no topo
Se preparem!
Vai ter mais preto comandando as faculdades
Do que comandando os morros

Meu pai disse que o dom desperta o querer
Meu dom é transformar minha realidade em poesia
Meu querer é mostrar essa realidade pra você

O sistema queria que eu carregasse uma arma
Tô ate armada, mas é de palavras
E a cada frase que solto é uma bala
Te atinge
Te afeta
E essa é a minha intenção
Mando um salve pra William Waack
Porque isso aqui não é coisa de Cleiton
Isso é coisa de PRETO, meu irmão!

Joémille Souza.


A batalha dos Lagos, deixou um legado: Meu nome.

A jovem Joémille foi uma grata surpresa na Batalha. 

Apresentou uma autoria. Autoria que de fato falou o sentimento e a realidade histórica do Brasil.

Se você mora em algum morro
Cê já é um alvo, parceiro
E a situação vai piorar
Se além de pobre, tu for preto

A fala muito verdadeira. Temos essa realidade. Os moradores de áreas não nobres sabe muito bem o quanto é frase é verdadeira!

Em alguns da zona sul
Eles dão massagem
Mas é só subir o morro
Pra ver o que é uma abordagem covarde

Alguém já viu porta de apartamento de área nobre ser arrombada a ponta pés? É na base do "com licença, desculpe incomodar, são ordens, mas pode ficar à vontade".

Então pare!
Pare de dizer que é vitimismo
Para de dar nome
Pro que a gente sabe que é racismo

Muitos pensam o seguinte: por ser negro(a) ou quiça, casado(a) com negra(o), a pessoa não é racista. O racismo tem várias faces e nuanças. Historicamente sabemos que: durante o dia os portugueses colonizadores, açoitavam os negros nos canaviais. Mas não perdiam a oportunidade de à noite irem a senzala em busca do amor quente, que lhe faltava na casa grande!

Quantos negros libertos, foram ser capitães do mato? Então, sem generalizações: ser "de cor", não exime de ser racista!

Mas só pra deixar claro
Não tenho nada contra brancos não
Inclusive, tenho até amigos que são!
Desculpa! Te ofendi?
Isso soou como racismo?

Excelente!!!! Não sou racista, tenho até amigos negros!! Essa é a pior de todas. Se, se consegue deitar nas senzalas em buscar do prazer, tomar uma cervejinha ou quiça, bater um "baba", é café pequeno!

Mas não tem problema não
Tamo cada vez mais chegando no topo
Se preparem!
Vai ter mais preto comandando as faculdades
Do que comandando os morros

PERFEITOOOOOOO!!!!!!!!!! 

Rebele-se!! Seu maior ato de rebeldia não é carregar um fuzil, e não chegar aos 25 anos de vida ou passar mais tempo de vida nas "jaulas" do sistema do que em liberdade construindo "as liberdades".  Sua rebeldia: É carregar os LIVROS!!!

Essa é a sua arma, essa é a sua trincheira. Esse é seu objetivo: ROMPER O SISTEMA DE DENTRO DELE. COM AS ARMAS DELE, NAS REGRAS DELE!!! Ai será sem mi mi mi!!!

O sistema queria que eu carregasse uma arma
Tô ate armada, mas é de palavras
E a cada frase que solto é uma bala
Te atinge
Te afeta
E essa é a minha intenção
Mando um salve pra William Waack
Porque isso aqui não é coisa de Cleiton
Isso é coisa de PRETO, meu irmão!

O sistema precisa que a gente carregue armas para se legitimar, o sistema precisa que a gente jogue fora das regras dele para legitimar suas ações. 

Não podemos ser idiotas e entrar nessa. 

Aqui não é coisa de Cleiton!!

É coisa de preto!

Preto rebelado pelas palavras colhidas, aprendidas e apreendidas nas trincheiras do campo de batalha:  A ESCOLA!!!!!

E AQUI FICA MEU DESAFIO:

Que as Escolas culturais realizem um Encontro HISTÓRICO!!

UMA BATALHA, A BATALHA DAS BATALHAS!

Rapers X Rapers

Repentistas X Repentistas

Um encontro de história, cultura, e manifestação social!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição e participação