terça-feira, 28 de abril de 2020

ITAJUÍPE - COMÉRCIO REABERTO COM RESTRIÇÕES. FLEXIBILIZADO, PORÉM COM RESPONSABILIDADE!



 USO DE MÁSCARA TEM USO COMPULSÓRIO EM ITAJUÍPE
Decreto 046 de 24 de abril de 2020.


Itajuípe a partir do dia 27 de abril, teve uma flexibilização das atividades comerciais, apesar do DECRETO Nº 043 de 20 de Abril de 2020, ter prorrogado o seu fechamento exceto para os serviços considerados e listados no Decreto como essenciais. Contudo, será feita uma experimentação de flexibilização até o dia 02 de maio de 2020. 

Itajuípe conta atualmente com 12 casos testados positivos segundo boletins divulgados pela prefeitura municipal, já o BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO da SESAB, ainda está informando apenas 08 infectados. Veja aqui

Com mais de 30 dias fechado, o comércio de Itajuípe já dava sinais de esgotamento, portas fechadas e contas chegando não é uma matemática favorável. A prefeitura segurou o máximo que pode o comércio fechado, buscando evitar que Itajuípe se torna uma referência negativa de infectados e mortos. Também de forma geral o comércio segurou o que pode suas portas fechadas. 

Esse sacrifício conseguiu segurar a COVID-19, que não se tornou uma estatística catastrófica. Segundo já publicado, Veja Aqui, a maioria dos casos dos infectados, foram de profissionais da saúde e que trabalham fora do município. 

A barreira sanitária monitorou e foi vital para orientar as pessoas que chegavam a cidade ou passavam pelo município com destino às cidades vizinhas a exemplo de Coaraci, Almadina e Itapitanga. Todas as ações conjugadas deram a prefeitura e ao comércio uma certa segurança e expectativa para flexibilização de funcionamento do comércio.

E agora? Está em nossas mãos!!

O sul da Bahia está no "olho do furação" da pandemia mundial e epidemia nacional. A região apresenta um número elevado de casos notificados, confirmados e óbitos. Itabuna e Ilhéus lideram o ranking. São 178 casos em Ilhéus e 148 casos em Itabuna. Não podemos deixar de citar Uruçuca que corre a passos largos rumo ao podium com 21 casos confirmados. 

No coeficiente de infectados por milhão de habitantes Ilhéus está em primeiro e Uruçuca em segundo lugar. Em número de casos Ilhéus é a segunda cidade e Itabuna a terceira. Ou seja, um descuido, um vacilo, um piscar de olho e Itajuípe entra nesse circuito sem sobra de dúvidas.

É preciso *RESPONSABILIDADE!*

Essa responsabilidade é em PRIMEIRO LUGAR DA SOCIEDADE EM GERAL! Sim, o comércio foi flexibilizado, mas se as regras de afastamento, uso de máscaras e outros elementos de segurança não forem respeitados pela sociedade, vai tudo para o LIXO

Todo o sacrifício do comércio, esforço e investimentos da prefeitura, conjugados com o sacrifício do distanciamento social serão perdidos e com gravíssimas consequências se a população começar a acreditar que o pior já passou. NÃO! O PIOR ESTÁ POR VIR! Basta olhar para Ilhéus, Itabuna e Uruçuca. Não é hora de brincar.

Por não está havendo transporte coletivo intermunicipal entre Itabuna e demais municípios da região, o vírus não está se propagando em alta velocidade. O mesmo vale para Ilhéus! Essas cidades por serem pólos de atração, principalmente Itabuna pelo setor de serviços e Ilhéus pelo turismo, tendem a receber muitas pessoas de fora e também enviarem pessoas para cidades circunvizinhas.

Acabando o período de isolamento de Itabuna e Ilhéus dos transportes coletivos intermunicipais, termos uma realidade diferente e mais perigosa.

Não existe remédio para matar o vírus SARS CoV2, que causa a COVID-19, existe tratamento para os sintomas infecção e remédios para as doenças surgidas pelo comprometimento da saúde do hospedeiro. E assim como o HIV, ele não lhe mata, mas provoca outras doenças que podem evoluir para óbito. Isso implica dizer que só seu organismo pode te salvar. E a evolução do quadro clínico para uso de UTI, é um passo arrisco com a carência que já começa a ocorrer.

Está nas mãos da sociedade em geral a manutenção das atividades comerciais abertas. É preciso respeitar as orientações, é preciso evitar sair sem necessidade, é necessário preservar os idosos de exposição, é muito necessário NÃO LEVAR O VÍRUS PARA DENTRO DE SUA CASA!

Comunicado da Associação Comercial aos seus parceiros e associados:


ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ITAJUÍPE -ACEI


O COMÉRCIO DE PRODUTOS NÃO ESSENCIAIS FOI AUTORIZADO PELA PREFEITURA MUNICIPAL A FUNCIONAR DOS DIAS 27 DE ABRIL A 02 DE MAIO. 

ATENÇÃO O FUNCIONAMENTO SERÁ NO FORMATO DRIVE-THRU, ISSO SIGNIFICA QUE O CLIENTE SERÁ ATENDIDO NA PORTA

NÃO É PERMITIDA A ENTRADA DO CLIENTE NO INTERIOR DA LOJA. 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO SERÁ DAS 08:00h. às 14:00h. 

NÃO PODEMOS ESQUECER OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO, COMO MÁSCARAS E LUVAS PARA OS ATENDENTES

A RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO PARA AS PRÓXIMAS SEMANAS DEPENDERÁ, DENTRE OUTRAS COISAS, DO CUMPRIMENTO DAS REGRAS POR TODOS OS COMERCIANTES E CLIENTES. 

NESTE MOMENTO A PROTEÇÃO É ESSENCIAL! 

COMERCIANTE, CUMPRA AS REGRAS! 

CLIENTE, SÓ VÁ ÀS LOJAS SE FOR ESTRITAMENTE NECESSÁRIO! 

SE PRECISAR SAIR, NÃO ESQUEÇA A MÁSCARA DE PROTEÇÃO

FICAR EM CASA AINDA É A MELHOR OPÇÃO!

Comerciantes se adaptando à nova realidade. Um esforço para salvar vidas, empregos e economia!




3 comentários:

  1. Muito bom esse boncensso do poder publico. Boa parceria do prefeito com comercio.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse boncensso do poder publico. Boa parceria do prefeito com comercio.

    ResponderExcluir
  3. É necessário enxergar essa realidade que vivemos nos dias atuais e se adequar ao momento!

    ResponderExcluir

Obrigado pela contribuição e participação