Decreto 046 de 24 de abril de 2020.
Itajuípe a partir do dia 27 de abril, teve uma flexibilização das atividades comerciais, apesar do DECRETO Nº 043 de 20 de Abril de 2020, ter prorrogado o seu fechamento exceto para os serviços considerados e listados no Decreto como essenciais. Contudo, será feita uma experimentação de flexibilização até o dia 02 de maio de 2020.
Itajuípe conta atualmente com 12 casos testados positivos segundo boletins divulgados pela prefeitura municipal, já o BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO da SESAB, ainda está informando apenas 08 infectados. Veja aqui
Com mais de 30 dias fechado, o comércio de Itajuípe já dava sinais de esgotamento, portas fechadas e contas chegando não é uma matemática favorável. A prefeitura segurou o máximo que pode o comércio fechado, buscando evitar que Itajuípe se torna uma referência negativa de infectados e mortos. Também de forma geral o comércio segurou o que pode suas portas fechadas.
Esse sacrifício conseguiu segurar a COVID-19, que não se tornou uma estatística catastrófica. Segundo já publicado, Veja Aqui, a maioria dos casos dos infectados, foram de profissionais da saúde e que trabalham fora do município.
A barreira sanitária monitorou e foi vital para orientar as pessoas que chegavam a cidade ou passavam pelo município com destino às cidades vizinhas a exemplo de Coaraci, Almadina e Itapitanga. Todas as ações conjugadas deram a prefeitura e ao comércio uma certa segurança e expectativa para flexibilização de funcionamento do comércio.
E agora? Está em nossas mãos!!
O sul da Bahia está no "olho do furação" da pandemia mundial e epidemia nacional. A região apresenta um número elevado de casos notificados, confirmados e óbitos. Itabuna e Ilhéus lideram o ranking. São 178 casos em Ilhéus e 148 casos em Itabuna. Não podemos deixar de citar Uruçuca que corre a passos largos rumo ao podium com 21 casos confirmados.
No coeficiente de infectados por milhão de habitantes Ilhéus está em primeiro e Uruçuca em segundo lugar. Em número de casos Ilhéus é a segunda cidade e Itabuna a terceira. Ou seja, um descuido, um vacilo, um piscar de olho e Itajuípe entra nesse circuito sem sobra de dúvidas.
É preciso *RESPONSABILIDADE!*
Essa responsabilidade é em PRIMEIRO LUGAR DA SOCIEDADE EM GERAL! Sim, o comércio foi flexibilizado, mas se as regras de afastamento, uso de máscaras e outros elementos de segurança não forem respeitados pela sociedade, vai tudo para o LIXO!
Todo o sacrifício do comércio, esforço e investimentos da prefeitura, conjugados com o sacrifício do distanciamento social serão perdidos e com gravíssimas consequências se a população começar a acreditar que o pior já passou. NÃO! O PIOR ESTÁ POR VIR! Basta olhar para Ilhéus, Itabuna e Uruçuca. Não é hora de brincar.
Por não está havendo transporte coletivo intermunicipal entre Itabuna e demais municípios da região, o vírus não está se propagando em alta velocidade. O mesmo vale para Ilhéus! Essas cidades por serem pólos de atração, principalmente Itabuna pelo setor de serviços e Ilhéus pelo turismo, tendem a receber muitas pessoas de fora e também enviarem pessoas para cidades circunvizinhas.
Acabando o período de isolamento de Itabuna e Ilhéus dos transportes coletivos intermunicipais, termos uma realidade diferente e mais perigosa.
Não existe remédio para matar o vírus SARS CoV2, que causa a COVID-19, existe tratamento para os sintomas infecção e remédios para as doenças surgidas pelo comprometimento da saúde do hospedeiro. E assim como o HIV, ele não lhe mata, mas provoca outras doenças que podem evoluir para óbito. Isso implica dizer que só seu organismo pode te salvar. E a evolução do quadro clínico para uso de UTI, é um passo arrisco com a carência que já começa a ocorrer.
Está nas mãos da sociedade em geral a manutenção das atividades comerciais abertas. É preciso respeitar as orientações, é preciso evitar sair sem necessidade, é necessário preservar os idosos de exposição, é muito necessário NÃO LEVAR O VÍRUS PARA DENTRO DE SUA CASA!
Comunicado da Associação Comercial aos seus parceiros e associados:
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ITAJUÍPE -ACEI
O COMÉRCIO DE PRODUTOS NÃO ESSENCIAIS FOI AUTORIZADO
PELA PREFEITURA MUNICIPAL A FUNCIONAR DOS DIAS 27 DE ABRIL
A 02 DE MAIO.
ATENÇÃO O FUNCIONAMENTO SERÁ NO FORMATO DRIVE-THRU,
ISSO SIGNIFICA QUE O CLIENTE SERÁ ATENDIDO NA PORTA.
NÃO É
PERMITIDA A ENTRADA DO CLIENTE NO INTERIOR DA LOJA.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO SERÁ DAS 08:00h. às
14:00h.
NÃO PODEMOS ESQUECER OS EQUIPAMENTOS DE
PROTEÇÃO, COMO MÁSCARAS E LUVAS PARA OS ATENDENTES.
A RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO PARA AS PRÓXIMAS SEMANAS
DEPENDERÁ, DENTRE OUTRAS COISAS, DO CUMPRIMENTO DAS
REGRAS POR TODOS OS COMERCIANTES E CLIENTES.
NESTE MOMENTO A PROTEÇÃO É ESSENCIAL!
COMERCIANTE, CUMPRA AS REGRAS!
CLIENTE, SÓ VÁ ÀS LOJAS SE FOR ESTRITAMENTE NECESSÁRIO!
SE PRECISAR SAIR, NÃO ESQUEÇA A MÁSCARA DE PROTEÇÃO!
FICAR EM CASA AINDA É A MELHOR OPÇÃO!
Comerciantes se adaptando à nova realidade. Um esforço para salvar vidas, empregos e economia!
Muito bom esse boncensso do poder publico. Boa parceria do prefeito com comercio.
ResponderExcluirMuito bom esse boncensso do poder publico. Boa parceria do prefeito com comercio.
ResponderExcluirÉ necessário enxergar essa realidade que vivemos nos dias atuais e se adequar ao momento!
ResponderExcluir