terça-feira, 10 de março de 2020

ESCOLA PÚBLICA. MULHER. NORDESTINA. INTERIOR DA BAHIA. A MISTURA CERTA PARA UMA VENCEDORA!

Aluna do IF Baiano apresenta projeto de biocarrapaticida em evento na Espanha.


A aluna do curso técnico em alimentos do Campus Catu, Ana Luiza dos Santos, representou o IF Baiano no evento científico Exporecerca Jove, que ocorreu entre os dias 26 e 29 de fevereiro em Barcelona, na Espanha. A estudante de 18 anos apresentou no evento um projeto de pesquisa sobre o controle de carrapatos em bovinos a partir dos extratos de duas plantas: a arruda e o neem.

O projeto, que também tem a participação da estudante Ewellin Serafim, está em desenvolvimento há cerca de um ano e é orientado pelos professores do IF Baiano, Saulo Luis Capim e Morgana Brasileiro. O trabalho consiste na produção de um biocarrapaticida capaz de combater carraças em bovinos e assegura uma eficiência de 95 a 99%.

Ana Luiza conta que o projeto começou através da observação pessoal da eficiência da arruda no processo de combate a dor de ouvido. “Foi então que começaram as pesquisas sobre a planta. Pensei na possibilidade de elaborar um projeto de pesquisa na área da saúde. Só que nos próprios estudos, percebi que já existiam projetos que envolviam a arruda na área. Como estudamos em uma escola agrotécnica, resolvemos mudar o enfoque da pesquisa”.

Junto aos professores e à colega de turma, foi descoberto que o extrato, não só da arruda como o do neem podem colaborar com o processo de eliminação de carrapatos em bovinos. “E foi com essa inovação que conseguimos levar o nosso trabalho a outro continente”, comenta a estudante.

Segundo o professor Saulo Capim, a aluna apresentou o trabalho na 21ª edição do Exporecerca Jove, em Barcelona, e foi elogiada por outros pesquisadores. “A participação da Ana Luiza no evento foi maravilhosa e ela pôde representar a instituição com um excelente projeto”, avalia o professor e orientador do trabalho, Saulo Luís Capim.

A Exporecerca Jove acontece anualmente desde o ano de 2000 e conta com a participação de alunos do ensino médio de todo o mundo. A apresentação dos trabalhos consiste na exposição de stands personalizados, os quais recebem visitas de pesquisadores, cientistas e curiosos da cidade de Barcelona e outros países.

“Foi muito importante esse evento. Foi uma experiência única poder conviver com pessoas de diferentes países, trocar conhecimentos e ampliar minha visão sobre culturas. Isso me faz refletir e confirmar a importância da educação científica dentro das escolas”, concluiu a estudante Ana Luiza que ainda pretende investir em mais pesquisas na área.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição e participação