domingo, 12 de abril de 2020

VOCÊ SABE O PERIGO DE UM CRESCIMENTO EXPONENCIAL? EM QUAL PONTO POR MAIS QUE SE FAÇA A GUERRA JÁ ESTARÁ PERDIDA?

gráfico_guia-03





O grande segredo do crescimento exponencial é saber o momento limite de intervir ou a partir desse momento não tendo intervenção, não adianta fazer mais nada pois não haverá solução para o problema.

No crescimento exponencial, o acréscimo de 01 dia pode ser a diferença entre a vida e morte. 

Pelo exemplo acima, no vídeo, muito bem explicado. No vídeo ele tem a capacidade de retirar 50 Vitória Régia por dia. No crescimento exponencial o comportamento é este:

1º dia - 01 Vitória Régia
2º dia - 02 Vitórias Régias
3º dia - 04  "              "
4º dia - 08 "               "
5º dia - 16 "               "
6º dia - 32 "               "
7º dia - 64"            " AQUI É O DIA LIMITE PAR VOCÊ ATUAR, DEPOIS DESSE DIA VOCÊ PERDEU A BATALHA E SEU LAGO VAI ENCHER DE QUALQUER MANEIRA, VAI DEMORAR MAIS, PORÉM, IRÁ ENCHER INEXORÁVEL.
Se você tem 64 Vitórias Régias  e retira 50, ficam 14. No outro dia terá 28, como você pode retirar 50 por dia, retirar as 28 E ACABA O PROBLEMA. Mas se você não agir NESTE DIA, PERDEU A BATALHA!

8º dia - 128 Vitórias Régias --> AQUI VOCÊ PERDEU A BATALHA, 01 DIA APENAS, APENAS E TÃO SOMENTE 01 DIA E VOCÊ PERDE A BATALHA.
Com 128 Vitórias Régias, você retira 50, sobram 78. No outro já terão 156 Vitórias Régias. Você retirar 50 por dia e o lago sempre estará enchendo de Vitórias Régias.
9º dia - 78 Vitórias Régias. Retirando no dia 50. Porém...
10º dia 156 Vitórias régias. Já não vai mais conseguir limpar o lago.

A mesma preocupação se tem com um vírus, se você não parar o crescimento dele no momento limite, não adianta mais, a batalha foi perdida e a partir dali é questão de tempo a epidemia evoluir para pandemia e a pandemia se tornar em epidemias locais.

Saber o momento certo e limite de agir para que casos isolados não se tornem epidêmicos, não é matéria de achismos e voluntarismos, é ciência. Desdenhar do conhecimento científico é o primeiro caminho para as grandes tragédias.

LEMBREM-SE TODO FILME DE CATÁSTROFE COMEÇA COM OS POLÍTICOS DESACREDITANDO OS CIENTISTAS, JOGANDO A SOCIEDADE CONTRA A CIÊNCIA E JUSTIFICANDO TUDO PELA QUESTÃO ECONÔMICA.

No fim, a tragédia acontece, um monte de inocentes morrem, a economia vai para o ralo e a ciência tinha razão!
Exemplo de filmes: Tubarão, O dia depois de Amanhã, A onda, Terremoto(Norueguês), Pandora, etc... Qualquer filme de catástrofe sempre será assim.

Para Aristóteles(Grécia antiga) "A ARTE IMITA A VIDA". Já Oscar Wilde é enfático em afirmar que: "A VIDA IMITA A ARTE MAIS DO QUE A ARTE IMITA A VIDA". 

Assim sendo, devemos frear o crescimento epidêmico da COVID-19, antes que o número de doentes que recebam alta das UTIs seja menor que o número de pacientes que precisam de internamento em UTIs. Nesse momento, o crescimento exponencial só irá servir para lamentar o TEMPO PERDIDO.

Segundo alguns dados e projeções, nosso crescimento de infectados tem sido menor que as primeiras projeções, muitos atribuem isto ao fato das diversas campanha de distanciamento social e fechamento de comércio e outras ações. Fato é que, crescendo em ritmo menos acelerado, não exponencial, temos tempo útil para criar e aplicar ações médicas que diminuirão mais ainda o números de pessoas que poderão precisar de UTIs ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição e participação