sexta-feira, 20 de março de 2020

AFINAL POR QUE ÁLCOOL EM GEL AO INVÉS DE ÁLCOOL LÍQUIDO? %INPM ou ºGL? Como comprar?


AFINAL VOCÊ SABE O QUE É: %INPM OU ºGL, QUE VEM NAS EMBALAGENS DO ÁLCOOL?

É preciso esclarecer para não causar pânico ou indiferença. A situação exige primeiramente CONHECIMENTO e depois ATITUDE!

Todo produto que contém álcool como produto referencial para comercialização deve possuir a indicação de sua quantidade na embalagem. A exemplo de bebidas chamadas popularmente de alcoólicas: cerveja, whisky, cachaça, etc...

Existem duas maneiras no Brasil de se indicar o TEOR ALCOÓLICO em: INPM ou GL.

GL - Usado para indicar a graduação alcoólica em líquidos. E significa a abreviação do nome Gay Lussac. Geralmente vem assim descrito nas embalagens: ºGL - Lê-se: graus Gay Lussac. Porém pode vir em %. Assim: %GL. O importante é saber se a graduação marcada é a que você precisa. Seja em º(graus) ou %(porcentagem). E se refere ao volume de álcool no produto.

INPM - Usado para indicar a graduação alcoólica tanto em líquido como em produtos mais viscosos. E significa a abreviação do: Instituto Nacional de Pesos e Medidas. Geralmente vem assim nas embalagens: %INPM. E nesse caso, se refere ao peso(massa) que o produto contém de álcool.

Assim sendo podemos simplificar dizendo que as siglas se referem a:

GL - Volume

INPM -Massa

Então se um produto possui 50 ºGL ou 50% GL. Indica que, metade do volume contido naquele recipiente é composto de álcool, o resto é de água e outros produtos. Se o produto possui 50% INPM. Indica que metade da massa ou popularmente peso(não são a mesma coisa) é de álcool. o resto é de água e outros produtos.

Alguns líquidos podem vir com as duas indicações e isso garante você ter um produto dentro da faixa que você EFETIVAMENTE PRECISA

Por isso é preciso dizer que: GL e INPM apresentam concentrações numéricas diferentes no mesmo volume!!! Esse é um detalhe que não podemos esquecer.

01 litro de álcool a 90 ºGL ou 90% GL,  SIGNIFICA QUE ALI CONTÉM 90% de álcool do volume de 01 litro. MAS, em INPM  terá 87,8% de álcool. Um pouco menos de massa de álcool! Já que o álcool é mais leve(menos denso) que a água. Considerando a massa específica do etanol à 20ºC.

54 ºGL / 46,3% INPM
70 ºGL / 62,4 % INPM

Álcool em gel ou líquido? Se possuem concentração de 70 ºGL, os dois servem. Porém, o gel EVAPORA mais lentamente. E o perigo de combustão em gel é menor que em líquido.





O álcool 70% possui concentração ótima para o efeito bactericida, porque a desnaturação das proteínas do microrganismo faz-se mais eficientemente na presença da água, pois esta facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e também retarda a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato. . . - A concentração de pelo menos 70% é exigida porque a presença de aproximadamente 30% de água, nessa solução, propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do micro-organismo, com maior eficiência do que em porcentagens menores ou maiores de etanol. Nesse último caso, o álcool evapora mais rápido, diminuindo o tempo em que o mesmo fica em contato com o micro-organismo, sendo, portanto, menos eficaz. 
Ps.: 
1) não acredite em receitas mirabolantes de álcool caseiro! 
2) lavar as mãos com água e sabão, tomar banho, limpar a casa com frequência, deixar o sapato fora de casa são medidas muito eficientes. 

Porque usar álcool 70% para higiene das mãos e não o de 96% que se tem encontrado com mais facilidade? O álcool vendido comercialmente no Brasil é uma solução composta de álcool etílico (etanol) e água. O etanol é um solvente orgânico e tem alta capacidade de absorver água. Sendo assim, quando o etanol entra em contato com o interior da célula, desestabiliza a estrutura de proteína e gordura de bactérias e vírus, como o coronavírus , matando-os! A presença de água é importante, pois ela permite a entrada do álcool na célula e retarda a sua volatização (evaporação), permitindo maior tempo de contato nas mãos, nas superfícies e no interior do vírus. Ou seja, concentrações maiores que 70%, ao contrário do que a grande maioria das pessoas pensa, não protege mais, pois com uma maior volatilidade, não dá tempo de entrar na célula e destruir o microrganismo, ou seja, o vírus não morre! E abaixo de 70%, quanto mais baixo, menor o efeito! Por isso, comprem o álcool já pronto nesta concentração, seja líquido ou em gel, e não façam as receitas que tem aparecido nas redes sociais nos últimos dias! Outra dica é o uso do sabão, e pode ser qualquer sabão (seja em barra, shampoo, liquido, detergente, desinfetante) que também faz enorme efeito, pois tem função de quebrar gordura, e age exatamente assim, quebrando a camada externa de vírus e bactérias, que é composta por gordura, desestabilizando e matando. Mais barato e de fácil acesso! Então, álcool gel para usar na rua e sabão (líquido ou barra) para as mãos, desinfetante, detergente, água sanitária, etc.. para superfícies, chão, higienizar produtos da rua.. Lavem as mãos e fiquem em casa!! Se cuidem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição e participação