quinta-feira, 26 de março de 2020

VIDAS X ECONOMIA. NÃO VAMOS ENTRAR NESSE JOGO. A SOLUÇÃO ESTÁ ALÉM DESSE AXIOMA! DEVEMOS OUVIR ESTE VÍDEO E ACIMA DE TUDO ESCUTAR! ESCUTAR!




Este vídeo recebi em um grupo de WhatsApp. Vi nele uma reflexão que merece ser ouvida e ACIMA DE TUDO ESCUTADA! Peço licença ao autor professor Dorival Filho para compartilhar, uma reflexão que merece ser ouvida e escutada por todos, principalmente governo e empresários.

Uma análise de equilíbrio. Não podemos desvalorizar a vida. Mas, também quebrar a espinha dorsal da economia não é a solução. Equilíbrio é a palavra!

O compromisso do sr. Paulo Guedes com o mercado financeiro está impedindo que o Estado faça o papel para o qual foi criado: SERVIR A SOCIEDADE QUE O CRIOU E ALIMENTA.
A discussão rasteira VIDA X ECONOMIA não resolve o problema nem ao menos apresenta caminhos.

Estamos numa sociedade capitalista, onde o lucro é o objetivo e a riqueza o sonho dos indivíduos. Negar essa realidade é começar a discussão de forma tendenciosa e infrutífera. Sejamos honestos e éticos antes de tudo.

Estamos sim, numa fase do capitalismo em que, o capital gera riqueza sem o trabalho, fato. Talvez por isso 01, 02, 10, 100, 1000, 10.000, 100.000 ou 1.000.000 de mortos, de vidas ceifadas, não pese tanto nas decisões do capital. Ele se remunera na ciranda financeira e nos empréstimos(financiamento) do Estado.

Quem precisa da economia em pleno funcionamento é o Estado, para se financiar e remunerar o capital especulativo que o financia via déficits orçamentários. Afinal, o Estado não existe para ter lucros!

Quem precisa da economia em pleno funcionamento são os pobres financeiramente, que só têm o mercado local para se abastecer e fazer girar sua sobrevivência.

Quem precisa da economia em pleno são os funcionários públicos que sem arrecadação(impostos) não terão salários.

Sem a perspectiva de vender e lucrar, não haverá produção e precisamos da produção para sobreviver. Quem tem boi, feijão, alface, algodão, etc, no quintal para sobreviver sem a produção alheia?

Infelizmente ou felizmente, esse é o sistema em vigor no país. Saibamos nos conduzir e sobreviver nele.

Nenhuma economia vai sobreviver mais 30 dias de quarentena TOTAL! O capital precisa se remunerar para continuar a girar a roda da economia.

Se faz necessário domar a ânsia do capital especulativo para que o capital produtivo possa fazer seu papel de gerar riquezas que irão financiar a pesquisa da cura, as vacinas preventivas e o financiamento daqueles que precisarão de suporte financeiro para vencer a crise.

O sr. Paulo Guedes precisa compreender que a economia é uma ciência humana a serviço da humanidade. Não como quer ele na sua cruzada anti-social: a sociedade apenas como produtora e consumidora. Sem gerenciamento das finalidades e objetivos econômicos.

Quem irá socorrer os pequenos e médios comerciantes que de portas fechadas não giram a economia? Quem irá socorrer os profissionais liberais que sem circulação de dinheiro, não terão clientes? Quem irá socorrer os autônomos, que dependem da dinâmica macroeconômica para se remunerarem? Quem irá socorrer os trabalhadores informais que movimentam mais de 30% da economia nacional e nem lembrados são nesses momentos?

VIDAS SIM!
ECONOMIA SIM!

REAGE PAULO GUEDES!!! 


Um comentário:

  1. Tem Pilatos querendo lavar as mãos e sacrificar sangue inocente.

    ResponderExcluir

Obrigado pela contribuição e participação